Quem nos segue no Instagram sabe que um dos lugares que eu mais frequento aqui no Rio é a pizzaria Bráz. Meus amigos chegam a me sacanear tamanha a frequência, rs. Mas além de ter uma das melhores pizzas da cidade (a melhor segundo a Veja Rio), fica pertinho da minha casa, e eu posso ir a pé (não tem preço!).
As pizzas são feitas no forno a lenha, em altíssima temperatura, o que a deixa no equilíbrio perfeito entre crocância e maciez. Boa parte dos ingredientes é importada da Itália, o que deixa um sabor diferente mesmo. Para quem acha que isso é frescura, recomendo provar um tomate italiano e comparar. Eu sou apaixonada!
No entanto, pra mim o sucesso do Bráz está na massa. A farinha é trazida de Nápoles, lugar célebre por sua comida e pela melhor pizza do mundo. Lembram de “Comer, Rezar, Amar”? Pois bem, a farinha vem deste mesmo lugar, de uma casa chamada Molino Caputo que existe desde 1924, com uma receita que tem mais amido, deixando a massa mais maleável. A diferença na consistência é perceptível. Duvido você deixar a casquinha no prato! Recomendo comer com o azeite… ;)
O ambiente é ótimo, claro, com pé direito alto e sem frescuras. Sempre comemoramos aniversários e afins por lá, porque além de ter espaço para mesas grandes, dividindo pizzas o preço é bem convidativo. Uma pizza custa até uns R$70,00, mas 3 pessoas (na média) comem fácil. Nunca paguei mais de 60,00 reais na minha conta. Esta semana estive lá e paguei R$45,00, por exemplo. Só fica mais caro se você pedir vinho. Eu recomendo o suco de tangerina, quando estiver na época. É divino! Além disso, o atendimento é excelente, o que nem sempre é o caso aqui no Rio, infelizmente.
Estes são meus dois sabores favoritos: a Bráz, com abobrinha e parmesão, e a Paulistana, de queijo defumado, tomates e azeitona preta. Não se deixem enganar, a de abobrinha é maravilhosa! Não é à toa que leva o nome da casa. Só prestem atenção porque a de Calabresa não leva queijo. Se você faz questão dele, você tem que pedir a Castelões.
A Bráz é natural de São Paulo, mas já é uma instituição por aqui também. Tem filial no Jardim Botânico e na Barra. Ai que fome!
Beijos,
Gabi