POSSO CHORAR POR ESSA PESSOA QUE NÃO EXISTE EM PAZ, POR FAVOR?

Eu não sou uma pessoa chorona. Não choro com quase nenhuma adversidade da minha vida pessoal. Às vezes de raiva ou de cansaço. Acontece, mas…

by 

Eu não sou uma pessoa chorona. Não choro com quase nenhuma adversidade da minha vida pessoal. Às vezes de raiva ou de cansaço. Acontece, mas é raro. Já em filmes… A coisa se inverte. Eu choro em qualquer filme. Séries também. Choro até em comercial da Unimed. Isso não é um exemplo aleatório, realmente aconteceu. A propaganda de Dia das Mães da Renner acabou comigo também. Dito isso, queria concluir que tenho muito mais apego por algumas pessoas da ficção do que pela maioria da humanidade. Jogaria um punhado de humanos desumanos na fogueira (ih, pera) antes de deixar Shonda Rhimes ou George R. R. Martin escrever mais uma linha que comprometesse determinados personagens. Desculpa aí, mas às vezes nossa espécie não vale nem o papel A4 da impressora.

kim crying

Não posso ver um filme de guerra, África, leões com gnus ou doença que eu saio com a cara inchada e rubra. Outro dia vi The Normal Heart e não sei como não morri afogada. Teoria de tudo, idem. Filme de holocausto eu já me proibi de assistir. Perco menos água fazendo sauna. Sabendo desta minha suposta “fraqueza”, quando vou assistir a um filme que contém tristeza, algumas pessoas que me conhecem gostam de ficar no monitoramento das minhas lágrimas. Morreu/sofreu/doeu algum personagem, já vejo os rostinhos virando na minha direção para conferir se estão rolando. Muita gente acha graça… Eu até entendo.

chorar com filmes

O problema é que eu estou ali, compenetradíssima na trama, envolvida no mais alto grau de empatia com o problema do personagem, e sou interrompida por pessoas que não sabem o que é isso. Muita gente acha que eu sou louca ou sensível demais (só quem não me conhece muito bem). Mas é tudo uma questão de ponto de vista… Para mim, se você não chorou em Menina de Ouro ou em Coração Valente, quem tem algo de errado é você, rs.

chorar com filmes indiferente

Às vezes eu penso que é algo de gênero. Homens e mulheres mesmo. A maioria dos homens são adestrados a vida inteira para reprimirem seus sentimentos. Sentir é coisa de menina. Tem um pouco disso. Mas aí eu lembro que quem estava comigo no Menina de Ouro era uma das minhas irmãs. Então talvez não tenha nada a ver. Talvez seja uma questão de empatia mesmo… Tem gente que consegue desenvolver essa conexão com o personagem, de se colocar no lugar de quem está ali, e tem gente que não. Não sei. Não sou psicóloga, antropóloga, nem choróloga. Mas não vamos esquecer que existem também aqueles que apontam e riem dos demais para escapar da inevitável lágrima que está a caminho da superfície. Não pensem que vocês estão enganando ninguém… Woody também te comoveu, confessa!

woody toy story

Só quero que as pessoas respeitem o meu direito de sentir tudo o que eu tiver que sentir, por mais idiota que isso possa parecer para alguns. Olha pra frente e encara os seus sentimentos ou ausência deles sem me distrair e sem me usar de escudo, por favor. Só isso. ;) Claro que a data deste post não é ao acaso. Ontem foi o último episódio de Game of Thrones. Não vou dizer nada… Além de que eu gostaria de tê-lo escrito anteontem.

khaleesi

Mais alguém?

Beijos,
Gabi

16 comments

  1. oi gabi, eu sou o tipo q choro com tudo mesmo, o meu noivo é mais velho e eu ate ate pareço criança as vezes quando ele esta cansado e nao quer sair começo a chorar kk nao lembro de ter feito isso nos ultimos tempos entao estou amadurecendo, ainda bem ne, ja tenho 20 anos kkk com esse argumento pareço uma de 15 kk eu nao gosto de ser contrariada acho q é isso e qualquer coisa me faz chorar facil, algo q eu bata sem querer, alguem falar algo e meus livros de romance q nao vivo sem <3
    gabi, me visite também:
    http://www.gilvaniaevans.com

    1. 20 anos é um baby Gil! Você já vai casar? Tão jovem! rs
      Mas quando você ficar mais velha vai entender porque ele não quer sair. ;)
      Beijos,
      Gabi

  2. Gabi você me descreveu total :O, sou assim também na minha vida não sou nada chorona, mas com filmes/series/livros e ate comercial ou video de YouTube eu choro com tuuudo. Acho que é porque temos facilidade em se envolver com os personagens, seila. Só sei que vou mandar esse post pra todos os meus amigos que me enchem o saco hahaha adorei, beijos.

