Para quem ainda não conhece, o Hairy Legs Club é um Tumblr dedicado a mulheres que decidiram não mais depilar as pernas. Isso mesmo, tem mulher querendo sair por aí au naturel… E por que não pode?
Essas fotos são as menos impactantes e no Tumblr existem algumas pernas muito mais peludas.
A premissa do Tumblr é ser um espaço para que as mulheres que tiveram a coragem de assumir essa escolha se sintam mais confiantes, além de distribuir a tal empatia, tão escassa pela web. O que muitas alegam é que a depilação é muito dolorida e outras dizem que é mesmo para ir contra a ditadura dos padrões de beleza atuais. Seja lá qual for a motivação, apesar de eu não gostar, acho que cada uma tem o direito de fazer o que bem entender com seu corpo e fico feliz em ver esse tipo de apoio entre mulheres.
Infelizmente, eu fiquei sabendo do movimento da pior maneira possível, através da coluna do Rodrigo Constantino na Veja. Observem como ele abre o texto:
“Quando eu digo que o feminismo é um movimento de mulheres ressentidas que odeiam os homens, acham que estou exagerando. Mas se depender dessa turma, o futuro da humanidade será sombrio, pois não haverá homem disposto a encarar essas ‘corajosas’ mulheres independentes que ‘desafiam’ os padrões de beleza ‘impostos’ pela sociedade.“
Fiquei perplexa com as palavras. Sublinhei minhas partes “favoritas” do discurso de ódio – que acusa o ódio. Na minha opinião, um homem que só ama uma mulher se ela estiver depilada é chovinista, além de fresco. Eu prefiro acreditar que se um dia eu deixasse meus pelos crescerem meu namorado continuaria comigo. Até porque, a gente encara os pelos deles numa boa.
“Se você vive dos elogios de um homem, vai morrer de suas críticas” – Cornelius Lindsey. Imagem que “pesquei” do próprio Hairy Legs Club.
O ponto que mais me incomoda é partir do princípio que as mulheres devem se comportar, primeiramente, em função dos homens. Até porque, aparentemente, se não estamos nos dedicando a nos tornarmos “encaráveis” (aff, que nojo) para eles, é porque “os odiamos“. Se eu fosse membro do sexo masculino, revogaria o direito de quem discursa assim de falar em nome da entidade. Essas pessoas estão sujando a imagem da coletividade, rs.
Não vou (e nem poderia, já que eu faço depilação a laser) aderir ao movimento e tampouco considero bonito ou atraente. Aliás, acho muito feio e, internamente, eu fico imaginando que ficariam absurdamente melhores lisas. Mas nem por isso acredito que são mulheres que o fizeram por raiva de homens. Inclusive, depilação de pernas só surgiu no meio do século passado e ninguém enfrentou problemas para dar continuidade à humanidade por conta dos pelos até então… Acho que não precisamos nos preocupar com isso.
S.O.S internet… Mais amor, por favor!
Beijos,
Gabi
Ótimo post!!!
Acho muito legal vcs trazerem esse assunto para o blog.
A primeira impressão que eu tive quando vi algumas fotos desse movimento foi pensar “nossa, que corajosas!”.
Quem nunca teve preguicinha para depilar? E a gente tá fazendo isso para quem?
O mais importante é fazer o que faz a gente feliz e realizada e, que por favor, isso não signifique só um elogio de um homem!
:)
Exatamente… Obrigada!
Beijosss G.
Eu também não curto pelos, mas não acho que ninguém é mais ou menos mulher (e feminina, atraente e sexy) por ter ou não pelos.
E homens que “exigem” esses padrões para aceitarem uma mulher são os mesmos que a trocarão pela próxima “mais bonitinha” que encontrarem.
Parabéns pelo post!
Você disse exatamente o que eu queria dizer! Ótimas palavras!
Obrigada Fer!
Beijosss G.
E devem ser príncipes encantados, né?
Beijosss G.
“Se você vive dos elogios de um homem, vai morrer de suas críticas”. Essa frase é tão perfeita!
Quando comecei a sair com meu namorado eu queria sempre usar os looks mais incriveis. Fomos pra uma festa e eu me arrumei toda divonica, maquiagem PAH e botei uma calça de veludo alemão fucsia maravilhosa. Quando encontrei com ele, ele me olhou e disse: Nossa amor, ta parecendo o Barney!
Estudei com um cara que uma vez disse que mulher pra ele tinha que ter pé e mão “feitinhos” sempre, porque ele acha nojento mulher que não faz as unhas. Ai outro do lado completou: pra mim o sutiã tem que estar sempre combinando com a calcinha. GENTE?!?!?!?!? Eles devem levar saquinhos de vomito pro motel, tipo o Bruno Constantino.
“uma calça de veludo alemão fucsia” soa tão cafona, né?! Mas juro que tava bapho
Hahahahahahahahahahahahaha!!! Ri litros com seu(s) comentário(s)!
Obrigada!
Neste exato momento eu seria rejeitada por ambos.
Beijosss G.
Ótimo post! Não me surpreende que este artigo tenha como origem a revista Veja! Sempre ela!
Polêmica gera audiência, né?
Beijosss G.
Ai, Veja, nem me surpreendo mais. Realmente é um saco essa ditadura. Eu me depilo porque gosto das minhas pernas lisinhas, mas se por acaso não deu tempo de depilar, não tenho problema nenhum em sair de vestidinho e short!
Claro! Critério justíssimo!
Beijosss G.
