jan 24, 2013 | Por Mandy em Por Aí

VIAJANDO COM SEU CACHORRO DE AVIÃO!

Ok, esse não é um post de estilo e muito menos de beleza, rs… É que quando eu (Mandy) coloco foto do meu Bulldog Francês, o Dumbo (coisa linda ˆ..ˆ), no instagram, sempre rolam perguntas de meninas querendo saber como fiz para trazer ele de NY para o Rio e agora para voltar com ele para os EUA. Então, resolvi fazer um post contando a minha experiência de viajar de avião com ele em vôo internacional. Foi meio complicado achar informações na internet sobre o assunto e, muitas vezes, a própria cia aérea não sabe informar, então espero que esse post seja útil para meninas que pretendem viajar com seus pets! ;) Já vou avisando que o post é loooongo!

VIAJANDO DE AVIAO COM SEU CACHORRO TAM VIAGEM INTERNACIONAL DUMBO DESPACHAR PORAO CABINE DOCUMENTOS BULLDOG INGLES COMO FUNCIONA BUROCRACIA

Eu e meu namorado compramos o Dumbo aqui nos EUA em Outubro de 2011. Eu sempre amei bulldogs franceses. Tenho uma certa paixão por cachorros de focinho achatado, rs.. tenho uma pug também, a Wendy (que fica no Brasil). Além disso, é uma raça ótima e boa para apartamentos pequenos, que é o nosso caso já que moramos em um studio. Quando chegou perto das férias de verão daqui do ano passado, comecei a pesquisar como fazia para levar o Dumbo com a gente de avião. Ele era menor naquela época, mas mesmo assim passou um pouco de 10kg, mas deixaram ele embarcar com a gente e nem falaram nada. Estava preocupada com a viagem, mas o Dumbo é muito quietinho, comportado e ficou as 10h de vôo dormindo no meu colo. Teoricamente não pode. O cachorro tem que ficar na malinha ou kennel embaixo da cadeira na frente da sua, mas fizeram vista grossa e ele voltou todo bonitão e fazendo sucesso no avião, rs.

ANTES DA VIAGEM

• Os documentos: Depende do país para onde você está viajando. Para vir e voltar dos EUA para o Brasil, você vai precisar de um Atestado Sanitário emitido pelo veterinário do seu cachorro. Este documento vale por 10 dias nos EUA e 5 dias no Brasil. Ou seja, você tem que tirar meio em cima da hora da viagem mesmo. Além disso, tem o CZI (Certificado Zoosanitário Internacional) emitido pelo Ministério da Agricultura de cada país. Geralmente, você tira no aeroporto mesmo. No caso dos EUA, é a USDA (U.S. Department of Agriculture), que fica perto do JFK e no Rio, é no Galeão (Desembarque no Terminal 1). Você vai precisar apresentar também a carteira de vacinação com a anti-rábica válida por mais de 30 dias e menos de 1 ano. Vale lembrar que essas exigências mudam muito de país para país, então confirme com  a cia aérea. Para a Europa, por exemplo, os cachorros precisam de chip e mais documentos além desses.

