out 16, 2013 | Por Mandy em Beauté, Cabelos

LAVAR O CABELO TODO DIA É BOM OU RUIM?

Imagino que vocês devem estar pensando: claro que é péssimo! Certo? Pois é… Mas na semana passada eu (Gabi) me deparei com um post no Refinery29, contendo uma entrevista do tricologista Stephen D. Pullan que parece defender o contrário. Pessoalmente, espero muito que ele esteja errado, mas sei que muitas das minhas amigas – e de vocês – vão dar pulos de alegria com o que ele disse:

lavar-o-cabelo-todo-dia-bom-ruim-rotina-shampoo-

A foto do gato mais triste do mundo (que sempre me faz gargalhar e acho que o mundo precisa conhecer) já sugere como eu me sinto a respeito disso. Aliás, acho que nem concordo muito com o que estão pregando mas, o instituto Philip Kingsley, onde trabalha Stephen Pullan, tem algumas teorias bem interessantes. Uma delas diz que o seu couro cabeludo é como o seu rosto e que você não ficaria um dia inteiro sem limpá-lo. Ao cuidar do escalpo, você está eliminando células mortas, transpiração e aumentando a circulação. Do contrário, você está criando um ambiente próspero para bactérias. Eca!Outro ponto é que a oleosidade natural do cabelo só ajudaria mesmo nas pontas e que lá a gente pode usar outros óleos.

Francamente, eu sempre achei que a gente deveria espaçar ao máximo as lavagens e acho que meus fios ficam muito mais ressecados molhando diariamente. Até porque shampoo todo dia, agride mesmo! Além disso, meu cabelo leva um dia inteiro para secar… Se eu adotar essa rotina, vou passar a vida com o dito cujo molhado. Mas, olhando pelo ponto de vista do escalpo, dá para entender o que ele quis dizer.

Apesar de compreender os argumentos, não existe a menor possibilidade de eu aderir a esse sistema. Minhas pontas não aguentariam a carga dobrada de água e shampoo… Vou manter o tal “dia sim, dia não“. Pelo menos quem malha todo dia ou tem raíz oleosa e acaba lavando sempre já pode respirar aliviada! ;)

E vocês? O que acham?

Beijos,
Mandy e Gabi

Você também pode gostar
Comentários
  1. Silmara Araújo • out 16, 2013 - 23:47

    Olha, só de imaginar que cabelo “sujinho” faz bem, bate uma ceceirinha, hahaha! Meu cabelo é muuuuuuito fininho e oleoso, não consigo passar mais de um dia sem lavá-lo. Principalmente se eu suar. Eu o lavo todo dia e enxáguo com shampoo duas vezes. Ele nunca ficou ressecado, embora não seja das mais cuidadosas, de vez em quando faço uma hidratação nas pontas. Sobre a lavagem do cabelo, o que aprendi foi a não esfregar as pontas, só deixar o shampoo escorrer já é o suficiente! :D

    Beijos, meninas!

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:20

      Hahahahaha… Também tenho nervoso!
      Mas acho que um diazinho de intervalo, no meu cabelo, dá certo numa boa! rs
      Beijosss G.

  2. Paty • out 16, 2013 - 23:49

    Acho nojento aquele cabelo q vc ve q não tá lavado!

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:19

      Concordo… Mas nem todos ficam assim tão rápido né?
      Acho que o meu segura um dia de intervalo numa boa! :)
      Beijosss G.

  3. Ana Beatriz Martin • out 17, 2013 - 12:47

    Adorei!
    Vejam meu blog: glamforfashion.blogspot.com.br

  4. Joana Peixoto • out 17, 2013 - 14:08

    Engraçado que eu sempre fui adepta do dia sim e confesso: vários dias não. mas desde que comecei a lavar todos os dias, meu cabelo ficou muuuito mais bonito, macio e sedoso! ultimamente tá todo mundo elogiando! não sei se é o shampoo novo (rs) ou o fato de lavar todos os dias… mas é ótimo que eu esteja me dando bem com a lavagem diária! porque ficar com cabelo sujo de suor de academia não dá! haha

  5. Joana Peixoto • out 17, 2013 - 14:10

    ops. eu ia falar “desde que eu comecei a malhar, lavo todos os dias”, e misturei tudo numa coisa só. hehe beijos

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:17

      Hahahaha… Que bom Joana!
      Mas, por via das dúvidas, que shampoo é esse? rs
      Beijosss G.

