dez 07, 2012 | Por Mandy em Beauté, Cabelos, Dicas

MEU CABELO X ÁGUA QUENTE

De uns tempos pra cá eu (Gabi) notei que meu cabelo estava super ressecado e com as pontas meio espigadas. Apesar de ser bem disciplinada em relação à minha rotina capilar, felizmente, o dito cujo nunca me deu muito trabalho – até hoje. Demorei um tempo, mas descobri a raíz (han!) do problema: a água quente!

Tudo começou porque a minha casa está em obras e acabei tendo que trocar de banheiro temporariamente. No novo chuveiro ocorre o velho problema termostático de água gelada ou fervente e, entre as duas opções, eu fico com a segunda. A longo prazo, as pontas se deterioraram. Há algumas semanas comecei a compensar com todo um arsenal de óleos e leave-ins, além de ter feito o tratamento da Kérastase. Todas as medidas ajudaram bastante, mas os fios ainda não voltaram a ser como na foto aí do lado…

A moral da história é que, por mais que você use os melhores produtos, algo pequeno como a temperatura pode fazer todo seu esforço entrar pelo ralo (han! [2]). Por mais boba que pareça, a dica da vovó de enxaguar o cabelo com água fria no fim do banho para dar brilho é um dos melhores truques que aprendi até hoje. Faz sentido que o inverso faça mal aos fios…

Então, se você compartilha esse mau hábito, pode ser que seu cabelo esteja sofrendo as consequências! Talvez até a sua pele… Vale reconsiderar!

Mais alguém já passou por isso?

Beijos,
Mandy e Gabi

Você também pode gostar
Comentários
  1. Isa Nascimento • dez 07, 2012 - 10:19

    Gabi,
    nunca tinha reparado nisso o meu cabelo. Mas já tinha ouvido falar que água frio faz bem para pele e cabelo. Vou fazer uma exepriência lavando só o cabelo (pq banho frio não dá! hehe) com água fria para ver se faz muita diferença.
    Beijos!

    • Mandy e Gabi • dez 07, 2012 - 18:23

      Oi Isa!
      Eu também não consigo banho frio… Mas no final do banho, faz isso só no cabelo!
      Vale a pena! ;)
      Beijosss G.

  2. Ju • dez 07, 2012 - 13:10

    Gabi,
    Já passei pela mesma situação e no meu caso ainda dei um upgrade que vale a pena experimentar: Esse último enxague de água fria, faça com água fria mineral!! No meu caso, antes de entrar no banho pego uma garrafinha (já destinada para isso) e encho com água gelada do filtro (aquela de casa que bebemos msm), e quando termino meu banho jogo tudo no cabelo, faz muita diferença!!!
    Bjs

    • Mandy e Gabi • dez 07, 2012 - 18:21

      Oi Ju!
      Já tive que fazer esse último enxágue com água filtrada em londres!
      Lá tem muito calcário, então eu filtrava uma garrafa e levava pro chuveiro, rs.
      Só que eu esquentava, porque era muito frio… Então não ajudava muito!
      A dica é ótima mesmo! :)
      Beijosss

  3. Mirella • dez 07, 2012 - 14:07

    Eu percebo que a minha raiz fica muito mais oleosa quando lavo com água quente, é uma percepção MARCANTE, na hora do banho mesmo já dá pra reparar.
    Mas vou ver as pontas também se mudam alguma coisa

    Beijos meninas.

  4. Analu • dez 07, 2012 - 14:07

    Gabi,
    Passei por experiência parecida muito recentimente! Trocaram o meu chuveiro e ele agora só tem essas duas temperaturas: gelada ou fervente. Minha primeira opção sempre havia sido a fervente, até que por mais ou menos um mês fez um calor absurdo na minha cidade e eu comecei a tomar banho de água gelada. A melhora que eu senti na minha pele e cabelo foi tanta, mas tanta, que até hoje quando consigo tomo banho gelado.

