Se você acha que a melhor música do John Mayer é “Your Body is a Wonderland”, senta aqui e vamos conversar. Essa pode ser sua composição mais famosa, mas está longe de ser a mais bacana… Talvez você pense em fechar a janela porque nem curte John Mayer tanto assim, mas vamos mudar isso já! Porque ele, para mim, está no mesmo patamar de admiração do que Beyoncé.
Tudo bem, ele nem é um cara tão gente boa assim, já partiu muitos corações que amamos por aí, mas a música fala mais alto. Esse é um homem que eu já achava gato sem nunca ter visto a cara dele. Aliás, acho que só vi 2 clipes dele na vida. John é letra e melodia, sem firulas, sem rebolado, sem gráficos. Sou um bocado fã (só não gosto muito dessa palavra) e tenho vários CDs. Para eu parar, ir numa loja e comprar, é porque vale a pena mesmo. Mas não vou ficar aqui me declarando nem tentando converter ninguém. Vou deixar o trabalho falar por si:
1. Stop This Train
Essa é a favorita do pai do John aka meu futuro sogro e minha também. Um dos motivos que me fazem gostar tanto das músicas é que a gente compartilha um medo enorme da passagem do tempo, de virar adulto, de envelhecer, de perder os parentes. Stop this train (pare este trem) é sobre o tempo. Além de compartilhar várias preocupações que eu também tenho, o ritmo é na cadência de um trem. Quando notei isso, quase tive uma convulsão de emoção. John scaneia minha alma e põe em palavras. Essa é a versão ao vivo, com alguns improvisos.
2. My Stupid Mouth
Ouvi pela primeira vez sozinha dirigindo e gargalhei alto. Nessa letra ele narra um encontro com alguma mulher biatch! tira o olho e como tudo desanda quando ele faz uma piadinha indiscreta. Ele passa a música toda se repreendendo, o que culmina num “eu nunca mais abro a boca… …Começando agora.” e a música fica em silêncio. Até que ele solta um “só mais uma coisa”! Igual a criança birrenta! Morri de rir no carro sozinha. Desculpa se estraguei a surpresa.
3. No Such Thing
Essa foi minha favorita durante anos, mas perdeu o posto porque esse é um cargo rotativo. Essa é mais uma música dedicada ao tempo e contra a conformidade. É uma alfinetada a quem tentou impedí-lo de pensar fora do quadrado e essas regras de escola, faculdade, emprego. Um tapa de luva de pelica em quem ficava restringindo a vida alheia com esse papo de “bem-vindo à realidade”. Amo essa acidez!
4. Love Song For No One
A canção de amor para ninguém. Acho essa letra a coisa mais fofa do planeta. É um cara sozinho, cantando para o seu amor que ainda não encontrou. “Eu poderia ter te conhecido na caixa de areia, eu posso ter passado por você na calçada… Será que eu perdi minha chance e assisti você ir embora?”. Coisa linda! Mas reconheço que prefiro a versão ao vivo. Além disso, John fala sobre a música antes de tocá-la: “Você só tem que esperar sua vez. Ele está em algum lugar, ela está em algum lugar… Só estão descobrindo algo para contrastar com você”. Ai Joãooooo! <3 Esse é só o audio, mas eu queria essa versão live.
5. Daughters
Essa musiquinha é tão gostosa! Gostei antes de prestar atenção na letra. Tem gente que não gosta muito do que diz, porque acha sexista. Mas eu sou bem chata com isso e não vejo assim. Ele fala sobre uma mulher que é tudo para ele, que tenta de tudo para fazê-la feliz, mas falha porque ela não consegue se envolver por conta do abandono do pai. A música toda é um pedido para que pais e mães amem suas filhas. Tão bonito! E fica claro que é uma experiência pessoal…
6. Comfortable
A declaração de amor mais linda do mundo. É sobre um término… Ele fala para a ex que está com uma pessoa nova, perfeita em todos os aspectos, que seus amigos dão força, mas diz que prefere todos os seus defeitos e que a quer de volta. Se essa música fosse pra mim, eu voltava correndo… E olha que eu nem tenho ex! Ainda tem violino e não tem maneira mais fácil de me fisgar. É uma balada sem percussão… Acho que todas deviam ser assim, rs. Percussão estraga baladas!