• Na cabine ou no porão?: Isso também varia de acordo com a cia aérea. As minhas experiências foram com a TAM. Para levar na cabine, o pet (gato ou cachorro) tem que pesar até 10kg (o kennel + o animal).  O kennel também tem uma medida máxima (36cm x 33cm x 25cm), já que tem que caber embaixo da cadeira da sua frente, mas pode ser daqueles durinhos ou de tecido (impermeável). Se o seu cachorro tiver mais de 10kg (ou for grande), tem que ir no porão. Eu tive as duas experiências com o Dumbo. Viemos de NY para o RJ na primeira vez com ele na cabine e foi bem tranquilo. Passamos as férias de 3 meses no Brasil e, quando voltamos, ele tinha crescido, ficou mais pesado e no dia que estávamos voltando para NY ele foi barrado pela TAM por 1kg de diferença. :/ Foi bem triste porque não estava esperando que ele fosse negado, já que viemos com ele e não tivemos problema. E, como não tínhamos o kennel de transporte para o porão (o nosso era de tecido e não pode despachar), ele não pôde viajar com a gente e teve que ficar 4 meses aqui no Brasil com a minha família. Para mim foi bem difícil, chorei antes na viagem, durante e alguns dias depois. Só ficava tranquila pois meus pais amam cachorro e sabia que o Dumbo estava em ótimas mãos! Tanto que foi difícil voltar com ele agora, rs… Queriam que eu deixasse ele. Passei um mês agora no Brasil e me programei para trazer ele no porão, para não ter erro. Compramos o kennel com antecedência para ele já ir acostumando. Depois de pesquisar um pouco, acabamos comprando esse da Gulliver porque achamos o mais seguro de todos. É um pouco mais caro que os outros, mas a qualidade é excelente. Deixamos a porta aberta para ele ficar bem à vontade. Demos muita sorte, pois o Dumbo adorou a casinha e passava horas lá dentro. Acostumamos ele a dormir alguns dias com a porta fechada também. Vale lembrar que algumas cias não transportam cachorros braquiocefálicos (com focinho achatado), como pugs, bulldogs inglêses e franceses, por exemplo (sei que a GOL não transporta). Essas raças tem mais dificuldade de respirar. Por isso também, a TAM exige que o kennel para eles tenha pelo menos 4 dos lados com furos (senão você pode fazer com uma furadeira mesmo). Se o seu cachorro for dessas raças e tiver bastante dificuldade de respirar, veja com o veterinário antes. Pode não ser uma boa viajar com ele no porão. Infelizmente, já li um caso de um pug que não aguentou. :( A minha pug certamente ficaria tão nervosa que teria falta de ar e não aguentaria também. Fiquei despreocupada com o Dumbo em relação a isso, porque ele é novo, magro, forte e respira bem. A própria veterinária disse que não teria problema. Ah, outra recomendação é tentar pegar voos diretos sempre que possível, para diminuir o tempo de viagem do seu pet.

• Como reservar?: Depois que você souber se vai levar seu pet na cabine ou no porão, o processo é o mesmo: ligar para a cia aérea e fazer a reserva (ou ir no próprio guichê). No meu caso, quando reservei a cabine com a TAM eles dão a confirmação na hora. Tem um limite de animais por aeronave. Se não me engano, são 2 por classe econômica e 2 por executiva. Já para o porão, tive que esperar 5 dias. Pelo que a atendente me falou, existem algumas exigências para despachar e, por isso, eles demoram uns dias para confirmar. Parece que algumas raças não podem viajar juntas, entre outras coisas.

• Quanto custa?: É cobrada uma taxa de R$ 90,00 (noventa reais) + (Peso do kennel e do animal multiplicado pelo correspondente a 0,5% da tarifa cheia, do trecho a ser voado). No meu caso, tanto o preço da cabine, quanto o do porão foram bem próximos. Os dois foram em torno de R$600,00.

NO DIA DA VIAGEM

• Preparativos: O recomendado, é que o animal coma até 4 horas antes da viagem, para não ficar enjoado e dar tempo dele fazer as necessidades antes de embarcar. As cias aéreas não recomendam sedar os pets, a não ser em ocasiões especiais receitadas pelo veterinário. Isso porque quando o efeito do sedativo acaba, especialmente em vôos longos, o animal acorda bem mais agitado do que antes. Além disso, as cias dizem que se tiver alguma emergência, o animal teria que estar consciente. Demos 2 comprimidos de Maracujina e 1 de Dramin B6 para o Dumbo na hora do check-in, como receitado pela veterinária. Esses são tranquilos e pode dar sem problema (pergunte antes pro vet, claro!). Assim, ele vai mais calmo e relaxado durante a viagem. Passeie bastante com o seu cachorro algumas horas antes para ele cansar e fazer as necessidades. Outra dica, é você colocar brinquedos que ele goste dentro do kennel e um cobertor ou roupa que tenha o seu cheiro. É bem importante colocar uma roupinha para o animal não ficar com frio.

• Na hora do check-in: Como você vai embarcar com um animal, é recomendado que chegue com 3 horas de antecedência mesmo. Eles conferem toda a papelada, fazem cópia, pesam o animal,… Demora um bocado, ainda mais se for no porão, por causa da burocracia. Quando estiver tudo ok, eles levam o animal para uma área separada, onde um funcionário vem buscar e leva direto para o porão. O compartimento onde as cargas vivas vão não fica junto com as malas, é uma outra parte do avião destinada somente a eles. O piloto, que fica sabendo se tem ou não animal na aerovane, controla toda a temperatura e pressão dessa área.

