NY :: 5 HÁBITOS NOVA-IORQUINOS!

Acho que nunca fiz um post sobre comportamento e diferenças culturais entre NY e Brasil. Ta aí um assunto que rende bastante e que, de…

by 

banner_ny

Acho que nunca fiz um post sobre comportamento e diferenças culturais entre NY e Brasil. Ta aí um assunto que rende bastante e que, de quebra, ainda são dicas para se virar melhor na cidade. Separei 5 hábitos que são super nova-iorquinos.

ny-nova-york-costume-habito-morar-fora-social-festa-jantar-casa

1) Você está em um jantar (ou festa ou qualquer outro evento social) super legal, se divertindo bastante e de repente alguém solta: “Vamos combinar de sair de novo? Brunch no domingo que vem? Jantar na outra sexta?…”. Se você respondeu que sim, pode ter certeza de que a pessoa vai te ligar ou mandar uma mensagem para combinar o horário e local. O papo carioca de “vamos marcar um chopp (só que nunca)” pega super mal por lá. Só responda que sim se você realmente puder/quiser sair.

ny-nova-york-costume-habito-morar-fora-social-festa-jantar-casa

2) Não sei muito como funciona no resto do Brasil, mas aqui no Rio se um evento está marcado para começar às 18h as pessoas só chegam às 20h, rs. Se for churrasco ou festa então, você já tem que marcar o horário pensando no atraso dos convidados. Em NY as pessoas são super pontuais e um simples 15 minutos de atraso é mal visto. E isso vale para todas as ocasiões, até nas minhas aulas da pós, por exemplo. Se eu chegasse 5 minutos atrasada poderia até perder a chamada. Às vezes acabava chegando atrasada em alguns eventos, mas esse costume melhorou muito a minha pontualidade, principalmente quando estou no Rio. Sou quase sempre a primeira a chegar, rs.

ny-nova-york-costume-habito-morar-fora-social-festa-jantar-casa

3) Em muitas casas vão te pedir para tirar o sapato quando você chegar. Isso é super comum por lá, já que as ruas são muito sujas e são poucas as pessoas que têm serviço de limpeza. Todo mundo se vira sozinho mesmo. Tem que desapegar do look e imaginar como ele vai ficar sem sapato, então preste atenção se a meia não está furada! rs… Isso também vale para o esmalte descascado do pé (quem nunca?).

ny-nova-york-costume-habito-morar-fora-social-festa-jantar-casa

4) Se você tem viagem marcada, abra uma conta no Open Table. É super comum fazer reserva para todos os almoços e jantares. Muita gente acaba só fazendo reserva com antecedência de algum restaurante que quer muito conhecer, mas a verdade é que quase sempre você só vai conseguir mesa sem esperar se fizer uma reserva. Eu uso muito o aplicativo do Open Table no celular e faço reserva para todos os lugares que vou (e todo mundo na cidade também). Não tem erro. Se por acaso o site ou app mostrar que não tem mais mesas disponíveis, dá uma ligada para o restaurante e tente reservar com a atendente. Muitas vezes rola! ;)

ny-nova-york-costume-habito-morar-fora-social-festa-jantar-casa

5) Gorjeta. Esse é um tópico meio polêmico e muitos amigos que já me visitaram não entendem muito bem como funciona ou acham que 15% é muito. Esse valor seria o mínimo, uma gorjeta razoável para os padrões de NY e quer dizer que você não ficou muito satisfeito com o serviço. Acontece que, diferente daqui, os garçons e garçonetes de NY ganham um salário muito, muito baixo (quase simbólico) e por isso que as gorjetas são tão importantes para complementar a renda. Como eles falam na cidade, o ideal é double the tax, ou seja, dobrar o valor da taxa. Como a taxa de NY é de 8.875%, a gorjeta sai a quase 18%, que é um valor ok. Se você gostar muito do serviço e for uma pessoa generosa, pode dar 20%, rs. Se estiver em um grupo de 6 ou mais pessoas, provavelmente a tip virá inclusa na conta (18% ou 20%, depende do lugar).

Quando você paga a conta (tanto em dinheiro, quanto no cartão), primeiro paga a quantia total com a taxa e só depois deixa a gorjeta. No cartão, você deve escrever o valor da tip no recibo (tem um local específico) e assinar. De alguma forma mágica eles conseguem creditar isso sem ter que passar o cartão novamente, mas podem ficar tranquilos que isso é super normal e sempre dá certo. ;)

Tem muitos outros tópicos legais envolvendo as diferenças entre NY e o Brasil (metrô, andar na rua, comportamento, etc.). Se vocês acharem interessante, posso pensar em outros! :)

Gostaram?

Beijos,
Mandy

16 comentários

  1. AMEI AMEI AMEI MANDY!
    Sou apaixonadaaaaaa por NYC, e amei esse tipo de post, pode fazer muitos outros HAHAH!
    Isso de tirar o sapato me lembrou um episódio de Sex and the City que a Carrie teve que tirar os sapatos e quando ia saindo da festinha acabou perdendo seus Manolos kkkkkkkkk.
    Essa dica de aplicativo é muito boa tbm, serve só pra NY?

    Beijosssss Mandy
    http://sonhandoacordada.com

    1. Nossa, ctz!!! rs… Que bom que curtiu, Brenda!! :D
      O open table serve para várias cidades dos EUA! ;)
      Beijos!!
      Mandy

  2. No Canadá é bem desse jeito. No começo estranhei super foi tirar os calçados quando chegava em casa e quantas vezes me peguei subindo as escadas pro meu quarto calçada e ver alguém da minha homestay chegando e eu acelerando para que não me visse calçada hahahahaha. Sobre as gorjetas, quando passávamos no cartão primeiro vinha o valor da conta com as taxas e depois vinha descrito para colocar a gorjeta, confirmava os valores e era só assinar, super de boa!!! Adorei o tópico!!!

  3. legal isso da tip no cartão, eu não sabia q é assim, eu passei umas vezes no cartão e deixei dinheiro vivo na mesa dentro da carteirinha, fiquei pensando q vai q a tip no cartão não vai pro garçon, se coloco na mesa ele vai e pega

  4. Adorei o post! Acho super interessante saber mais como funciona a cidade, ir além das dicas de compras e restaurantes =)

  5. Mandy,
    amei o posto! Faz mais siiim!
    E quando fui pra NY achei esse negócio da tip meio estranho no começo. Depois já passei a considerar o valor quando estava vendo o cardápio, antes de pedir.

  6. Pergunta: Vc voltou pro Rio de vez?? Ou só está de férias??
    Adorei o post… Saudades de NY!!

    1. Oi Ana!
      Tudo bom?
      Estou passando uma temporada maior desta vez! Devo ficar aqui até Setembro! :)
      Beijos!!
      Mandy

  7. Conhece o Amigo Gringo? Ele dá esse tipo de dicas de um jeito super engraçado, através de vídeos no Youtube. Eu adoro assistir, mesmo estando sem viagem marcada e sempre recomendo o canal aos amigos que vão viajar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.