7. Bigger Than My Body
A última vaga foi muito disputada, mas fiquei com essa porque é mais animada, pra sequência de Comfortable, rs. Essa é mais um tributo às limitações que o mundo e o tempo nos impõem. Ele fala das frustrações de ter “suas asas cortadas” e estar cercado de tanto chão quando quer voar. No refrão ele diz que um dia vai decolar porque “é maior do que o seu corpo lhe dá credito”. Maravilhoso!
Bônus: a regravação de XO da Beyoncé. John + Bey, o que mais uma mulher pode querer?
Uma coisa que vale ser dita é que John tem muitas, muitas músicas mesmo. A cada site que eu olhava durante a pesquisa para este post, eu via alguma que tinha deixado de fora. Então considerem esta lista como algo flutuante, rs. Talvez mude na semana que vem. Mas o importante é que são todas fabulosas. Também não levei em consideração seus dotes com a guitarra… Senão talvez eu tivesse incluído Gravity. Meu foco é mais nas letras no caso dele, como vocês podem ver.
Agora o que me falta é que ele venha enfim fazer seu show no Brasil, que prometeu há tantos anos. Um Rock in Rio só não faz verão, Johnny. Vamos fazer turnê?
Quem mais gosta?
Beijos,
Gabi
Nossa..desculpa, mas eu nunca conseguiria fazer isso! pra mim todaaaas são boas…não consigo escolher uma melhor! rsrsrs…<3
Foi duro! Não nego! rs… :* G.
Ameeeeei a seleção. Mas pra mim TINHA que ter Something’s missing e Slow dancing in a burning room, muito amor por essas músicas! <3
Sempre vai faltar alguma… Tinha que ter um post por mês! rs
Beijos,
Gabi
oi gabi, quero ouvir todas amo o estilo do john, fiquei p#ta com o q ele fez com a katy mas como artista o admiro :D depois dou play aqui no trabalho nao tem audio kk :/
gabi, me conhece tambem:
gilvaniaevans.com
Escuta sim! Só tem coisa boa! :)
Beijos,
Gabi
Ameeeeeei!!!!
E eu adicionaria a super-clichê Who you love <3
Como não se derreter por ele e a Katy cantando essa música apaixonadíssimos??? hehehe..
Beijos!!
Prefiro não discutir esta moça se enfiando nas músicas do meu amado. hahaha… #SaiKaty
Beijos,
Gabi
Concordo em gênero, número e grau e digo que só faltou Slow Dancing in a Burning Room. O cara é muito bom mesmo! Toca guitarra como um deus e vamos pular a vida pessoal, ok?!
Beijo!
Hahahaha… Pulemos! :)
Beijos,
Gabi
Também gosto muito… Mas realmente faltou Slow dancing in a burning room! Coloca um bonus track plus aí! Rsrs!
No último Rock in Rio que teve, eu fui no dia dele e foi ótimo, foi lindo… Nem queria que acabasse o show. E vou te falar que, pelo menos nesse show, ele foi todo fofo!
bjs!
Eu tava!!! Mas achei curto… Queria mais!
Exijo um show de cada CD aqui no Rio, rs.
Beijos,
Gabi
Sou admiradora da música dele, acho o John um gênio! Mas as músicas do último álbum dele tão simplesmente maravilhosas. Dear Marie e Waitin’ on the day são amor puro!
Eu prefiro os CDs do começo a esses da era Folk, mas acho todos ótimos!
Beijos,
Gabi
Já fui no show dele e amei
bjs
http://ladycatblog1.blogspot.com
Inveja! <3
Amo john! Amo todas as musicas, mas uma em especial marca uma fase na minha vida: “shadow days”, onde eu realmente deixei meus dias escuros para trás e finalmente consegui deixar algumas coisas irem. Ótimo post! Adoro o blog!