CHEGANDO NO DESTINO

• Onde pegar seu pet?: Geralmente, um funcionário da cia aérea ficará te esperando ao lado da esteira das malas acompanhando o kennel do seu pet. Você entrega o comprovante da “passagem” dele e pronto! Fiquei nervosa na fila de imigração pois ouvi o Dumbo latindo. A funcionária da TAM disse que ele estava quietinho, mas se agitou quando viu o movimento de pessoas saindo. Ele estava um pouco agitado mesmo quando o encontramos, mas logo se acalmou e voltou tranquilo no taxi e, chegando em casa, já estava brincando e todo contente.

• Apresentando os documentos: Tanto para cabine ou porão, assim que sair da imigração e pegar seu pet, você precisa ir a algum guichê ou sala do Ministério da Agricultura para apresentar os documentos novamente. No Brasil demorou um bocado e eles ficaram preenchendo vários papéis. Para entrar nos EUA foi bem mais prático e só pediram para mostrarmos o CZI e pronto.

Antes de viajar, verifique as exigências do país que você está indo, assim como da cia aérea que você vai viajar. Para algumas informações da TAM, tem esse link aqui. Essas infos foram das minhas experiências nesse trecho internacional, para vôos domésticos são outras requisições.

Bom meninas, espero que esse post sirva de ajuda para alguém, pois já passei por isso e sei como ficamos cheias de dúvidas, preocupadas e que é difícil achar informação. Tive que pesquisar muito (muito mesmo), ainda mais com cada atendendente falando uma coisa diferente, rs… Mas no final deu tudo certo e já estou aqui em NY com o Dumbinho do meu lado! :)

Gostaram?

Beijos,
Mandy e Gabi

UPDATE!!! MENINAS, SOUBE ESTA SEMANA QUE A TAM NAO TRANSPORTA MAIS CACHORROS BRAQUICEFÁLICOS (DE FOCINHO ACHATADO!) EM VOOS INTERNACIONAIS DESDE 15/07/2013! ESTOU ARRASADA POIS ESTAVA PLANAJENADO LEVAR O DUMBO COMIGO PARA FERIAS DE FINAL DE ANO NO BRASIL! :( :( JA TINHA ATE COMPRADO PASSAGEM E FEITO A RESERVA DELE! O DESPREPARO DOS FUNCIONARIOS EH TAO GRANDE QUE NEM ME FALARAM NADA NA HORA DA COMPRA, SOH QUANDO EU LIGUEI DEPOIS PARA CONFIRMAR A RESERVA! DA PARA ACREDITAR?! PELO QUE ME FALARAM, A UNICA QUE AINDA TRANSPORTA EH A COPA, QUE FAZ SEMPRE CONEXAO NO PANAMA! EH UMA PENA!! COMO VAMOS FAZER PARA TRANSPORTA-LOS COM CONFORTO AGORA?! 

Você também pode gostar
Comentários
  1. Carolina • jan 24, 2013 - 18:39

    Ai, graças a Deus, eu nunca precisei viajar de avião com os meus cães (tenho 6!). Mesmo que eles precisassem, todos têm menos de 10kg e iriam comigo – a ideia de eles irem no porão me apavora! Acho que ia ficar nervosa a viagem inteira! Mas precisei transportar a Lola, minha pinscher, quando vim buscá-la. Ela foi encomendada de Porto Alegre e, na época, eu morava no interior. Vim de carro, de carona, e voltei de ônibus. Foi bem tranquilo. Precisei de um atestado, da caixinha de transporte e menti que ela estava sedada (aqui no RS exige-se a sedação no transporte intermunicipal), porque ela era um bebê, súper quietinha, e a sedação seria desnecessária e perigosa. As 4h de viagem foram bem boas, ela ficou muito quietinha – até hoje ela é calma, diferentemente da maioria dos pinshcers – e, como eu fiquei com medo de que ela passasse frio, apesar de estar com um cobertor, coloquei ela no meu colo. Lá pelas tantas, comecei a ficar com sono e tive medo de apagar e ela fugir, daí coloquei ela de volta na caixinha e ela dormiu, bem tapadinha, até chegarmos. No mais, quando meus pais vêm me visitar (moro em Porto Alegre agora), eles trazem os cães e é relativamente tranquilo. Eles tomam Dramin e fazem mais fiasco na chegada e na saída, depois se acalmam. Vale qualquer incômodo para tê-los por perto :)

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 18:46

      Oi Carolina!

