ALGUNS ERROS COMUNS DE MAQUIAGEM

A gente gosta de ver as pessoas no melhor do potencial delas. Por isso muitas vezes ficamos tensas quando vemos alguém, celebridade ou anônimo, escorregando…

by 

A gente gosta de ver as pessoas no melhor do potencial delas. Por isso muitas vezes ficamos tensas quando vemos alguém, celebridade ou anônimo, escorregando no look ou na maquiagem. No caso da maquiagem, o pior é que muitos desses erros são hábitos comuns de nós brasileiras, ou quem sabe em mais lugares do mundo. Geralmente pecamos pelo exagero em alguns quesitos. Por isso, resolvemos listar alguns erros recorrentes que cometemos na hora do pincel.

O corretivo claro demais, ou o “efeito panda invertido”, é um problema comum na nossa maquiagem. Se a função dele corrigir, então não vai igualar se for de outra cor. Um fator agravante é que costumamos carregar no blush, o que realça a diferença de tons. Nem na propaganda do Touche éclat essa área destoa tanto… O ideal é usar um tom bem próximo da sua pele mesmo ao contrário do que fez Monique Alfradique.

Peaches Gedolf trocou o vidro da base com o de pancake. Fato é que a base não muda a cor da pele de ninguém. Então passar base mais clara ou mais escura só deixa a pessoa mascarada. Ainda evidencia que a base está ali, sendo que o propósito é deixá-la o mais imperceptível possível. Muitas meninas compram base na cor errada porque nos ensinaram a testar no antebraço, mas é pra testar no rosto mesmo!

Meu Deus! Essa foto da Catherine Zeta-Jones é a versão mais extrema do bronzer excessivo. Se for pra passar o pó brozeador no rosto todo a gente recomenda que antes de mais nada ele seja opaco. Mesmo assim é pra passar uma pincelada leve nas áreas mais salientes do rosto, onde o sol bateria normalmente e incluir pescoço e colo. O bronzer é só pra dar uma carinha mais verão. A versão com reflexos preferimos que fique restrita à têmporas e à parte externa das maçãs.

Essa foto da Christina Aguilera mostra a vários defeitos que uma maquiagem pode ter! Mas escolhemos pra ilustrar o exagero bizarro nas bochechas. “Blush” quer dizer ruborizar, então na hora de passar o produto, uma boa medida é ver até onde o seu rubor iria. A grande maioria de nós brasileiras é viciada em blush e geralmente carregamos demais. Deve ser por causa do clima e do litoral extenso, mas temos que moderar!

Maíra Cardi do BBB9 escorregou na sombra (e na ausência de sutiã com malha fina também, mas isso não vem ao caso). A sombra até à sobrancelha é um problema de proporções mundiais. Tem gente que dá aula ensinando a fazer isso. Pode ser a nossa opinião, a gente acha muito feio, sobretudo porque é muito artificial. O truque de colocar uma sombra clarinha rente à sobrancelha pra levantar continua valendo, mas ela não precisa se unir à pálpebra.

O iluminador/sombra prata também faz um sucesso danado. Está em 90% das apresentadoras de telejornal do Brasil (só não colocamos 100% por causa da margem de erro). A gente acha muito fake, é só ver o exemplo de Eva Longoria. Com certeza um tom champanhe ficaria muito melhor. Não deixem as vendedoras empurrarem pra vocês!

Sombra branca é uma implicância pessoal nossa. Segue a mesma linha do iluminador prateado e detestamos até o último fio de cabelo. Se você buscar uma sombra clara, procure tons como marfim ou champanhe que são mais naturais. Essa foto é do desfile de primavera 2010 da Donna Karan e pra nós esse produto só serve pra passarelas ou editoriais. Mas vejam que blush bonito…=)

Claro que tá tudo errado nesse make da Pamela Anderson. Mas queremos ilustrar como um lápis de boca pode ficar terrível. Algumas pessoas usam o lápis de boca pra expandir os lábios desenhando por fora dele ou então usam cores erradas pro tom do batom, nesse caso, ambos. Ele serve pra corrigir o contorno e fixar melhor a cor evitando que borre. Por isso, o lápis tem que ser da cor do batom ou da cor da sua boca. Felizmente não vemos tanta gente cometendo esse erro hoje em dia até porque, poucas pessoas realmente usam o lápis.

