#STARVINGRIOTIPS :: MEUS 7 PRATOS FAVORITOS NO RIO

Eu burra, fui escrever esse post antes de almoçar, agora estou morrendo de fome… rs.

by 

Cara, em bom carioquês, que post difícil! É bem capaz de eu lembrar de mais um ou mudar de ideia assim que eu clicar em “publicar”, mas vou ter que arriscar assim mesmo numa lista com meus pratos favoritos do Rio de Janeiro. Como boa fã de comida (e fã de boa comida também), esta lista é muito volátil, mas me ative a pratos que estão no topo da minha preferência há bastante tempo, assim reduzo o risco de arrependimento, rs. Vamos lá, em ordem aleatória:

foto 1 (2)

1. Filé de linguado com crosta crocante de quinoa, banana caramelizada e purê de baroa do CT Brasserie :: Talvez o meu prato favorito de todos! Quem curte doce com salgado vai morrer com esse! Tem crocância, tem maciez, tem doce, tem salgado… Uma iguaria completa! Além de uma boa pitada de manteiga, que não está na descrição, mas que eu sei que tem, rs. Mas é um atributo e não um demérito (tenho preconceito com manteiga).

foto 2 (2)

2. Risotto de limão siciliano do Meza Bar ::  É tipo um mini prato, então já aconteceu de eu pedir dois de tão bom que é (que falta de vergonha!). Esse é sem igual… Já tenho um fraco por risotto de limão, mas esse supera os demais. O segredo está no queijo! Rola uma mistura maravilhosa de queijos, com mascarpone e parmesão e talvez algum queijo curado… Não tenho certeza. Só sei que é maravilhoso! Um aviso quanto ao Meza: chegue cedo!

foto 3 (24)

3. Prato Infantil do Gula Gula :: Nem tudo nessa vida é sofisticação minha gente! Minha comida favorita, sem hesitação, é arroz com feijão. Simples assim. Depois que saí da casa da mamãe então, dou o mundo por um prato de arroz com feijão! Por isso, quando vou no Gula Gula, restaurante ícone da cidade, eu sempre peço o prato infantil. Eu não preciso de muita comida para ficar feliz, mas até que ele é bem servido. Existe em várias versões. A que eu peço é arroz, feijão, purê e peixe grelhado. Maravilha!

foto 3 (27)

4. Cavaquinha com purê de aipim, alho poró crocante e molho adocicado de amêndoas e avelãs do Bazzar :: Já deu pra notar que eu curto doce com salgado, né? Mas esse até que é bem suave! Amo frutos do mar, principalmente lagosta ou seus parentes próximos e essa cavaquinha do Bazzar é um pecado! O purê vem numa consistência perfeita e o crocante de alho poró equilibra as texturas. Sou louca nesse prato!

foto 4 (19)

5. Pão de queijo do Irajá :: Estou roubando aqui porque na verdade isto é uma entrada, rs. Mas eu gosto tanto, que abriria mão do prato para comer vários deste! Eu e meu namorado sempre pedimos mais de um. O Irajá é o meu restaurante favorito no Rio (que também tem a melhor sobremesa, mas isso vai entrar num outro post) e os pratos costumam mudar um bocado, mas o pão de queijo é uma constante. Na verdade é uma bolinha de tapioca com queijo, frita, acompanhada de uma geléia de damasco. A descrição não faz jus. Isso é divino!

foto 1 (1)

6. Royal Pad thai do Sawasdee :: Na verdade eu só amo muito Pad Thais e o do Sawasdee apenas é o que eu mais gosto na cidade. Adoro a mistura do talharim de arroz com o camarão, o amendoim e o limão (que vem à parte, mas que eu uso até o fim). Comida tailandesa é especial, né? Na Inglaterra comia sempre!

foto 2 (1)

7. Bobó de camarão na moranga com farofa de dendê no Do Horto :: O antigo Da Graça, agora chamado Do Horto, tem um belíssimo bobó de camarão na moranga, que no fim é só decorativa, mas que enche os olhos, rs. Não vou te dizer que a receita do bobó em si é muito melhor do que a da minha sogra por exemplo, mas a farofa de dendê é especial. Simples, mas muito gostosa! E a mistura é uma delícia. Sem contar que o restaurante ganha pontos pelo ambiente colado no Jardim Botânico e com vista para o Cristo. Aqui também tem uma sobremesa muito boa que vai entrar no outro post, rs. PS: Este prato serve 2,5 pessoas.

Vocês devem ter notado que todos os eleitos são de peixe ou fruto do mar ou queijo… É porque eu não como carne vermelha, rs. Com certeza a cidade reserva boas opções neste departamento, mas é que eu parei há tanto tempo que já nem lembro mais! De qualquer forma, tem sempre espaço aqui para vocês darem a contribuição de vocês, seja com carne ou não, aí nos comentários! :) Adoro descobrir novidades culinárias!

Gostaram!?

Beijos,
Gabi

4 comments

  1. As dicas de comida daqui são só AS MELHORES, sempre fico com água na boca =)

    1. Eu sou muito gorda! rs… Comer é meu lema! rs
      Beijos,
      Gabi

  2. Temos três em comum na lista de favoritos: linguado do CT, pão de queijo do Irajá e risoto do Meza. Também não como carne então rolou uma super identificação. <3

    1. Maravilha! O que mais tem na sua lista?
      Quero conhecer, rs.
      Beijos,
      Gabi

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!