      Pois é, eu fiquei super nervosa de despachar ele. O que me deixava mais tranquila, é que ele é bem calmo, fica quietinho na casinha (ele adora!) e sabia que ele ia acabar dormindo. Mas claro que a gente fica tensa, né? Pensava em TU-DO, rs.. Que na hora de transportar iam segurar a casinha errada e ia quebrar, dele fugir na casinha, de esquecerem de botar ele no avião, tudo, hahaha… Mas no final das contas foi tranquilo! Infelizmente tivemos que despachá-lo no porão pra vir com a gente, mas foi um momento de tensão de algumas horas, mas em compensação agora tenho ele aqui comigo! :D
      Depende muito do comportamento do cão tb, né? Pelo visto você também deu sorte!

      Beijos!! :*

      M.

  2. Mari Figueiró • jan 24, 2013 - 18:43

    Que legal essa postagem Mandy! :) Também tenho uma frenchie… viajei de avião com ela só uma vez pela Tam e ela foi na cabine comigo. Mas o Kennel teve que ficar no chão abaixo do meu banco e não podia abrir nem nada. Abri um minutinho para dar um biscoitinho para ela e a aeromoça me deu um chingão que não podia e eles podiam ser multados.

    Mas foi tranquilo… ela ficou bem quietinha! :)
    Um beijo!

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 18:50

      Oi Mari!

      Impressionante como muda o atendimento, né? Nem temos como prever como vai ser.. Muitas vezes os funcionários nem sabem das exigências e regras.. várias vezes fui eu que tive que informar, rs.. Pelo menos numa dessas eu dei sorte que ninguém reclamou que ele estava no meu colo. Tentava dar uma disfarçada e colocar o cobertor por cima, mas uma das aeromoças viu e não falou nada, pelo contrário, até trouxe água para eu dar pro Dumbo.

      Que bom que a sua experiência foi tranquila também! :)

      Beijos!!
      M.

  3. Loli • jan 24, 2013 - 19:11

    Interessante seu buldogue francês ser tranquilão desde bebê, o meu é atacado, elétrico e histérico não pode ver gente que fica pulando em cima e lambendo durante pelo menos meia hora.

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 22:33

      Oi Loli!

      Ele brinca bastante e faz umas artes de vez em quando, mas para essas coisas ele é super calmo! Adora andar de carro, ficar na casinha, fica quieto no colo… Até no veterinário ele se comporta! rs Todo mundo fica impressionado como ele fica quieto e deixa fazer tudo! hahaha

      Beijos!!
      M.

  4. Paula • jan 24, 2013 - 19:13

    Aqui as orientações do MAPA:

    http://www.agricultura.gov.br/animal/animais-de-companhia/transporte-internacional

    Vale lembrar que algumas cias. aéreas não transportam animais de focinho curto, como buldogues e persas. Convém ligar para a cia. aérea antes de comprar a passagem. e alguns países exigem sorologias, exames que podem demorar.

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 22:27

      Obrigada pelo link, Paula! :)
      Beijos!

      M.

  5. fabiana schaper • jan 24, 2013 - 21:15

    Muito obrigada,parece q leu meus pensamentos.Moro em Nashua NH.E tenho 2 cachorros um golden retriever enorme.E uma yorkhire q pesa 2 kilos.Vou. p Brasil em junho e nao sabia o q fazer!o grandao vai ficar ,mas minha york nao vivo em ela e estava em panico de pensar nela no porao.Agora fico tranquila em saber q minha Lola vai poder ir comigo.OBRIGADA!!!!bjs

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 22:26

      Oi Fabiana!

      Que bom que o post ajudou!! Espero que você consiga viajar com a Lola! :)
      Beijos!!
      M.

  6. Elizabeth Freitas • jan 24, 2013 - 21:44

    Muito bom esse post, muito esclarecedor. Parabéns!

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 22:26

      Oi Elizabeth!! Que bom que gostou! :)
      Beijos!!
      M.

  7. TELCIA • jan 24, 2013 - 22:08

    Adorei o post….melhor? Impossivel rrss!!Que bom que deu tudo certo a vcs..obrigada!!bjs

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 22:26

      Oi Telcia!