      • Joana Peixoto • out 18, 2013 - 12:11

        é o coconut milk da organix! é maravilhosooo e tem um cheirinho delicioso, um dos melhores que já usei!! recomendo rs

        • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 17:37

          Opa! Vou procurar!!! :)
          Thanksss <3
          Beijosss G.

  6. Dani • out 17, 2013 - 18:42

    Gente, mas o meu cabelo demora horrores pra secar. Se eu tivesse que lavar todo dia, seria uma manhã inteira só pra fazer isso. E não me animo em acordar às 6h, não :) Como ele não é nada oleoso, aguenta dois dias sem lavar. Sei que para cabelos oleosos isso é impensável. Por isso acho que cada caso é um caso, né?

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:15

      Com certeza Dani!
      Meu cabelo não seca nunca também…
      Lavar todo dia é impensável! rs
      Beijosss G.

  7. Mariana Castela • out 17, 2013 - 19:42

    tô super com a menina ali que no dia que eu lavo, tá uó; no segundo, melhora; no terceiro, tá show ! .. mas tô tentando manter uma rotina de academia que não tá dando pra eu + meu cabelo = amor ..
    mas é a vida né ? melhor ser sarada e pagar mais salão ! hahaha

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:14

      HAHAHAHAHA… Adorei a matemática do cabelo!
      Mas malhando todo dia, a matemática vai pro buraco, rs.
      Aliás, uma injustiça isso. A gente fica sarada, mas descabelada.
      Se estiver sarada e de cabelo lindo, fica pobre! Que vida! hahaha
      Beijosss G.

  8. Fernanda • out 17, 2013 - 20:38

    Lavo todo santo dia! Faço atividade física e suo, muito! Se não lavar não rola ficar perto de mim, do tipo nem eu me aguentaria, né!? kkkkkkkkkkkkk

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:12

      Hahahahaa… Sim, por favor!!! rs
      Quem malha todo dia, merece um shampoo todo dia. :)
      Beijosss G.

  9. Jo • out 17, 2013 - 22:21

    A verdade é que cada caso é um caso.

    O couro cabeludo diferentemente da pele não seca com a mesma rapidez. Nem pega a mesma quantidade de poeira. Temos que lembrar que entre o couro e o ambiente externo existe uma camada de cabelo.

    Eu acho que em condições normais de temperatura e pressão, tanto faz lavar o cabelo todo dia ou não. No entanto, no caso da minha mãe, os dermatologistas recomendaram ela lavar o cabelo NO MÁXIMO dia sim e dia não, pois o couro cabeludo, se não secar direito, mofa os bulbos e daí vem a famosa queda de cabelo da raiz. O meu caso já é um pouco diferente. Eu tenho psoríase no couro cabeludo e uso shampos manipulados para tratar. Aí, no meu caso, já é preferível lavar todo dia.

    A verdade é que só uma pessoa especializada no assunto vai poder dizer o que é melhor pra você. Depois de alguns exames e testes você vai definir o que é vai te fazer bem.

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:11

      “Cada caso é um caso” é a melhor resposta! rs
      Também acredito nisso… ;)
      Beijosss G.

  10. Letícia • out 17, 2013 - 23:58

    Não tenho nenhuma espécie de conhecimento técnico pra falar, mas meu cabelo é desse tipo muito cheio, que demora o dia todo pra secar ou mais ou menos 45min debaixo do secador. Sempre lavei dia sim dia não, mas daquele jeito 2a de noite/4a de manhã, mais que isso não dá, fica sujo mesmo. Daí tava caindo muito meu cabelo e eu tive que passar shampoo especial e lavar todos os dias. Agora acho que apesar da imensa preguiça vou virar adepta, porque a saúde/brilho do cabelo melhorou MUITO na raiz, mesmo voltando a usar shampoo normal. De verdade, fez diferença na minha vida. E não senti o cabelo ressecado nem nada não – mas eu não uso nenhum produto fora shampoo (nem condicionador, e babyliss e secador tipo uma vez por década, sem fixador). Agora, essa coisa de não lavar o cabelo e só lavar o couro cabeludo pra mim é uma mentira. Eu passo duas levas de shampoo, a da cabeça e a do cabelo, porque se não fizer isso saio do banho com o cabelo melado, sujo e sem brilho, de verdade.