    • Mandy e Gabi • dez 07, 2012 - 18:18

      Oi Analu!
      Aqui também tá um calor desgraçado!
      Pelo menos agora dá pra tomar um banho frio numa boa! :)
      Mas acho que essa é a única vantagem, rs.
      Beijosss

  5. Ariana • dez 07, 2012 - 14:52

    Cara… essa regra para mim é religiosa.
    Chego ao absurdo de tomar banho de cabeça para baixo (hun?)
    É enfio a cabeça na água gelada, higienizo, aplico a máscara, enluvo etc prendo com a piranha e tomo banho quente rsrsrs e for inverno, muitas vezes faço isso no tanque e depois vou para o banho.
    É como o creme mais caro do mundo….
    Meu cabelo é fino e com a água quente a ponta chega a estalar quando apertamos.
    Ótimo post, simples e providencial, pois em meio de tantos arsenais de beleza, esquecemos o básico!
    Beijinhos!

    • Mandy e Gabi • dez 07, 2012 - 18:15

      Oi Ariane!
      Hahahahaha… Adorei o banho de cabeça pra baixo!
      Eu faço o contrário: tomo o banho quente e só no final enxaguo com a água gelada – driblando as costas! rs
      Meu cabelo também é fino e também preciso tomar esses cuidados…
      Beijosss G.

  6. Renata • dez 07, 2012 - 16:22

    Meninas:

    Tenho uma amiga há vinte anos e sua linda mamãe tem a mesma cara desde que a conheci!!!!! pulou de 55 para 75 com uma pele incrível! Tive que perguntar pra ela qual o creme que usava, e ela, foi criada em Petrópolis (Região Serrana do Rio de Janeiro) e Poços de Caldas- MG, lugares que pode fazer muito frio, me disse bem faceira: uso filtro-solar e TOMO BANHO SÓ COM ÁGUA FRIA DESDE CRIANÇA!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Gente, não imito, mas nunca vou me esquecer dessa dica. Aproveito quando estou com muito calor pra abrir só a agua fria, sempre que posso e nunca mais lavei meu rosto com agua quente ou morna!!! O cabelo agradece também, lógico!

    • Mandy e Gabi • dez 07, 2012 - 18:12

      Oi Renata!
      Que coragem!!! Hahahaha…
      Eu não conseguiria! Nas poucas vezes em que eu precisei, foi um parto tomar banho gelado no frio. O rosto eu já lavo com água fria e isso é o melhor que eu consigo fazer, rs.
      Mas pelo menos no verão vou fazer um esforço! :)
      Já o filtro solar, indispensável!!
      Beijosss G.

    • Letícia • dez 10, 2012 - 21:54

      Ano passado, o aquecedor da minha casa quebrou e levamos duas semanas e três técnicos para descobrir o problemas e outra semana para achar a peça quebrada… Ou seja, quase um mês de água fria!! Resultado: pele mais firme (principalmente do rosto), cabelo melhor e mais macio (e olha que meu cabelo é alisado) e nenhuma corisa!! No inverno não dá, mas até hoje tento vencer a preguiça e tomar banho frio!!
      Bjs,
      Letícia

  7. Camila Fleury • dez 07, 2012 - 20:06

    Eu sofro com os efeitos da água quente de 2 formas: deixa minha raíz oleosa – produz caspa mesmo tendo acabado de lavar o cabelo – e resseca as pontas. Resultado: cabelo pirâmide! Hahahaha

    Ainda que eu não enxergue esse efeito de brilho por causa da água gelada, acho a sensação mais agradável pro couro de uma forma geral – excluindo-se quando o tempo tá frio e é impossível não tomar banho quente.

