"I'M NOT THE ORIGINAL" EM JOGO!

Os dias das Birkins de moletom na 284 estão contados. A marca foi impedida pelo grupo Hermès a produzir, importar, exportar, manter em depósito e comercializar…

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Os dias das Birkins de moletom na 284 estão contados. A marca foi impedida pelo grupo Hermès a produzir, importar, exportar, manter em depósito e comercializar a bolsa!

Segundo o juiz João Omar Marçura, “a existência no mercado de réplica de sua prestigiada bolsa, comercializada pela autora reconvinda, diferenciada apenas pelo material de confecção empregado, por certo poderá trazer danos à ré reconvinte, causando confusão entre os produtos postos no comércio e prejudicando a reputação desta“.”

“A bolsa modelo Birkin elaborada pela ré reconvinte é ícone do alto luxo, situação mantida não somente por seu prestígio, mas também pelo elevado preço e pela dificuldade de aquisição imediata.

É um bem de consumo para poucas privilegiadas, que reflete um design criativo de sucesso e anos de investimento na divulgação da bolsa e em seu posicionamento estratégico de mercado.

A autora reconvinda, sem nenhum esforço de originalidade, aufere rendimentos à custa do desempenho alheio, ao produzir bolsa idêntica à prestigiada Birkin. E o fato haver a ressalva, em destaque, de que não se trata do modelo original, pela utilização da marca “I’m not the original”, não tem o condão de revestir de legitimidade sua conduta, pois mais do que os outros modelos de bolsa mencionados pela autora em sua petição inicial, a bolsa por ela produzida remete o consumidor imediatamente à imagem do produto original.”


E aí, vocês concordam ou acham exagero? Será que a Balenciaga e a Céline vão fazer o mesmo depois dessa? hahaha

Quem quiser conferir a matéria inteira, é só clicar aqui.

Beijos,

Mandy e Gabi

31 comments

  1. Acho mto foda isso, pq tipo era nosso modo de conseguir ter um pedacinho desse mundo luxuoso, e agora tiram isso da gente ????
    Não sou a favor !!!

    1. Amanda, infelizmente o argumento é justamente esse. Nós da plebe nao temos o direito de ter pedacinho algum. A ideologia do consumo de produtos classe A++ é justamente esse. São produtos exclusivos aos quais poucos tem acesso. É isso que faz deles objetos tão desejados. A Louis Vuitton anda passando por uma crise por conta da “banalização” e “preços acessiveis”. Nao concordo com essa ideologia pelo simples fato de nao ser de tal classe A++, mas infelizmente o mundo é assim e do ponto de vista deles faz todo o sentido do mundo

  2. Acho mais que certo!! Sempre defendi que a diferença entre a 284 com suas bolsas moletom e seus sapatos de sola vermelha e os chineses das feiras de cada cidade (Galeria pajé, feira do paraguai ou chinatown) é o dinheiro e a publicidade. 284 por estar ligada à Daslu (se não me engano é das filhas da dona) se acham no direito de copiar o que quiserem e transformar isso em hype. Pra mim se chama falsificação tanto quanto a dos chineses..
    Sem contar que, por mais que nao concorde muito, o argumento de artigo-de-luxo-popularizado é bem válido do ponto de vista de quem produz/compra as originais.
    Espero nao ter soado meio agressiva hahhahaa
    :*

  3. O luxo de se ter um Birkin é a exclusividade! A tradição da casa, o trabalho de aperfeiçoamento do modelo antes dela ser lançada, o material de alta qualidade, a produção a mão e extremamente caprichosa, além de preço.
    Agora, um bando de patricinha acha quer fazer “negócio de moda” sem ter trabalho nenhum…dá nessa vergonha aí.
    Isso é a prova que dinheiro n traz sucesso, pq precisaram usurpar o trabalho alheio pra conseguir alguma coisa.
    E tenho mais pena de quem compra uma bolsa CARA de moletom (vai ficar cheio de bolinha, vai encardir) iludida por meia duzia de blog marketeiro, onde as autoras são amiguinhas de quem produz isso.
    Se esse tempo, dinheiro e esforço de trabalho fossem investidos em real criação de moda, o Brasil teria o destaque maior e por merecimento.

