SOU NOTIVAGO, NÃO VAGABUNDO

A hora que eu acordo está diretamente à hora que eu vou dormir, sabia?

by 

Tive que optar por um título no masculino porque, do contrário, a conotação poderia ser completamente diferente, né? Mas o que eu quero falar é sobre o julgamento que recebo das pessoas toda vez que digo que só acordo às 11 da manhã.

Screen shot 2015-03-16 at 8.39.44 PM

“Como assim 11 da manhã? Mas você não trabalha?”. Trabalho. Num outro horário, o que há de mal nisso? Não foi sempre assim… Estudei de manhã a vida inteira, aliás em horário integral, e naquela época eu acordava às 7h00. A diferença é que eu ia dormir às 23h00 e não tardíssimo como é o caso hoje. Quando eu remava, ia treinar (neste caso, “treino” empregado corretamente, rs) às 4h30 da manhã e de bom humor.

dormir tarde madrugada

Eu trabalho em casa e acho que isso é muito natural para quem faz o mesmo. A madrugada é muito produtiva! Não tem whatsapp apitando, não tem telefone tocando, e-mail chegando e mal tem que parar para comer. O que eu produzo em 3 horas durante o dia, leva metade do tempo nesse período…

productivity

“Madrugada boladona neuróticaaaaa!”

“Mas você não sente falta da luz do sol?”. Sinto! Quando o horário de verão acabou entrei em mini depressão e foi trágico para mim. Ainda assim, não consigo trocar a madrugada. Ontem tive que acordar super cedo – para os meus padrões –  e isso não impediu que eu só fosse deitar às 3am. Fato é que nunca fui grande fã de dormir e neste dilema de amar a madrugada e não querer perder o sol, me privei durante anos. Isto até meu corpo se rebelar e o médico me obrigar a estabelecer uma rotina de pelo menos 7 horas de sono. Fui forçada a abrir mão das manhãs e fiquei com a madrugada.

ana awake

Ana, sua pentelha… Mentira te amo Ana! <3

Nem por isso eu durmo mais do que deveria, mais do que as outras pessoas ou sou preguiçosa. Até sou bem preguiçosa, para levantar e pegar um copo d’água e afins, mas não dorminhoca. Muito pelo contrário! Tenho um sono levíssimo. A ciência está do meu lado e já explicou esse fenômeno. Aliás, há até quem diga que quem dorme tarde é mais inteligente. Fiquei muito grata por este estudo, que já me serviu de resposta algumas vezes, mas não sei se quem fica acordado até tarde jogando Candy Crush entra nesta conta, rs.

cinderella dormir tarde

Na Escandinávia já se assumiu a existência da chamada “Sociedade BB de bonita, hehe e desenvolveram uma série de atividades em horários alternativos. Até as aulas agora podem ser oferecidas de madrugada. Achei o máximo! Meus olhos brilham a cada vez que leio um “aberto 24 horas“. Muito embora, tenha ficado imaginando como deve ser para um notívago em um lugar com tão poucas horas de luz natural boa parte do ano. Pelo menos espero que a produção de melatonina seja menos prejudicada, rs.

coruja

Em suma, gostaria de pedir um pouquinho de compreensão neste sentido… E também que não me liguem antes das 11h00 ou 11h30 para dar margem, rs… Whatsapp pode! :)

Mais alguém aí é coruja como eu?

Beijos,
Gabi

13 comments

  1. Suuuper me identifiquei! Sempre sofri pra acordar cedo e desde que decidi montar meu próprio negócio, minha vida ficou tão melhor! Atendo minhas clientes de terça à sábado, de meio dia à meia noite! Tenho clientes que vêm fazer as unhas depois da faculdade! E os posts pro meu blog só saem de madrugada! Normalmente durmo por volta das 3h e acordo às 11h… Mas sempre tem gente pra me chamar de dorminhoca!

    1. Seu salão é perfeito pra mim! hahaha…
      Fica no Rio?
      Beijos,
      Gabi

  2. Também sempre fui chamada de dorminhoca, mas nunca perguntam que horas fui dormir. Sofria muito nas épocas das faculdades, pq só conseguia começar a estudar ou fazer trabalhos à noite, e acabava virando a noite e emendando na aula!!! Monografia então, nem se fala!!! Passava o dia sentada na frente do computador sem sair uma palavra. Dava 23h, escrevia que era uma beleza!! Enfim… Não sou dorminhoca, até pq odeio dormir “fora de hora”!! Fico mal humorada. Rs. Prefiro passar o dia com sono, mas não cochilo no meio do dia. É isso!! Bjs. Nana

    1. Hahahahhaa… Sou igual!
      Passo o dia piscando, mas não cochilo no meio do dia, rs.
      Beijos,
      Gabi

  3. Sempre sofri com esse preconceito também!!! E me sentia realmente mal… pros nossos pais e avós dormir/acordar tarde é coisa de vagabundo, e era assim que eu me sentia, apesar de sempre trabalhar/estudar na madruga! adorei o texto!

    1. Manda o texto pra eles! hahaha…
      Os comportamentos mudaram! Não precisamos mais nos julgar, rs.
      Beijos,
      Gabi

  4. Me identifiquei muito! Que ótimo saber que não sou o único…rs

  5. Boa madrugada Gabi.. Uma vez me falaram sobre eu ser notívago e nem dei bola. Sempre sofri com ter que acordar cedo. Por mais que eu criasse uma rotina de dormir as 23 e acordar as 6, meu dia era imprestável, pouco produtivo e sempre achei que tinha preguiça, mas era sono e muito. 4 anos na mesma empresa, com a rotina de dormir cedo e acordar cedo, e sempre essa mesma preguiça durante o dia. Sempre produzi muito melhor na madrugada, criatividade é bem maior, junto com a disposição pra fazer qualquer coisa. Mas até então nunca tinha ido atrás disso.. Minha vida está confusa, o trabalho parece que nunca está bom e talvez o problema não seja o serviço em si, e sim a hora que eu estou trabalhando. Larguei os trabalhos que tive por estar infeliz. Hoje assistindo o programa do Jô, cujo um dos convidados falava de Notívagos, acabei me interessando e pesquisei. Talvez possa estar aí a resposta para muita coisa. Existe ainda poucos artigos sobre o assunto. Se puderes me ajudar com mais informações, de que tipo de trabalho, de como tu se adaptou, se procurou médico…. Obrigado e parabéns pelo post.

    1. Oi Rodrigo!
      Tudo bem?
      Na verdade eu não tenho muito conhecimento científico sobre o assunto.
      Só escrevi um pouco sobre a minha rotina e a minha experiência, além do pouco que li a respeito.
      Eu sou autônoma, então isso ajuda muito com o horário de trabalho. Sem dúvidas eu produzo muito mais de madrugada.
      Nunca procurei um médico, mas acho válido se isso estiver atrapalhando muito a sua vida.
      E uma boa cortina é indispensável, rs.
      Beijos,
      Gabi

  6. Boa noite! Gostei muito do seu texto. Super me identifiquei. Poderíamos criar um grupo para nos comunicarmos e trocarmos experiência em como ser notívagos .

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!