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:10

      Acho que o conhecimento técnico é importante, mas no fim das contas, cada uma sabe o que funciona pra si! rs
      O jeito é absorver as dicas para experimentar e ver no que dá…
      No nosso caso que o cabelo simplesmente não seca, acho que não compensa lavar todo dia!
      Mas eu acredito na história que você contou. :)
      Beijosss G.

  11. Raquel Bessa • out 18, 2013 - 00:02

    com certeza, cada caso é um caso!
    No meu, por exemplo, se não lavar todo dia, não funciona :p cabelo cacheado demais… aí dormir, desmancha e assanha todo ! ^^
    sobre a qualidade do cabelo, acho q varia do shampoo tb! eu me dou super-bem com o elseve de cachos e com o pantene, mas todos os dias eu LAVO mesmo, com shampoo E condicionador; e duas vezes na semana, hidratação com ampola ou creme de hidratação.
    saudadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeees <3 :)

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 02:07

      Raquel!!!
      Tudo bem lindona?
      Cabelo cacheado, cuidado redobrado!!! rs
      Também me dou super bem com esses shampooos… Acho que são bons mesmo! ;)
      Mas, no meu caso, só dia sim, dia não! haha
      Beijosss G.

  12. Camila Valgas • out 18, 2013 - 09:25

    Eu lavo o cabelo todos os dias e fiquei super feliz! haha Meu cabelo é muito oleoso e fica uma “eca” se eu não lavo. Mas queria conseguir lavar menos, viu.. Beijo!

    http://www.vidasemsalto.com

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 17:21

      Que bom que agora você já pode lavar tranquila! rs
      Se eu tivesse raiz muito oleosa também faria isso… ;)
      Beijosss G.

  13. Michelle • out 18, 2013 - 10:09

    Bom, como tenho cabelo para duas cabeças, lavo tb dia sim, dia não. Como vc, Gabi, acho q meu cabelo segura bem esse intervalo.
    Lembro de uma amiga do colégio que não tomava banho sem lavar a cabeça, ou seja, lavava o cabelo, no mínimo, uma vez ao dia. Uma vez ela me contou que teve problema no couro cabeludo por causa desse hábito. Seu couro nunca estava seco e, não lembro bem, mas me parece que deu fungo. Eca duplo!!
    Acho que quem tem o cabelo muito fino e o couro mais oleoso, até rola lavar todo dia, mas pra quem tem muito cabelo (como eu), manter o couro sempre úmido é meio arriscado. Por isso vou continuar com minha rotina dia sim, dia não, pois vai muito bem, obrigada!! rs….

    • Mandy e Gabi • out 18, 2013 - 17:19

      Concordo plenamente Michelle!!!
      Vai de cada cabelo… rs.
      E acho que prefiro correr o risco com as bactérias do que com os fungos! hahahaha
      Que escolha terrível!
      Beijosss G.

  14. Ana • out 21, 2013 - 20:05

    Tenho muitos problemas com queda, e meu dermatologista recomendou justamente isso:? lavar todo dia, pra reduzir a queda.

    • Mandy e Gabi • out 22, 2013 - 00:30

      Faz o que ele disse Ana!
      O médico é sempre a maior autoridade!! rs
      Beijosss G.

  15. Daniela • abr 29, 2014 - 13:32

    Depende do cabelo. O meu graças a Deus seca rápido. É muito oleoso e vivo passando as mãos nele. Não tem jeito, lavo todo dia.

  16. […] cavernas, rs. Shampoo seco é a salvação! Odeio lavar o cabelo à toa, mesmo depois de escrever este post. Meu cabelo fica mais lindo no dia que eu não lavo. Mas às vezes (ou sempre) rola aquele brilho […]

  17. mayra • nov 11, 2015 - 16:42

    nossa! eu lavo ele 1 dia sim e 3 nao! ja vi dizer que assim e o melhor e acredito, meu cabelo ate cresce mas rápido. bjo

  18. mayra • nov 11, 2015 - 16:49

    nossa! eu lavo ele 1 dia sim e 3 nao! e hidrato 2 vezes por seman, poque to querendo fazer alisamento nos cabelo q ta cacheando, nao gosto de cachos. ai to querendo deixar eleas forte. bjo

Voltar para o topo!