  4. Concordo super com a Cah aí em cima! Tava mais do que na hora de alguém processar. Sinceramente, a bolsa não era nem uma “inspired” (que eu já acho absurdo porque na maioria das vezes a “inspired” é cópia descarada mesmo), era uma versão da original em material diferente, e só porque nem todo mundo pode ter uma Birkin isso não quer dizer que o modelo devesse ser avacalhado em moleton pra qualquer menina de classe média alta comprar (porque o preço não é exatamente acessível, também – não deixa de ser um artigo de luxo pros padrões brasileiros). As pessoas se recusam a entender que design e construção de marca são coisas que levam muito trabalho e investimento. Uma Birkin é uma Birkin porque a Hermés conseguiu contruir um porduto e o vinculou a uma imagem que sobreviveu , forte, durante vários anos. Se eles chegaram nessa fatia super privilegiada do mercado, é porque alguma coisa fizeram certo. Do mesmo jeito que a Louis Vuitton, que é uma marca de anos de tradição, que agora a gente vê alguém na rua usando e pensa “putz, que cafona, ou essa bolsa é fake ou essa pessoa carregando é uma deslumbrada com marido rico”. Sei que é grosseiro, mas sinceramente, no Rio de Janeiro é isso que a marca representa hoje em dia. São anos de construção de uma marca incrível estragados por cópias. Então minha opinião é que sinto muito, fahionistas, mas nada justifica a cópia não-autorizada…

    1. E concordo super com a Yasmin também! Que preguiça que as marcas têm de criar algo novo, com identidade própria… Tanta coisa boa pra ser criada aqui, se apenas as marcas pararem com essa filosofia de dinheiro fácil e rápido e começarem a investir em coisas mais duradouras…

    2. Concordo totalmente!! Acho um absurdo copiarem descaradamente o modelo, e ainda acharem que estão certos!! O que a Hermés gastou em designers, propaganda, estudos, não pode ser simplesmente desconsiderado. Mas como falaram acima, não acho que o fundamento principal da decisão seja a exclusividade do produto, mas sim a cópia de um design de outra marca.

  5. ao copiar a bolsa, estão copiando um trabalho de design sem que a pessoa que projetou tal bolsa receba nada por isso. Concordo em 100% com o processo. É igual ao caso das ilustrações que foram usadas em camisetas em lojas de departamaneto por aqui, sem o contato e a permissão do ilustrador, Nesse caso todo mundo ficou do lado dos ilustradores e não entendo porque aqui não concordam com o processo. Eu não posso ter uma Birkin, mas isso não me dá o direito de roubar o trabalho de alguem. A cópia da 284 é mais do que os solados vermelhos chineses que uma outra pessoa citou acima. As solas vermelhas são apenas um detalhe que remetem a um outro produto. Não é uma louboutin identica a um modelo existente, só feita em outro material.

  6. Olá,concordo plenamente a ação do processo que a Hermès esta fazendo contra a loja 284,se alguém gostaria de entender o porque dos preços das marcas de alto luxo,veja o meu blog e irá ver um filme chamado Signe Chanel,neste videos mostra todo um processo de criação e desenvolvimento de uma coleção de alta costura e verão o porque dos seus valores e também explica como é feito uma coleção de alta costura(texto).

    Só para reforçar a idéia das meninas que concordo ao respeito da falta de criatividade na moda brasileira,vejam este texto-http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-9/coisas-da-moda/copiaimitaplagiaroupa-nova/
    Espero que gostem do meu blog.
    Bjs
    Hanna K.S

  7. Concordo com o processo. Se querem ganhar fazendo cópia, deveriam no mínimo pagar algum tipo de royaltie, isso não deixa de ser pirataria, e eu sou totalmente contra! Meu namorado é designer de games, eu sei a merda que a pirataria faz, a pessoa leva anos fazendo algo novo, criando e isso não é pra qualquer um! E aí vem um aí e copia na maior cara lavada? Totalmente injusto com certeza! Mas claro, não concordo com os preços absurdos de algumas coisas… E com os impostos rídiculos do nosso país! Mas pirataria não faz as coisas se equilibrarem, então bem feito pra 284!