Acho ingenuidade acharmos que os homem, ou até mesmo as mulheres, não se importam com a estética. O belo nos atrai, ainda que não seja esse o aspecto mais importante. Concordo com você, quando diz que todos têm o direito de fazer o que bem entenderem com seu corpos, mas assino embaixo o artigo do Rodrigo Constantino. Se queremos (nós mulheres) ficar peludas, que ótimo, porém, não podemos ferir o direito de liberdade de escolha masculina, de preferirem as mulheres depiladas. É uma questão de escolha e gosto. Se um dia você decidir parar de se depilar e seu namorado não reclamar nem um pouco, dê graças a Deus e não o largue nunca mais!!!
Nossa, Soraya, eu nem te conheço, mas confesso que o que me deixa mais triste do que ler um babaca do Rodrigo Constantino escrevendo essas coisas, é ler uma mulher como você fazendo esse comentário. Cada dia tenho mais certeza de que quando um cara machista tem uma namorada é pq ela pensa igualzinho a ele. O meu me acha linda do jeito que eu sou, de cara lavada, com calcinha descombinada, celulite e uns pelinhos de vez em quando.
Prefiro homens assim, rs… Parabéns para vocês Nanda! ;)
Beijosss G.
Entre “preferir” e “proferir”, existe um mundo de diferença…
O discurso não tem cabimento Soraya.
Beijosss G.
Moro em Manaus e aqui a maioria das mulheres tem esse costume de deixar a cabeleira das pernas grande e ainda por cima descolorem os pelos. Eu particularmente acho isso horrendo. Mas cada uma que sabe dos seus pelos.
Acho que essa é a moral da história… rs
Beijosss G.
Adorei o post e admiro a maneira como vocês conseguem trazer os temas mais polêmicos sempre com educação. Isso está muito em falta na internet, realmente… sorte que ainda podemos ler textos como os de vocês <3
Obrigada Lethicia!! :)
Beijosss G.
Adorei seu posicionamento e a forma como você expôs o assunto. A vida é assim, temos que fazer o que nos faz feliz.
Sem dúvida!
Beijosss G.
‘Veja’ como sempre se mostrando a revista mas tosca do universo.
Colecionando inimigos, rs.
Beijosss G.
Cada um sabe de si, e Constantino acha que sabe de tudo. Mas lança livro, e provavelmente, é comprado. Enquanto ele tiver adeptos, vai continuar escrevendo as besteiras que escreve, feliz e ganhando dinheiro !
Eu nunca sairia na rua (sem ser de calça) com pernas assim, mas é porque ME incomoda. Devemos agradar a nós em primeiro lugar, mas também não podemos fazer com que todos tenham a mesma opinião ..
Ser polêmico paga bem… ¬¬
Empatia caiu em desuso, infelizmente.
Beijos, G.
Excelente post! Ganhou total o meu respeito!
Obrigada!! :)
Beijosss G.
Nanda, como eu disse: dê graças a Deus e não o largue nunca mais!
Se você for ler os artigos do Constantino, e o pior, os comentários, perde a fé na humanidade. Eu acho que esse tipo de idiota, que só quer chamar atenção, deve ser ignorado. O pior é que ele quer ligar tudo a política, tudo que o desagrada é coisa de esquerdista.
Esse cara é um sem vergonha que adora polemizar. Nós estudantes da Unicamp temos “pouco” desprezo por esse ser que faz o time das pessoas que mancham qualquer imagem de uma impressa imparcial e comprometida com seus leitores.
Ah como eu queria esse cara num sessão de depilação. Ele ia pensar mto antes de ser tão machista e preconceituoso.
HAHAHAHAHAHAHAHA!!! Vou criar uma petição no Avaaz!
Mandy e Gabi, acompanho o blog a algum tempo, nunca comentei, mas tenho gostado muito dos posicionamentos políticos que vocês vêm tendo com relação a estética padrão, liberdade, feminismo e por aqui até já passou o caso da pequena e maravilhosa Blue Ivy.
Acompanho diversos blogs de beleza e é muito difícil ver um posicionamento sensato e isso quando esse posicionamento acontece. Quero dar os parabéns, concordo com a maioria dos posicionamentos e acho que ainda há quem não concorde, mas só de vocês se posicionarem sobre temas “polêmicos” (não acho polemico mas não encontrei outra palavra para dizer: não comuns)já abre o debate ou o raciocínio sobre a temática e eu acho super importante. Temos que começar a repensar as nossas posições na sociedade, porém isso não inibe de sermos quem somos e podermos mudar, enfim! Acho ótimo! bjus!
Oi meninas !
Fiquei tão besta com as m*rdas escritas por esse Rodrigo Constantino (que deve se achar o prórpio descendente do imperador romano , a julgar pela propriedade com que fala suas arneiras no blog )
[mandei antes de terminar o comentário ! hahaha ]
que até desconcentrei do trabalho e tive que comentar !
bem, eu mal tenho pelo nas pernas,e por isso mesmo não depilo (é loiro e fininho, nem aparece) mas na real acho feio pelos, em homens e mulheres, suvaco mto cabeludo é horrrivel ! e quando escapa ?credo ! hahaha
Feio pq nosso padrão estético é esse, “limpinho ” e lisinho ,por mim todo mundo se depilava e ficava que nem bumbum de nenem, mas se os caras podem andar peludos por ai , nós também podemos, se isso NOS agradar, podemos não depilar,podemos não usar maquiagem, usar cabelo curto, não pintar, assumir o grisalho quando ele vier , desde que isso nos faça bem, e felizes !
hahahahaha… Concordo plenamente!
Beijosss G.
Esse blogueiro só podia ser da revista VEJA, a revista quase nazista mas que tem tantos leitores, infelizmente.
Eu sou homem e adoro mulheres com pelos nos braços/ axilas e pernas, na minha opinião vcs deveriam parar de raspar, deixem ao natural, é mais excitante, temos que acabar com esse mito que pelo é sinomino de falta de higiene, pelo contrario depilação só traz irritação, fungos, coceira e etc