jul 24, 2017 | Por Mandy em Compras, Por Aí

#StarvingPorAí no Peru :: Os melhores lugares para comprar artesanato em Cusco

Não tem como andar por Cusco e não ficar encantada pelo artesanato local. Encantada e, ao mesmo tempo, confusa. A oferta é muito grande e são diversas lojinhas, feiras, vendedores nas ruas,… É muito fácil ficar meio perdida e na dúvida do que comprar. Depois das minhas andanças de 5 dias pela cidade, selecionei os lugares onde encontrei as peças mais diferentes. Por ser um artesanato bem típico, facilmente a gente encontra as mesmas peças em vários lugares, então a dica é controlar o impulso, olhar tudo antes e depois comprar.

LOJAS DA VILA
Essa vila tem umas lojas bem legais. Dá para encontrar objetos para casa, tecidos, bolsas, acessórios de prata,… Tem de tudo um pouco. A vila é pequena, mas uma graça! E ainda fica no caminho de um restaurante bom chamado Pachapapa. Não consegui achar o endereço, mas fica na Cuesta de San Blas quase na esquina da Carmen Bajo.

LOJA DAS BOLSAS
Essa foi a loja com as bolsas mais bonitas que vi por lá. Além dessas coloridas de corda, tem também várias de couro igualmente lindas. Acabei comprando uma mochila (55 soles) e uma de couro (95 soles). São várias variações de tamanho e tonalidades.

Calle Marquéz, 268

MERCADO PISAC
É um dos mercados mais conhecidos de Cusco. Fica um pouco distante, mas é super tranquilo de ir de Uber – agora eles têm Uber por lá! Eu cheguei meio no final, perto das 17h, mas mesmo assim deu para dar uma volta no mercado e comprar algumas coisas, como aquele chapéu preto que eu usei em várias fotos da viagem, rs… Lembrando que é sempre bom pechinchar. A prática é SUPER comum. Por exemplo, o tal chapéu era 80 soles e eu paguei 50! ;)

MERCADO SAN PEDRO
É bem diferente do mercado de Pisac. Em um local fechado, tem barracas de artesanato misturadas com as de comida. Tem MUITA coisa e é fácil se perder no meio de tanta opção. Foi lá que comprei uns tecidos estampados para fazer almofadas. Acabei achando que valia bem mais a pena do que comprar elas prontas. Tem muita opção gastronômica também, mas acabei tomando apenas um suco (de lúcuma – estava maravilhoso!). Confesso que fiquei um pouco enjoada com as barracas de açougue com tanta carniça exposta. O cheiro incomoda um pouco e acabei optando por almoçar em algum lugar fora dali.

GALERIA
Já tinha passado nessa ‘galeria’ algumas vezes, mas só entrei no último dia. Não é muito grande, mas tem umas peças bem diferentes. Acabei comprando uma vela toda decorada e uma pulseira. Passei todos os dias procurando algum acessório local, mas que não tivesse uma cara super ‘típica’. Esse artesão faz os acessórios mais bonitos que vi na cidade, misturando diversas pedras com as mais diferentes cores de linha. A minha tem a pedra da ‘pacha mama’, ou seja, a mãe terra (pena que não tirei foto dela). Adorei as combinações que ele faz de tons terrosos com neon. Ele fica bem na entrada da galeria do lado esquerdo e a galeria fica ao lado da Iglesia de la Compania de Jesus, na Plaza de Armas.

CENTRO TÊXTIL
Essa foi uma das visitas mais interessantes no centro de Cusco! Lá pudemos ver como as artesãs fazem esses tecidos maravilhosos. Todo o processo, desde a tosa da lhama, passando pela produção do fio, coloração e tecelagem é incrível! Tudo é tingido com produtos naturais e algumas peças demoram até 6 dias para serem produzidas. O centro fica em uma vila super simpática que conta com um mini mercadinho com peças que essas famílias fazem. Difícil não sair de lá com alguma coisa depois que a gente vê como é feito! <3

Av El Sol 603

• • •

Sei que estou mega em falta com os posts de Cusco! Ainda tem mais 2 para entrar (sobre os passeios da Rainbow Mountains, Vale Sagrado e Machu Picchu!) e espero conseguir subir em breve! Quem quiser ir acompanhando a minha viagem atual pela Colômbia, estou postando tudo no Instagram – e claro que terão posts aqui também! :)

Beijos,
Mandy

Você também pode gostar
Comentários
  1. Tallita • jul 26, 2017 - 09:27

    Quantas cores lindas! Amei as fotos :)
    beijos

    • Mandy • ago 09, 2017 - 01:46

      Oba, obrigada! As cores ajudam muito na hora da foto, rs…
      Beijos!

Voltar para o topo!