Eu escrevo com a esperança de que um dia isso não seja notícia… Mas enquanto isso não acontece, acredito que é um motivo para celebrar: neste fim de semana foi eleita a nova Miss São Paulo. Uma menina negra e de cabelo afro, chamada Sabrina de Paiva. E olha que linda!
Eu sei que concursos de beleza são um tanto ultrapassados, mas é um guilty pleasure para mim, rs. Não assisto quase nunca mas quando vejo, adoro. Culpa da Sandra Bullock talvez? Ainda assim, sempre senti falta de diversidade nesses eventos. Aliás, acho que a padronização piorou bastante nos últimos anos… Lembram deste post?
Pensem nas últimas misses que vimos por aí, representando o Brasil. Quantas delas eram negras? Quantas delas não tinham cabelo liso? Eu te digo: a única Miss Brasil negra foi em 1986, quando eu nasci. No nosso país, tão miscigenado, nos ensinaram que a beleza só existe em um formato. Felizmente, nos últimos anos pudemos observar uma mudança de paradigma. O empoderamento feminino, em especial o da mulher negra, estaria começando atingir concursos de beleza?
Claro que não foi fácil para a candidata chegar lá. A gente sabe que, habitualmente, tudo pode ser bem mais difícil para a mulher negra, mesmo nunca tendo sentido isso na pele. Fiquei feliz com a vitória e espero que outros estados abram espaço para a diversidade. Aqui tem uma entrevista com a Sabrina, para quem ficou curioso.
Gostaram?
Beijos,
Gabi