  3. Chorei, cara. Chorei muito.

    E só de lembrar, já tô com lagriminha no olho.

    Não me conformo. Mas o sr R.R.Martin só está nos apresentando à vida como ela é.

    Mas falando de lágrimas e filmes/seriados, descobri uma coisa que é boa e ruim ao mesmo tempo: às vezes em que choro mais enlouquecida e rasgando tudo por dentro é em filmes/cenas/história que contrapõem beleza e dor intensas. Por exemplo: “A culpa é das estrelas”. Saca?

    É lindo, é injusto. Choro e dói.

    Comecei a reparar.

    Choro pra tudo, mas esse choro do contraste entre a beleza e o absurdo da vida é catártico.

    Porra, só de escrever já tô chorando. Nem eu me aguento.

    1. Nesse filme ela disse “oi” eu já estava chorando… rs
      Beijos,
      Gabi

  4. Quando vc disse que não chora no dia a dia mas se sensibiliza com personagens, me lembrou de um ensaio do Italo Calvino em que ele fala sobre Medusa e Perseu.

    Ele comenta como o artifício de Perseu ao enfrentar Medusa guiando-se pelo reflexo dela – visto que ninguém a podia olhar diretamente – assemelha-se à maneira como a arte disponibiliza uma maneira de nos mantemos humanos perante as feiúras da vida, que por vezes nos engolem e insensibilizam.

    Nos filmes, a gente olha a vida refletida. O que nos dá robustez emocional e riqueza humana para encarar os absurdos vida.

    #mimimi

    Lembrei e achei bonito e bacana de comentar. A explicação não foi lá essas coisas, mas se parar pra pensar no mito (e ler o Calvino), a reflexão compensa.

    Bjo

    1. Achei o máximo! Obrigada por compartilhar comigo! <3
      Beijos,
      Gabi

  5. Segura minha mão e vamos! Sou assim com animais, não só cachorros e gatos; cobras,tubarões, aranhas(acho que só não entra insetos hahah) qualquer história de maus tratos a animais, seja ela real ou ficção, me tira do eixo mesmo. Familiares e amigos reclamam da minha falta de compaixão pelos semelhantes homo sapiens, mas sou assim me aceitem!

  6. O último filme q vi e chorei foi Interestelar!! Meo Deus, me matei de chorar!!
    Eu tenho muito essa empatia, com as pessoas q existem e por aquelas q existem em filmes e livros tb!! Até com vlogs eu choro! O qais me emociona são as demonstrações de gratidão
    O meu marido é um chorão tb!! Reportagens de tragédias já fazem ele chorar!!
    E é mto bom!! Já fui muito travada, mas hj me sinto mais feliz colocando meus sentimentos p fora.

    1. Eu já chorei vendo jornal também! Um dia, vendo a matéria dos botos no Fantástico, desidratei aqui! rs
      Beijos,
      Gabi

  7. Gabiiiii!!

    A única diferença é que também posso (com foco no posso) ser chorona em situações da vida real. Mas já irritei muito meus pais por chorar desesperadamente a morte de um personagem querido.
    Filmes com animais eu não assisto nem sob tortura, não tenho estrutura pra isso. Choro até quando já li spoiler. hahahaha
    Acontece de vc querer chorar um dia por um motivo qualquer e pensar “que filme vai me fazer chorar hoje? Ótimo, esse mesmo que vou assistir!” hahahahaha cmg acontece às vezes. É mto bom!

  8. Definitivamente nao é questao de gênero: aqui em casa eu e meu pai sempre choramos muito mais que minha mãe. E meu namorado sempre chora junto comigo em tudo! Sempre que vejo filmes com meu irmão e minha mae, insensíveis, é um saco: o último foi Capitão Philips, em que ambos ficaram rindo sem entender pq eu chorava e eu só conseguia balbuciar “mundo injusto” kkkkk

    1. Hahahahaha… Não vi este filme, mas já me identifiquei!
      Imagino a cena!
      Beijos,
      Gabi

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!