É linda mesmo! Mas qual não é?
É um dilema essa lista! hahaha…
Beijos,
Gabi
Cadê Vultures nessa listaaaa? É uma das minhas preferidas (junto com quase todas dessas 7 aí rs), aliás, tenho preguiça de quem só gosta de Your Body Is a Wonderland (que pra mim nem é óóó que maravilhosa) porque tem preguiça de conhecer o resto. Sou dessas que gosta que todo mundo vire fã também!
Hahahahaha… Convertendo os indiferentes! rs
São só 7, né? Missão quase impossível! :)
Beijos,
Gabi
Gente, esse homem é um mistério para mim! Como ele pode fazer músicas tão lindas, tão sensíveis e depois falar aquele monte de porcaria?? Quando ele compõe baixa um santo? Ele é médium e aí quando o espírito não baixa, ele sai falando aquilo??
Mas, enfim, as músicas são lindas mesmos. Vi o show dele no RiR pela TV e até meu marido gostou, e olha que ele não curte balada!
Felizmente, não acompanho nada disso, logo nem fico sabendo, rs.
Eu gosto das músicas e das letras. Ponto! hahaha… #Aquelas
Beijos,
Gabi
Ah!! E achou Daughters linda demais!! Não acho sexista porque se aplicaria a qualquer pessoa. Quantos caras têm sérios problemas de relacionamento porque a mãe e/ou o pai foram ausentes ou cretinos? O recado é geral: quem é amado vai saber amar!
Também enxergo dessa forma… Tem uma estrofe comprometedora, mas faço vista grossa, rs.
Beijos,
Gabi
Ele é maravilhosoooo! Ele fez um show aqui em SP ano passado, foi demais, acho que foram umas 3 horas de show, a melhor vibe do mundo!
PS.:Ano retrasado rs
Inveja roxa mortal! rs
Beijos,
Gabi
Realmente, faltou Slow dancing in a burning room!
Eu fui ao show em São Paulo e foi INCRÍVEL, sou fã dele desde os 15 anos, foi a realização de um sonho e o show foi sensacional. No fim de 2012 vi novamente em Orlando, mas não foi a mesma coisa que o de São Paulo. <3
Queria ter ido neste show, mas estava viajando e acabei indo só no RIR… Chorei quando começou, igual a criança! #Besta
Se ele voltar, eu vou a qualquer buraco deste país! rs
Beijos,
Gabi
Esse post já é maravilhoso pelo simples fato de ser necessário um esforço imeeeenso pra conseguir selecionar só sete músicas!haha
Adorei o post, mas no meu Top 7, incluiria Slow Dancing In A Burning Room :)
Não fala! Foi uma sofrência… A melhor parte foi ficar escutando tudo, rs.
Beijos,
Gabi
Quem é fã de verdade sabe a história dele, o porque ele fez essas declarações que acabaram gerando tanta polemica. Não foi por maldade, foi apenas a forma que ele achou ná época (lembrando que ele era super novo quando ficou famoso) pra conseguir lidar com todo assédio da mídia. Bom, pra intender mesmo procurem o documentário Someday I’ll fly, ou se informem de outra maneira…
E essa história de que “ele nao é um cara tão gente boa” cansa!
A mídia fez as pessoas sem conhecimento pensarem isso. E as gurias que ele se envolveu tempos a traz não eram nenhum pouco santas assim pra falar que tiveram o coração quebrado! kkkkkk
Acho que a gente tem que aprender a separar a pessoa do trabalho.
Às vezes a gente coloca uma pessoa no pedestal porque é fã do que ela produz, mas esquece que são humanos sujeitos a falhas como todos.
Beijos,
Gabi
Só de falar de JM já é muito bom!! Artista super completo.Toca muito bem, consegue combinar melodia e letra de forma incrível!
Realmente não sei como tu conseguiu escolher as músicas!! Haha Muito difícil! Amo “In Your Atmosphere”!
Tarefa impossível! Mas essas são algumas das que mais escuto… :)
Beijos,
Gabi