Sei que muita gente odeia Kanye West e vou vestir meu colete à prova de pedras para o que direi a seguir: eu sou aquele caso raro que acha que ele é tão bom quanto ele pensa que é… Adoro as músicas, mesmo sabendo que a personalidade deixa a desejar (e alguns valores também… Espero que Beyoncé converse com ele sobre o feminismo). Mas quem nunca amou um maluco com mania de grandeza, que atire a primeira pedra. No fundo, ele é um personagem incompreendido, casca grossa e com recheio macio (pelo menos pelo que diz em algumas das minhas músicas favoritas) .
Mas esse post não é sobre Kanye, é sobre sua jaqueta. Kanye conseguiu alavancar sozinho a última febre fashionista na terra do Tio Sam: as MA-1 flight jackets. A coisa chegou a tal ponto que suas jaquetas de Life of Pablo (até hoje não entendo quem é esse Pablo… Escobar? Picasso?) estão sendo revendidas no mercado negro, mais conhecido como Ebay.
As tais jaquetas bomber são de uma marca fundada em 1959, de aparato de aviação mesmo, a Alpha Industries, que ganhou hype imediato graças ao Kanye. De certa forma, acho bacana ser algo de fato autêntico e de produção familiar, já que a empresa foi fundada pelo avô do atual CEO. Mas como a coisa chegou no ponto de saturação fashion?
Há algum tempo, o próprio Kanye começou a usar essa mesma jaqueta, o que já chamou atenção para a dita cuja. Não satisfeito, distribuiu versões customizadas para todo o staff de seus shows e entourage. Para terminar, criou uma série de produtos personalizados como merchandising de sua turnê. Abriu até um quiosque em NY para revender a mercadoria – que teve gente fazendo fila e estocando. Acreditem.
Também, não é à toa. Dentre os adeptos de sua jaqueta estão toda a família Kardashian e ainda algumas das maiores fashionistas da atualidade. Reza a lenda que hoje que se você andar em Nova York, metade das pessoas vai ter uma MA-1 flight jacket, rs. Pessoalmente, acho um charme e tem até uma coisa meio Louboutin, com seu forro laranja. Gosto também da coisa lúdica que rola na etiquetona “remove before flight” (remova antes de voar). Acho um produto legal em vários sentidos.
Dito isso, não visto essa modelagem sem antes perder 20 quilos. Acho que é mais ou menos essa a equivalência de volume na silhueta, rs. Quem se interessou pode adquirir pela Asos… Mas não é lá muito barato. Isso a lisa… A do tal Pablo agora é item de colecionador.
O que acham?
Beijos,
Gabi