ESTE NÃO É UM POST SOBRE O BBB

Eu não estou assistindo ao Big Brother Brasil, mas uma história do programa acabou chegando até mim pela internet e chamou a minha atenção: um…

by 

Eu não estou assistindo ao Big Brother Brasil, mas uma história do programa acabou chegando até mim pela internet e chamou a minha atenção: um suposto pedófilo estaria assediando mulheres dentro da casa do BBB. Acho meio surreal que um pedófilo (ou efebófilo como ele se declara) tenha acesso a um programa desta dimensão, com tantos recursos para filtrar candidatos, mas isso não vem ao caso. A verdade é que, por mais que as evidências estejam surgindo a torto e à direita pela web, só o Ministério Público pode acusar o tal senhor.

giphy

O curioso é que, mesmo sem acesso às informações que andam circulando aqui fora, uma das participantes soltou em alto em bom som: “pedófilo“. Talvez ela tenha informantes ou seja médium… Mas o mais provável é que o próprio comportamento dele a tenha levado a esta conclusão. Talvez tenha sido porque ele aparentemente disse que tem namoradas de 16 e 17 anos, o que muitos considerariam algo normal, mesmo para um senhor de 53 anos. Disse também que gosta mesmo é das “novinhas“, que segundo o próprio, têm a partir de 17 anos. E daí, né?

facepalm

Mas o maior problema, e esse é o meu ponto, é que isso apenas contribui com outras coisas acontecendo dentro da casa. O que levou a participante a ter um acesso de indignação ao vê-lo de cueca na cama ao lado da sua, não foi a semi-nudez. Esta foi apenas a gota d’água. Este senhor está distribuindo olhares indiscretos e declarações inapropriadas há dias, ao ponto dos demais homens da casa pedirem “parcimônia”. Os alvos, no caso, são esta mulher e uma outra menina de 19 anos. Some o que foi dito por ele a suas atitudes e coloque-se no lugar destas mulheres.

empatia

Esse post não é sobre o BBB, não é sobre quem é bacana, não é sobre paredão… É sobre assédio, por mais socialmente aceito que ele possa ser. Uma mulher está confinada com um homem que a fica encarando, que diz coisas inconvenientes, que faz gestos obscenos (!) e não pode reagir? Podem parecer elementos pequenos, mas foi o suficiente para ela sentir repulsa e receio. E acho que só quem é mulher vai reconhecer esta sensação tão familiar. Diante disso, ela partiu para o ataque, o que foi incompreendido pelos os demais – e boa parte do público.

FullSizeRender (40)

Muitos tentam desqualificar a queixa, alegando que a participante em questão já se declarou machista… Ou que sua atitude seria diferente se fosse um dos jovens bonitões de cueca… Ou dizendo que quem entrou no BBB não pode reclamar de olhares (a mulher de saia curta também está pedindo para ser apalpada nesta lógica?)… Ou dizendo que ela é patricinha (?). A verdade é que não importa quem ela é. Se ela é boa, má, generosa, egoísta, mimada ou babaca. É irrelevante. O que temos que compreender aqui é que a cueca, em si, não era nada. Um conjunto de sinais de perigo – aqueles que aprendemos, na marra, a ler ao longo da vida – a deixou com medo. Sentiu-se ameaçada e reagiu, apenas para ser taxada de louca e ser mandada para a eliminação.

e dai

Agora estão ela e seu assediador no “Paredão”. Eu torço muito para que ele saia e estou votando também. Do contrário, seria uma validação muito grande para um comportamento que precisa ser repreendido. Precisa deixar de ser algo “normal”. Temos que ouvir os apelos daquelas que se sentem ameaçadas. Temos que parar de chamar indignação e medo de “histeria“. Temos que parar de julgar o mensageiro e escutar a mensagem. Se isso fosse diferente, talvez o Ministério Público não tivesse tantos relatos para investigar…

Quem diria que uma confusão de Big Brother poderia ser um reflexo tão fiel do nosso mundo aqui fora?