      Obrigada!! :)
      Beijos!
      M.

  8. Emiliane • jan 24, 2013 - 22:27

    Nao acredito… Acabei de encontrar o seu blog… Já apaixonei…. Em abril voltompara o Brasil… Agora estou em boston, mas vou sair de ny .. Vounpela tam, tenho uma maltês de 4 kilos… Quero levar ela na cabine comigo, mas o tamanho da bolsa que eles pedem e muito pequeno…vou tentar levar em uma bolsa um pouco maior, será que eu consigo????

    • Mandy e Gabi • jan 24, 2013 - 22:36

      Oi Emiliane!

      Que bom que gostou do blog, volte sempre! hehe :)

      Acho que você não vai ter problema não. Pelo que vi, eles não ligam tanto para o tamanho, é mais para o peso mesmo. Só não pode ser muito maior. A boa é a malinha de tecido, que se adapta melhor ao espaço embaixo da cadeira! ;) Vai dar tudo certo! Qualquer dúvida, é só falar!

      Beijos!!
      M.

  9. kk • jan 25, 2013 - 11:44

    Que legal,assim quando nos formos te visitar poderemos levar a nossa turma Rhanna,Haika,Kika e a Afrodite …..BJS vó………

  10. Tati alves • jan 25, 2013 - 17:11

    Ai, que bom que deu tudo certo! Post super completo e esclarecedor :) um beijo para você e para o dumbo.

  11. Karolina Lima • jan 27, 2013 - 16:07

    Super legal esse post, só quem tem animais sabe como é, a maioria das pessoas ñ entende. Tenho um Yorkishire, o Spike de 10 anos, e ele sempre me acompanhou em todas as minhas viagens, sou do Rio, e morei no interior de SP durante um período (foi lá q adquiri o Spike), e sempre que vinha, meu bichinho ía comigo no ônibus. Agora moro em Portugal, e todas as férias ñ é nem opção q ele ñ venha tb. Já fui 4 vezes, a última agora em Nov/2012, e graças a Deus sempre correu tudo bem e sem o menor stresss, os funcionários do aeroporto e da cia (sempre viajo de TAP) sempre foram simpáticos e compreensivos.

    • Mandy e Gabi • jan 27, 2013 - 21:49

      É mesmo Karolina!! Só tem tem cachorro sabe, né? rs.. Eles são nossos filhos! <3
      Fiquei tensa com a viagem dele no porão, mas graças a Deus ocorreu tudo bem e ele está super feliz aqui comigo! E eu estou meeega contente, imagina! :)

      Beijos!!
      M.

  12. Gih • jan 28, 2013 - 12:31

    Eu morro de medo de levar a Zahara pra algum lugar. se fosse comigo na cabine ok.. (ela tem 3k) mas acho que tem mais de 36 cm de altura.
    Eu nunca colocaria ela lá em baixo, vi o caso desse cachorrinho que morreu na Gol e fiquei muito triste.
    Li que atrasaram o voo e não deixaram os donos darem água e comida pro cachorrinho. Acho que eu surto e saio batendo em todo mundo até conseguir pegar minha filha rs.
    kisses

  13. Beatriz • fev 22, 2013 - 12:40

    Ola
    Estou desesperada , pois tb estou voltando de ferias com meu bulldog frances , mas a companhia que é a turksh airlines negou a viagem dele, disse q por motivos que a aeronave não recebe animais…..mais como se vim pela mesma companhia e nao tive problemas. Minha viagem é dia 3 de março , e não sei o que fazer .
    Se vc puder me ajudar eu agradeço bjo Bia

  14. alyne • mar 07, 2013 - 15:56

    Vc me fez ver a luz no fim do túnel!! rsrrsrs
    Estou completamente desesperada ,…estou me mudando pra Milwaukee e estou com dificuldade em encontrar empresas que tranportem a Fiona minha Buldog.Estou mto assustada com depoimentos sobre viagens com buldogs,…vou tentar contatar a TAM e ver se consigo o embarque !!! Obrigada

    • Mandy e Gabi • mar 07, 2013 - 21:22

      Oi Alyne!

      Fala com eles sim! Olha, a minha experiência foi tranquila! Estava MTO nervosa antes e só pensava nisso! Mas no final das contas deu tudo certo! :)
      Se tiver alguma dúvida, é só falar!
      Beijos!
      M.