Com certeza existem muitos outros tropeços comuns, mas esses são os que nos vieram à cabeça primeiro. Driblando essa lista, certamente nós conseguimos fazer um make bem lindo que vai nos valorizar. Claro que não queremos inibir nenhuma ousadia! Mas temos que estar bem antes de mais nada! =) Se você tem dúvidas não só de maquiagem, como de estilo, a gente tem o formspring do blog onde respondemos às perguntas das leitoras! É só mandar que vamos tentar resolver sua questão!

Gostaram!?

Beijos,
Mandy e Gabi

20 comments

  1. nossa, concordo com tudo ahha me dá aflição ver maquiagem assim!
    e por pior que seja é mtoooooooo comum! essa sombra prata então ARGHHHHHH

  2. Concordo, meninas: a cada make desses um susto!
    Mas, quanto à Pamela Anderson, o problema não está somente no make, é o conjunto da obra! rsrsrs

    Bj


    gegeral.blogspot.com

  3. Ai, quanta coisa grotesca, help me!!!! Ahuahauha
    Querida Aguilera é minha musa, mas no make ela tem exagerado sempre!!!! Alguém ensina pra ela pleaseeee??? Ela é tão linda, não precisa disso tudo né???
    Bjos

  4. Genteee,
    para tudo!

    Sempre falei desse efeito panda ao contrário! Tem até um vídeo sobre isso lá no blog, ensinando um truquezinho pra pra esconder! Inclusive falei da Monique Alfradique que TÁ SEMPRE assim!ahahah
    Coincidência mesmo!Adorei!

    beiijo meninas

    1. ehhh…ela ta sempreee assim!!! nao conseguimos entender…hahahah e as brasileiras têm esse “vício”, né???

  5. E o pior na ultima foto essa pessoa nem precisava tt querer aumentar a boca…que situação…rs…

  6. Olá, meninas.

    Séculos que não escrevo aqui. Amei esses comentários, mas, de todos, só não concordo com a sombra prata. É claro que há pessoas que exageram, porém, não acho feio. Há uma justa medida. Creio que assim como a sombra branca, é mais uma questão pessoal e não um erro grosseiro como os demais.

    beijo,beijo.

    1. oi camila!! é claro que isso não é uma regra, hehehe..tem um pouco do nosso gosto pessoal também..mas é um tipo de sombra que é muito difícil de usar e que não valoriza todo mundo,,mas se usado da maneira correta pode ficar bem bonito! :) bjssss

  7. Acho que a “pior” de todas (na verdade, realmente todos os erros são terríveis) é a da Pamela Anderson.
    Não digo só (também!) pelo lápis de boca, mas pelo excesso de lápis de olho.
    O preto ressalta as marcas de expressão (pra não dizer rugas!) do rosto dela… péssimo.
    A única que não concordei foi a make da Eva Longoria. Eu, particularmente, gostei da make dela.
    Beijocas meninas!

    1. a make é bonita, o problema é balencear e não carregar muuuito no iluminador! se tivesse um poquinho menos estaria mais bonita! nao acha?? bjsss

  8. Nuóssa quanto susto!

    A zeta jones parece que pintou a cara toda de bronzer e depois lembrou qu tinha q escovar os dentes. Reparou que o queixo tá branco e os lábios tem um restinho de base? rsss

    Longe de mim defender a pamela anderson (ainda mais nessa foto) mas o meu medo com o lábis de boca é passar certinho combinandinho com o batom, depois beber alguma coisa e deixar o batom no copo e o lápis na boca. #eutenhomedo

    1. hauhauhauhauhauhahauha nao tinha visto, mas realmente, parece que ela fez isso mesmo!!! hahaha bjssss

  9. Ah, eu achei bonita a maquiagem da Maíra (BBB)… Pronto, falei. :P

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!