  8. Eu não concorcordo com processo nenhum! Por acaso alguém aqui tem U$ 15,000 para dar em uma bolsa? Duvido!!!!
    Quando você usa uma inspired é óbvio que você sabe o que está fazendo e ninguem que olha uma birkin de moletom acha que ela é verdadeira. Então processar para que?
    A 284 assme uma cópia, ou como preferem chamar uma “homenagem”… a pessoas que condenam essa atitude acabam comprando as outras inspirações de outras marcas que trocam a alça ou a ferragem e assumem a criação. Uma coisa é copiar uma speedy ( que custa U$ 700) ou uma marc by marc ( que custa U$500) trocam uma ferragenzinha ou outra e você acha que está comprando uma super bolsa por 700 reais… copiar uma bolsa ícone que custa mais de 5 dígitos e vender como uma brincadeira não faz mal a ninguem, e nem de longe pode prejudicar a Hermés. A cliente Hermés não sabe nem o que é 284 e vice-versa.

    1. É errado sim, vc pode fazer a escolha de comprar uma falsificada com uma etiqueta de “grife”, mas a Hermé não pode parar o prejuízo causado à imagem dela, pq isso banaliza a marca e o modelo em questão. A prova disso é o caso das LV que falaram aí em cima, hoje todo mundo acha que é brega e coisa de “novo rico”.

  9. Sempre achei errado eles se aproveitarem de toda imagem da Hermès pra vender. Masssssssss, pra gente é ótimo, né? hahahaa

  10. Concordo com a Priscilla. Até parece que alguém com poder financeiro para tal deixa de comprar uma birkin original para comprar uma birkin 284 hahahaah.
    Quanto às criticas em relação a pessoas que andam com bolsas acima dos três dígitos, sinceramente, me soa como preconceito puro e eu desprezo qualquer tipo de preconceito. A verdade é que ninguem tem nada a ver com o quintal do vizinho e se ele tem dinheiro suficiente para limpar a bunda com notas de cem dólares o problema não é nosso.

  11. Eu concordo com o processo. O que a 284 fez foi uma PIRATARIA DE LUXO…
    Para as meninas que não concordam, qual seria a posição de vocês se vissem um trabalho que vocês demoram meses para criar e desenvolver sendo descaradamente copiado? Sem mudar nem mesmo o nome? Se aproveitando do prestigio que vocês conseguiram ao longo de anos de trabalho? Acho que não iriam gostar…
    O fato da Birkin custar tão caro é pra corresponder à proposta que a marca (Hermes) tem.. Eles criam artigos de alto luxo, para pouquissimas pessoas comprarem pois estas pessoas querem exclusividade e elas podem pagar por isso.. Desculpem quem nao concorda e questiona se alguem aqui teria 15.000 pra dar numa bolsa.. A bolsa não foi desenvolvida para reles mortais de classe média.. Todo o conceito, trabalho e investimento depositado no desenvolvimento desta e de outras bolsas/marcas foi dedicado à pessoas que podem e querem pagar pelo luxo e exclusividade..
    Fora que eu, no papel de desenvolvedora de um produto destes, me sentiria ofendida com tanta cópia barata e mal feita que vemos por ai… Não duvido que com qualquer um seria diferente..
    Bjs, Carol.

