por starving.com.br (@amandabritto)
a técnica de ponto russo que está bombando nas redes sociais
a base do ´punch needle´ é o tecido. existem algumas opções viáveis aqui no brasil, como o etamine, que é meu preferido, mas também é possível usar linho, juta, feltro, cânhamo grosso e até toalhas e panos de prato. fique atenta à trama do tecido e à espessura da agulha (mais detalhes na tela sobre agulhas).
o etamine tem uma espécie de goma e se você não removê-la antes de bordar vai ser bem difícil da agulha deslizar com facilidade pela trama. mas isso é fácil de resolver! basta deixar o etamine de molho no amaciante por cerca de 8h, depois lavar normalmente e esperar secar.
a minha primeira tentativa foi bem frustrante porque ainda não sabia que precisava deixar o etamine de molho e usei um bastidor de bambu que não era forte o suficiente. resultado: o tecido ficou frouxo, a agulha não passava pela trama com facilidade e deu tudo errado! rs...
foi BEM melhor. o bastidor de plástico que já tinha em casa era bem mais firme que o de bambu e segurou o tecido - que tem que estar bem esticado! uma outra opção, principalmente se você fizer peças grandes, são os chassis de madeira.
quando comecei a fazer cachepots e almofadas, usei o chassi de madeira (o mesmo usado para telas de pintura) e prendi o tecido com grampeador de tapeçaria - lembrando que o tecido tem que estar sempre bem esticado.
existem algumas opções de agulhas para ponto russo. aqui no brasil é mais fácil encontrar pelo nome de "agulha mágica", que geralmente são finas e de altura regulável. comecei usando a agulha argentina de ponto médio e me adaptei bem. agulhas de diferentes diâmetros darão diferentes texturas ao bordado pois cada uma irá se adequar à determinadas espessuras de fios.
uma boa dica na hora de fazer os desenhos e marcações no tecido antes de começar a bordar, é usar as chamadas "canetas mágicas", que se apagam com calor (do secador de cabelo) ou água.
a gente nunca esquece, rs... este foi meu primeiro projeto grande (que fiz no chassi). usei fios de lã com texturas e expessuras um pouco diferentes entre si para dar um efeito mais bacana. repare que alternei os lados em que fiz os pontos para fazer o efeito de ponto alto e ponto baixo.
me siga no insta para inspirações: @amandabritto
e no pinterest para ideias variadas /starving