Há muitos anos (muitos mesmo), o mundo da bijouteria girava um pouco em torno da joalheria. Boa parte das peças tinham cara de jóia. Quem não lembra do nascimento do strass? Na última década, esses acessórios foram ganhando uma identidade própria e as criações se tornaram tão incríveis que hoje algumas custam até mais do que muitas jóias…
No entanto, desde o último desfile da Lanvin, parece que os estilistas de bijoux estão voltando à antiga fonte de inspiração. Claro que, na era do maxi colar, as referências parecem ser das jóias da coroa!
Não sabemos se é influencia da Lanvin de fato, ou se é só mais uma manifestação do inconsciente coletivo, mas muitos nomes de peso investiram em modelos dignos da realeza. Colocamos aqui apenas os colares para ilustrar, mas também vimos brincos, pulseiras e anéis cheios de “gemas“, rosáceas e outras formas simétricas.
O impacto da tendência foi tão intenso que a Zara desenvolveu uma versão inspired quase que instantaneamente. O maxi verde virou febre e já está no segundo lote (pelo menos!) no site gringo. A Mandy tem os dois da foto, rsrs… Até Anna Dello Russo pegou carona e fez um bem similar em sua coleção para a H&M…
Pessoalmente, amamos a novidade! A pesquisa para esse post foi uma verdadeira tortura, rsrs…
Gostaram?!
Beijos,
Mandy e Gabi
Maravilhosos!
Vejam meu blog: glamforfashion.blogspot.com.br
no meio de tanta coisa MAXI, vemos mais uma super-coisa pra gente querer usar ^^
é legal, mas com o meu tamanhinho, não sei se fica legal hehe :p
Beijos meninas ;*
Inconciente coletivo foi otimo. Bom! uma breve pesquisa no mundo da moda é notorio o crescimento dos acessorios, no caso bijoux, em inumeras grifes de luxo, e pq isso, por causa da CRISE, a primeira coisa q qualquer ser consciente corta numa crise sao as futilidades, cosmeticos e moda. A estrategia é as grifes luxuosas investirem em acessorios baratos justamente para cobrir o rombo de vendas q estao tendo no vestuario. Inconsciente coletivo uma pinoia, isso é estrategia de venda em meio a crise, você cria um tendencia q as tolinhas engolem facil :)
Taking the oeverviw, this post is first class
Oi Renata!
Tudo bem?
Obrigada pela sua contribuição! :)
Não é novidade que as maisons se sustentam com vendas de óculos e perfumes, rsrs. Francamente, não vemos problemas nisso…
Cada um vai definir como aprendeu a forma que a roda tas tendências giram. Os sociólogos podem dizer que esse acessório é um apelo escapista à crise, os marketeiros vão dizer que é uma estratégia de branding, os da moda vão dizer que as tendências são estabelecidas com muitos anos de antecedência pelos bureaux de tecidos… Enfim, cada um segue a sua teoria ou “paranóia”, rsrs.
Certamente é uma mistura de todos. Afinal, que fenômeno cultural não está ligado aos contextos sócio-econômicos?
Inconsciente coletivo é só como as pessoas definem o modo de dispersão desses conceitos… Sendo eles espontâneos ou minuciosamente calculados.
E mesmo sabendo que as tendências são uma forma de conspiração para nos fazer comprar, nós gostamos de ver a moda nos convencer de que algo que não achávamos tão interessante pode ser visto por outra ótica… Somos tolinhas assumidas! ;)
Beijos!