jan 12, 2010 | Por Mandy em Uncategorized

CTRL+C > CTRL+V

Tem uma coisa que é muito comum, principalmente no mundo da moda: a cópia! Vira e mexe sempre aparece alguma peça copiada por aí. Vai dizer que você nunca entrou em uma C&A ou Zara e viu uma roupa I-G-U-A-L a uma de outra marca? Foi a partir de uma história dessas que tivemos a idéia de fazer esse post. Nossa amiga Renata Netto nos contou que comprou uma blusa na Zara e um belo dia enquanto dava uma olhadinha na C&A..opa!..encontrou a mesma blusa que tinha comprado na Zara, exatamente igual, com a mesma padronagem, tecido, modelo…só mudava mesmo a etiqueta. Pois é, essas coisas acontecem, e muito! Inclusive, o blog Petiscos postou três cópias hoje: as malas da Samsonite em parceria com Vikton&Rolf copiadas pela Topshop, um coloar da Louis Vuitton também copiado pela Topshop e o vestido da Luella copiado pela New Look.

Nós achamos outras cópias, algumas beeem escrachadas mesmo!

A Balmain reina quando o assunto é cópia. Não só pelas cópia em si, mas todas essa vibe tachas/jeans detonado/ombreiras..tudo isso teve inspiração nas criações de Christophe Decarnin.

Eu mesma (Mandy) confesso que adquiri uma sandália Balmain inspired (tá no post da Auslander)!

Porém, não é só no mundo das roupas que isso acontece. No design, por exemplo, esse é um assunto que sempre rola. Sempre tem alguém que se “inspira” demais com o trabalho de outra pessoa.

Temos dois exemplos abaixo: A sacola da MyPlace que inspirou a da Myth (tem o mesmo tamanho, material, alça e listras neon) e o catálogo da Uncle K, que até agora foi a “inspiração” mais forte que já vi nesse meio. Uma professora nos enviou o link para esse blog que postou a tal da cópia. Ficamos sabendo que a marca não teve nada a ver com isso, que na verdade a pessoa contratada para fazer o catálogo que “sugou” todas essas referências.

Não estamos aqui para julgar ninguém, afinal, tudo que é feito, seja na moda ou no design, sempre tem uma referência por trás, mesmo que inconsciente. Resta a nós, sempre darmos a nossa interpretação e personalidade para a coisa. Mas quando fica tão parecido assim, sempre chama atencão, né?

Enfim, o que nós queremos saber é: Vocês acham que essas “inspirações” são válidas e tornam a moda mais acessível para o público? Ou que essas lojas deveriam tomar vergonha na cara, serem mais criativas e pararem de copiar os amiguinhos? Hum?

E se você sabe de alguma cópia descarada, manda pra gente !
Nosso e-mail : starving@starving.com.br .

Beijos,

Mandy e Gabi

Fotos: Reprodução

Comentários
  1. efeutilidades • jan 12, 2010 - 04:47

    As pessoas nem mais estão tentando se inspirar, parece que a onda é copiar de cara mesmo hein…
    Trash!!!!

    bjo
    Joana

  2. Julia R. • jan 12, 2010 - 12:32

    hoje em dia nada mais se cria, tudo se copia…
    amei os vestidos da zara imitando balmain! quero o roxo e o preto!! sao dessa coleçao aqui no Br ou lá fora?

    beijooos

    • Duda • jan 12, 2010 - 21:10

      Bizarroo!!!
      fiquei meio em choque! Esse se queimou!

      Meninaas adooorei o site de vocês!!!
      Muito sucesso!
      Beijo enorme!

      ps: preferi não entrar no “bafinho” que rolou sobre os looks da Auslander! hahaha

Voltar para o topo!