Beijos,
Gabi

8 comments

  1. E sabem de uma coisa? Ana Paula, a mulher que está no paredão com ele, apesar de ter declarado ser machista – que, o que dizem, foi que ela verbalizou machismo, enquanto se referia a cavalheirismo durante a tal conversa – vem se mostrando a mulher mais feminista do programa, quiça a única.
    Outras mulheres da casa já afirmaram diversas vezes que não gostam dos olhares do cara, e que quando ele começa a beber, elas se afastam. AP foi a única a se posicionar e está sendo taxada de louca por fazer um escândalo.
    Eu acho mesmo que a mulherada precisava votar nesse paredão, seja fã ou não de BBB. Como diz a Jout Jout, é pra fazer um escândalo, um escarcéu!

    1. As pessoas não sabem direito o que é feminismo ainda.
      Estamos só começando.
      Acho que ela vai rever o que disse depois de descobrir o quanto as feministas lutaram por justiça ali.
      Beijos,
      Gabi

  2. Olha a sinuca de bico que esse programa me deixou! Eu não gosto da emissora, não assisto BBB e nem tenho qualquer motivo pra acreditar que esse programa possui integridade, principalmente depois dessa edição. Mas a internet está me dizendo que uma mulher está sendo assediada dentro da casa, e que está sendo considerada louca por pedir ajuda. A única forma de ajudá-la (e acalmar minha consciência por não ignorar uma situação que eu considero terrível) não é outra senão dar audiência para um programa que eu detesto. É votar para que o assediador saia, é acompanhar o paredão e as notícias. Sei que esse post é sobre assédio, mas deveria ser também sobre BBB. Porque não é coincidência que esse homem tenha ido parar lá. A produção sabia de tudo o que em 5 minutos de pesquisa nas redes sociais os espectadores descobriram. Tão ruim (ou pior) quanto os defensores do Laercio na internet é a produção do programa que tem sim muito mais possibilidade de ajudá-la, puni-lo de alguma forma ou apenas reiterar a campanha contra assédio, mas escolheu lavar as mãos em troca de audiência. Que exemplo isso passa? Se a produção não vê problema, acompanhando os participantes 24h por dia, o telespectador que vê uma edição de 20 minutos vai cair na mesma onda. A Ana Paula poderia simplesmente pedir para sair do programa (o que certamente eu teria feito), mas não acho justo o assediador continuar concorrendo ao prêmio máximo. Por isso votei e votarei para que ele saia, mas não há garantia de que fará qualquer diferença. Só posso esperar que haja algum resultado com bom senso!

    1. Ela ameaçou sair sim… Felizmente, não saiu.
      Seria muito injusto.
      O que me importa mesmo é que o país reconheça que isso não é aceitável.
      Os meios, nesse caso, para mim, não são relevantes…
      Beijos,
      Gabi

  3. não assisti nem propagandas do programa ainda, mas diante de todo o texto (e imagens complementares), acho que suas palavras expressaram a nossa repulsa a esse tipo de comportamento. O mundo não está fixo e as pessoas mudam o tempo todo, porque desistir de lutar pelo respeito a nós? todas essas atitudes descritas são totalmente inaceitáveis… espero que pelo menos sirva pra fazer o escandalo que a Jout Jout fala, para que as pessoas fiquem com mais nojo desse tipo de safadeza e lutem contra isso tb

    1. Estou fazendo um escândalo há três dias, rs.
      Pelo menos, em parte, surtiu efeito!
      Beijos amore!
      Bom te ver por aqui de novo.

  4. Gente, que planeta eu tô que não sabia disso?
    Mas, vendo de fora parece uma “coincidência” tão grande. Sei lá, o feminismo tá ai, a galera ta lutando pelos direitos e aparece uma pedófilo no BBB. Um programa que já perdeu muito audiência… Não sei, né!

  5. Eu só consigo enxergar uma coisa nisso tudo: mídia!

    “Quem diria que uma confusão de Big Brother poderia ser um reflexo tão fiel do nosso mundo aqui fora?”
    Eu leria a frase dessa forma > “Quem diria que uma confusão do nosso mundo aqui fora poderia ser reflexo tão fiel de BigBrother?”

    Gente, terminamos 2015 com debates e mais debates sobre assédio sexual cara… Palmas pro Boninho que mais uma vez conseguiu atrair a atenção do público NÃO ALVO, já que tem gente que não assiste o programa mas sabe das coisas pela internet, fazendo assim com que as pessoas assistam pelo menos aos videos!!!

    Globo = não deixe a chama morrer, não deixe o fogo apagar kkkkkk

    Um beijo a todas e cara, a mídia tá ai pra isso! ;P

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!