#StarvingPorAí no Peru :: Astrid & Gastón, uma experiência gastronômica em Lima

Uma das melhores coisas de conhecer um lugar novo é provar a comida local. Antes de viajar eu sempre pesquiso quais são os restaurantes legais…

by 

Uma das melhores coisas de conhecer um lugar novo é provar a comida local. Antes de viajar eu sempre pesquiso quais são os restaurantes legais e os pratos típicos. A culinária do Peru é uma das mais famosas do mundo e, realmente, comi maravilhosamente bem por lá! Logo quando comecei a pesquisar dicas de Lima, todo mundo me indicou os restaurantes do Gastón Acurio, referência e embaixador da gastronomia peruana. Ele tem tantos endereços por lá: Tanta, Papacho’s, La Mar (falei desses três aqui), Chicha (em Cusco), e vários outros.

Uma das experiências mais legais em Lima foi poder conhecer o Astrid&Gastón, restaurante dele com a esposa, Astrid Gutsche, que já foi eleito o melhor restaurante da América Latina e um dos melhores do mundo!

O restaurante fica dentro de um casarão antigo chamado Casa Moreyra, que fica no bairro San Isidro. Ele conta com 5 ambientes com decorações completamente diferentes e 5 cozinhas, cada uma dedicada à uma especialidade: sobremesas, massas, pratos quentes, etc. Além disso, eles fazem uso de uma horta própria de onde tiram muitos dos ingredientes de seus pratos.

  

O menu conta com opção de degustação e à la carte, oferecendo pratos típicos da culinária peruana com um toque contemporâneo. O cardápio muda de acordo com a estação, então são servidos 4 menus por ano, usando apenas ingredientes orgânicos da época.

Como eu e minha mãe fomos à convite do restaurante, nos serviram a opção do menu degustação, com couvert, 7 pratos e sobremesa. Ou seja, comemos muito bem! rs…

Além de ingredientes inusitados combinados com os típicos da culinária local, a apresentação dos pratos é um show à parte. A combinação dos sabores é super diferente de qualquer coisa que eu já comi. Alguns pratos podem ser meio ousados, como a carne de Cuy (vulgo porquinho da índia, que é muito comum por lá), mas resolvi entrar no clima e provar tudo – e olha, tava bom, viu, rs… #SorryPorquinho

Bom, é claro que registrei todos os pratos. Quem acompanhou o Stories no dia, viu a orgia gastronômica que foi, rs…

Já começando por esse couvert que possui um dos melhores pães que já comi na vida – esse roxo feito com beterraba. Sério,… Todos vieram quentinhos e com acompanhamento dessas pastinhas de tomate seco, abacate e sour cream.

Concha de Pisco: Vieira com raspas de pisco congelado. Embaixo da vieira, um creme de pistache, cilantro e baunilha.

Cebiche de Corvina: Ceviche tradicional peruano.

El Huevo con Langosta: Um ovo poche com tempurá e lagosta – um dos meus preferidos! :9

Cuy Pekinés: Esse é o que tem carne de porquinho da índia, rs… A ideia é enrolar nessa ‘bolacha’ molinha feita, parece um mini taco. Parece estranho, mas estava bem bom.

Gyozas de CauCau de Mariscos: Gyosas de frutos do mar com “CauCau”, que é um guisado peruano tradicional que geralmente tem tripas de carne – bem bom!

Mero Murique con texturas de Choclos: Não me lembro exatamente o que tinha nesse prato além desse peixe branco delicioso, rs…

Lechón con Carapulcra: Lombo de porco com pele crocante em um molho Carapulcra.

As sobremesas variam de acordo com o dia e essa tinha lascas sorvete de doce de leite com suspiros – maravilhoso!

Depois da sobremesa, ainda veio café com essa caixa recheada de mini doces maravilhosos. O garçom disse para escolhermos 6 cada uma! Não vou conseguir lembrar quais que escolhi, mas estavam todos muito bons.

O ideal é reservar um bom tempo para o almoço ou jantar. Ficamos quase 3 horas lá e nem sentimos o tempo passar. Sentamos na área do pátio, num ambiente super agradável, bebendo os vinhos que harmonizavam com os pratos, apreciando o momento, rs…  Além disso, vale fazer a reserva com antecedência, principalmente se optar pelo menu degustação.

O valor do menu degustação é de 294 soles por pessoa (cerca de R$290) e, para o almoço, vai até às 14h30. É caro, óbvio, mas por se tratar de uns dos melhores restaurantes do mundo, é uma experiência bem interessante.

Certamente foi uma das experiências mais legais em Lima! Dá para entender o sucesso do Gastón Acurio, que possui filiais em Bogotá, Santiago do Chile, Cidade do México, Madri, Miami, São Francisco, Nova York, além de outras filiais como o o La Mar, que fica em São Paulo. Ao todo, são mais de 35 restaurantes no mundo. ?

​Astrid & Gastón
Av. Paz Soldan 290, San Isidro

Com este post encerro as dicas de Lima e os próximos que entrarão no ar serão de Cusco e Machu Picchu! ;)

Beijos,
Mandy

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!