KEITH HARING NO RJ!

Segunda-feira é sempre um dia chato, que quase nunca acontece coisas bacanas, né? Mas hoje foi uma exceção e a semana começou muito bem com…

by 

Segunda-feira é sempre um dia chato, que quase nunca acontece coisas bacanas, né? Mas hoje foi uma exceção e a semana começou muito bem com a exposição Keith Haring – Selected Works na Caixa Cultural. É a maior mostra do artista no Brasil, com 94 obras inéditas! Nós adoramos o trabalho dele e estamos muito empolgadas com a exposição que já foi sucesso em São Paulo e tem desde serigrafias, litogravuras, xilogravuras, até objetos pessoais do artista como passaportes, skates, fotos e vídeos. A expo fica em cartaz no Rio de 28 de setembro a 14 de novembro.

Americano, nascido na Pensilvânia em 1958, estudou design gráfico (oi amiguinho!) numa escola de arte em Pittsburgh. E grande artista como ele, não poderia ficar longe de uma mega cidade cosmopolita como NY! E foi lá que ele terminou o curso na School of Visual Arts (SVA), onde foi influenciado pelo graffiti. Foi na SVA que Haring ficou amigo de Basquiat.

Keith Haring começou a ficar famoso por seus desenhos feitos de giz nas paredes do metrô da Big Apple. E foi fazendo exposições nos lugares mais alternativos e descolados da cidade, que ele acabou conhecendo Madonna, Grace Jones, entre outros amigos famosos.

Aos poucos, Keith começou a ver sua arte expandir e seus desenhos eram vistos em exposições pelo mundo, nos metrôs, no Muro de Berlim (antes da queda), em amostras e bienais, … Mas o que mais marcou sua carreira, foram os murais em prol de causas sociais, como desenhos contra o apartheid.

Em 1989, um ano após descobrir que tinha AIDS, Keith criou a Keith Haring Foundation, com o objetivo de apoiar campanhas de prevenção do HIV e programas infantis.

É inegável que, mesmo após a sua morte, Keith Haring ainda inspira muita gente por aí. O mundo da moda está repleto de referências e homenagens claras ao artista que foi pioneiro na fusão de arte moderna com o graffiti. Lembram desse post da loja da Patricia Field em NY? Ela lançou uma coleção em homenagem ao artista. Samantha até usou um lenço dessa coleção (como blusa) no SATC2! A Tommy também lançou tênis e galochas fofas com estampas dos bonequinhos divertidos ícones na Colette. E pelo visto, não é só nas lojas que ele está. Rihanna parece gostar tanto do artista, que além de usar jaqueta Haringstica, colocou muitas referências do trabalho dele no clipe “Rude Boy”. Katy Perry o homenageou até nas unhas! Ok, diferente. Mas não vale virar sabão em pó, ok?!

CAIXA CULTURAL | AV. ALMIRANTE BARROSO, 25 | CENTRO | tel. 2544-4080

Gostaram?

Beijos,

Mandy e Gabi

9 comments

  1. Gosto muito do trabalho dele. Morei em NY por um tempinho e alugava um apartamento cujo dono era um artista que ia passar uma temporada nos Hamptons, então ele alugou o apartamento com tudo dentro, e ele tinha um pedaço de madeira que ele arrancou da parede de um nightclub famoso de NY que ia fechar as portas e ser demolido, e esse pedaço que ele arrancou tinha um bebê desenhado pelo Haring, provavelmente antes de virar um ícone da obra dele, bem legal.

  2. Amei o seu blog!Não conhecia porém percebi que vc é muito informada!
    Ótima matéria sobre essa grande artista!E fiquei feliz por ter uma exposição aqui no Rio em breve!É uma ótima oportunidade para todos conhecer a sua obra e sua vida!Vale a pena!

  3. Vem um mane e faz uns rabiscos e as pessoas chamam de arte bando de burro babador de ovos.

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!