#StarvingRioTips: Pineal, Ritual Cênico – Teatro de Afeto

Há duas semanas assisti à uma peça de teatro que mexeu tanto comigo que não tinha como passar batido por aqui. Foi o tipo de…

by 

Há duas semanas assisti à uma peça de teatro que mexeu tanto comigo que não tinha como passar batido por aqui. Foi o tipo de experiência que quando terminou eu saí mandando mensagem para várias amigas falando: “temos que assistir essa peça juntas!”. Foi um sentimento bem parecido com o que tive depois de ler “Outros Jeitos de Usar a Boca” (falei aqui): um verdadeiro soco no estômago.

“Pineal – ritual cênico”, é uma peça feita por mulheres, para mulheres. A energia feminina percorre todo o espetáculo e não tem como, nós mulheres, não nos identificarmos com algumas (ou várias) situações abordadas na peça. Eu me peguei com nó na garganta em alguns momentos, com lágrimas nos olhos, rindo,… Um mix de emoções sem fim. Fato é que: é praticamente impossível não sair de lá transformado.

A peça aborda temas sociais atuais como o empoderamento feminino, o racismo e machismo que as mulheres negras enfrentam, relacionamentos abusivos, aborto, tabus, relações contemporâneas,… Enfim, são 8 mulheres (e apenas um homem), o que ajuda a dar mais força para discursos que geralmente são silenciados. Cada uma interpreta uma cena totalmente diferente, mas que têm algo em comum: o afeto. Não necessariamente o afeto como carinho ou adoração, mas como tudo o que nos afeta, mesmo que negativamente, que propõem movimentos fora dos nossos padrões. É sobre se deixar afetar, propondo que as pessoas se permitam serem mais permeadas por certas questões em um mundo onde cada vez mais os afetos são reprimidos.

Outro conceito muito legal, é que o Teatro de Afeto, grupo responsável por esta peça, não cobra ingresso. O valor é sugerido (R$20) e cada pessoa pode contribuir com o quanto puder/quiser. É a economia solidária tentando tornar o teatro um pouco mais democrático. :)

Eu assisti no último dia da temporada do Teatro Poeira (aquele teatro da Andrea Beltrão e da Marieta Severo que fica em Botafogo) e todas as sessões de lá ficaram lotadas! Aí, esta semana fiquei sabendo de uma nova leva de apresentações na Lapa. Então, eu recomendo FORTEMENTE que quem puder assistir VÁ – e depois me diga o que achou! rs…

Pineal – ritual cênico
De 8/07 a 31/07
Sextas, sábados, domingos e segundas às 20:00 – a vivência começa às 19:30 na Escadaria Selarón
Sede das Cias, Escadaria Selarón
Rua Manoel Carneiro, 12 – Lapa
Contribuição Voluntária (Valor sugerido R$20,00)
Duração: 90 minutos
Classificação: 14 anos

Beijos,
Mandy

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!