  12. Oi Amanda, tudo bem?
    Conheci você no dia da festa do Fashionismo e da Avena.
    Sou advogada e do ponto de vista jurídico a decisão está corretíssima.
    Bjo grande

  13. Uau!
    Bem, eu concordo, né? É ótimo a gente poder ter acesso a réplicas (bem feitas e de bom gosto – o que na minha opinião diferencia a 284 de Chinatown), mas a real é que existe sim uma questão de direito autoral aí nesse meio… Fora o fato, que todas já falaram, tira o prestígio da bolsa que a casa passou ANOS pra construir.
    Não sei se esse é o futuro, do “fast fashion”, descartável… Não sei se teremos no futuro itens com tanta história e prestígio como uma Birkin… Mas acho que a autoridade intelectual do artista/ designer deve ser preservada!
    E enfim: vamos garantir as nossas JÁ, en quanto é tempo! :)
    bjo,
    Dani

  14. Eu não vejo a diferença entre a 284 e a 25 de março.. as duas copiam as bolsas na cara dura! a diferença é que a 284 fingi que é uma brincadeira (muito lucrativa pra elas né?!) colocando o slogan de não ser original (mas o preço não é o valor do metro do moletom!) elas criaram uma identidade as custas de outra marca! Pra mim não tem nada mais baixo no mundo fashion do que isso! “Conhece a 284? não.. aquela que faz as birkins de moleton” é falta de capacidade, de criatividade! nada mais justo do que pagar por isso como a mãe delas pagou! Copia é crime, e se os pobres da 25 tem que pagar, as riquinhas da Oscar freire não?

  15. Só me lembro da De Chanel na Laje prevendo isso a meses atrás……

  16. réplica = falsificação.
    se vc fala q eh da 25 de março, n pode… se é na daslu, pode. isso é prova q no brasil vc só precisa de dinheiro pra convecer as pessoas.

  17. Que rídicula a atitude da Hèrmes. Alguém avisa para eles que a Feira Hippie de Ipanema tá cheia de cópias da Birkin.

  18. Olá minha esposa amou seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilimine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

  19. Acho babaquice. Tem que processar as que falsificam, não as que fazem inspired.

  20. Bom, acho hipocrisia chegar aqui e meter o malho na 284 e ir na 25 de março e comprar uma falsificada. Se a pessoa quer ser politicamente correta e não concorda com a 284, não pegue seu dinheiro pra comprar uma na 25. Só isso que queria falar.

  21. O mais legal é ler este trecho: “A autora reconvinda, sem nenhum esforço de originalidade, aufere rendimentos à custa do desempenho alheio, ao produzir bolsa idêntica à prestigiada Birkin.” E pensar que eu iria comprar uma…não vou não. Quem puder, invista em produto nacional mesmo e ajude a dar emprego pra quem precisa e movimentar nossa economia, ok?

    Adoro este site, pena que ainda não ganhei em nenhum sorteio :(

  22. Acho certíssimo! Se todas as marcas famosas fizessem isso, forçariam as marcas menores a aprimorarem o design. Nada contra inspiração: pegar um modelo em alta e adaptá-lo ao estilo da marca, buscar referências… mas igualzinho acho muito feio. O pior é que o que mais vemos por aí são peças cópias de outras com preços exorbitantes em lojas prestigiadas aqui no Brasil.

  23. Cheguei dois anos atrasada no post, mas ta valendo… Significa, pelo menos, que alguem esta de olho nos arquivos e essa discussao toooda ai em cima nao deixa de continuar sendo MUITO atual.

    Nao vou dar minha posicao, mas vou apenas perguntar o seguinte: porque sustentar de forma tao boba o desejo por um artigo de luxo, se voce nao tem condicao de obte-lo? ter uma copia seignifica se aproximar daquele padrao de consumo, social, cultural, etc, blablabla? Eu acho tanto a ‘copia’ proclamada quanto as tais producoes ironicamente chamadas ‘inspired’ uma tristeza so. Porque? Porque ela te tole da possibilidade de encontrar produtos muito mais bacanas, de boa qualidade e, especialmente, principalmente, dotados de inspiracao criativa.
    E, bom, sempre que vejo alguem usando copia ou peca inspired eu sinto uma tristeza, pra nao dizer outra coisa…

    1. Ahhh, claro, desde quando ter uma copia e’ o mesmo que ter acesso aquele produto X?? Enfim, logica sem cabimento…

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