  8. Carol • dez 08, 2012 - 02:11

    Oi meninas!
    Esse post veio na hora certa!
    Me mudei a um tempo pra Curitiba e acabei acostumando a tomar banho quente (qdo morava no RJ isso não era tão normal).
    Esses dias estava até comentando com meu marido que iria cortar o cabelo pq estava com essa mesma sensação nas pontas (mesmo tentando todos os truques de leave in, reparadores e até um pouco de moroccanoil), mas o fato da água nunca havia passado pela minha mente!!! Vou colocar em prática já! bjss

    • Mandy e Gabi • dez 08, 2012 - 03:12

      Oi Carol!
      Pois é… Pode ser a água sim!
      Também levei um tempo para fazer a associação, mas agora tenho certeza! rs
      Tenta fazer a troca no verão e vê se faz diferença nos próximos meses…
      Não sei se dá para recuperar as pontas que já estiverem muito danificadas, mas pelo menos pode salvar as próximas! :)
      Beijosss G.

  9. Ana Caroline Amaral Marques • dez 08, 2012 - 11:37

    Infelizmente sempre aconteceu comigo,sempre gostei de água muito quente, e ate eu chegar na adolescência e QUERER descobrir o porquê do meu cabelo sempre estar tão feio eu o lavava no chuveiro na água torrando,hoje em dia só lavo no tanque (coisas da vovó).Ainda tomo banho na água quente,mas não tão quente como antes e só quando esta frio.Hoje meu cabelo é minha parte preferida do corpo.

  10. Raquel Bessa • dez 08, 2012 - 14:21

    não gosto de banho quente (até pq minha cidade é calor o ano INTEIRO) e meu cabelo é bastante brilhante… mas quando fui pro sul e tinha que tomar o banho quente, passei só uma semana, não reparei mto no cabelo pq sempre prendia, mas a pele tava um lixo…
    Post bem na hora mesmo!! Quem tá esperando o inverno já se prepara…
    Beijos, Gaby :*

  11. Polyana • dez 10, 2012 - 18:18

    Não me atrevo nem a escontar agua morna na minha juba, dirá quente rs.. mas para não ter que tomar banho de agua fria , o jeito que descolei foi enfiar a cabeça embaixo do tanto mesmo,consigo lavar normalmente ele desse jeito , é uma dica pra quem nao gosta de agua fria do chuveiro .

    bjos

  12. Polyana • dez 10, 2012 - 18:18

    Não me atrevo nem a encostar agua morna na minha juba, dirá quente rs.. mas para não ter que tomar banho de agua fria , o jeito que descolei foi enfiar a cabeça embaixo do tanque mesmo,consigo lavar normalmente ele desse jeito , é uma dica pra quem nao gosta de agua fria do chuveiro .

    bjos

  13. Juliana • dez 13, 2012 - 17:29

    Eu moro no Rio Grande do Sul e é praticamente impossível tomar banho frio boa parte do ano rss. Meu cabelo é bem cheio de frizz, me incomoda bastante.
    Mas eu estou escrevendo apenas para compartilhar uma experiência de que Não é somente a água quente que pode prejudicar o cabelo, e sim simplesmente a água ruim. Eu morei em Fortaleza/CE por 3 anos e meu cabelo ficou tão ruim, mas tão ruim que se quebrava todo só de passar a escova. Esse cabelo ai da foto está bonito perto do que o meu ficou. Isso aconteceu por causa da água que tem muito cloro ou muito alguma coisa que não lembro mais (me explicaram na época). Não se pode nem tomar a água da torneira lá. Somente água mineral. Claro que eu tomava banho fresquinho pq o clima em Fortaleza é ótimo o ano todo. Mas a “composição” da água, mesmo fria, pode ser muito pior do que a água quente, quando é boa.

  14. mai lopes • jan 24, 2013 - 16:55

    ah meu cabelo não se da bem mesmo com agua quente,ele fica aspero,com frizz da de parecer que resseca na hora,então lavo mesmo no tanque com agua fria,da outra vida!

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 23:25

      Faz muita diferença mesmo Mai!
      Até vale a pena lavar no tanque, rs…
      Beijosss

Voltar para o topo!