  15. alyne • mar 07, 2013 - 15:57

    Além da TAM vc conhece mais alguma empresa que transpote Buldog???

    • Mandy e Gabi • mar 07, 2013 - 21:21

      Oi Alyne!

      Olha, nao sei não! :( Mas das nacionais, acho que a Tam é a única!
      Para voos internacionais eu não pesquisei!

      Beijos! :*
      M.

  16. alyne • mar 07, 2013 - 21:34

    Obrigada pela atenção,…a TAM não aceitou a minha pela idade,..ela já tem 6 anos,…continuo procurando insanamente!!!
    bjnhos

    • Rosa • ago 24, 2013 - 11:10

      Olá, cheguei no seu blog pois eu estava procurando saber como é quando nós chegamos no aeroporto no Brasil com cachorro. Estava com dúvidas de onde pegar, será que vem pela esteira etc. Essa será a minha primeira viagem internacional com um cachorro, também tenho uma fêmea de buldogue francês que comprei aqui no Japão que está com 1 ano e 9kg. Fui aconselhada pela agência de viagem a viajar de Lufthansa pois, segundo eles, é menos burocrático. Os procedimentos de documentação aqui são os mesmos que você teve em NY. Também tive que fazer a reserva com bastante antecedência por causa do limite de animais no porão, que no meu caso são três, no máximo. Bom, agora é só esperar mais um mês pra saber, mas uma coisa já sei, ela vai no porão. Tadinha, cerca de 24 horas no avião, fora a escala. Obrigada pelas informações, ajudou a reduzir um pouco a minha ansiedade.

      • Mandy e Gabi • ago 30, 2013 - 02:06

        Oi Rosa!

        Tudo bom?

        Que bom que o post ajudou! :)
        Vai dar tudo certo, fique tranquila!
        Boa viagem para você e pra sua cachorrinha!
        Beijos!!
        M.

  17. Xu Sauro • mar 15, 2013 - 21:06

    Oi tudo bom?

    Primeiro de tudo queria agradece por esse post tão interessante.. Caiu como uma luva para mim.

    Só tenho uma dúvida. Sua residência própria é nos Estados Unidos ou no Brasil?

    Pergunto pois meu marido precisa ir para os Estados Unidos trabalhar por uns 2 meses e queríamos ir eu e nossa cachorrinha.. Mas temos muito medo de chegar na imigração dos Estados Unidos e barrarem a gente por pensarem que vamos ficar lá para sempre, já que estamos levando até a cachorrinha. Sabe me dizer, er se isso procede ou é besteira da nossa cabeça? Não queria chegar lá e voltar sozinha com a cachorrinha. Mas sei que tem gente que viaja com cachorros sem problemas. Temos residência fixa no Brasil, é um apartamento no nome do meu sogro mas temos comprovante de residência de luz, gás no nosso nome e pagamos condomínio, por isso temos um vínculo aqui no Brasil.

    Beijos e obrigada :)
    Xu

    • Mandy e Gabi • mar 18, 2013 - 00:15

      Oi Xu!

      Tudo bom?

      Eu estou morando nos EUA pois estou fazendo pós aqui e meu namorado está fazendo mestrado. Acho que com o visto, documentos do cachorro e tudo certinho não tem erro! :) Se o seu marido vai a trabalho, não teria como vc tirar visto de acompanhante? Acho que não teria problema com o visto normal (já que o de turismo vale por 3 meses), mas se você quiser ficar mais tranquila, pode valer a pena, né? ;)
      Ah, e levar documentos e comprovantes é sempre bom! Tenho uma pastinha com vários sempre que viajo, mas nunca tive problema e nunca precisei mostrá-los.

      Beijos e boa sorte!
      Mandy

  18. Maria Cláudia • mar 24, 2013 - 18:20

    Oi, Mandy!

    Tudo bem? Eu e meu namorado estamos nos mudando para Boston em julho e estamos querendo ter um cachorrinho aí. Ainda estamos pesquisando raças e uma das raças que estamos vendo é o bulldog francês. Queria ver com você como o Dumbo se comporta morando em apartamento, se ele é tranquilo, se late muito, se aguenta bem o frio e essas coisinhas. Hehehe! Nossa outra opção é um pug, que você também tem, né? Será que você pode me dar uma ajuda, por favor? :) Beijos e obrigada!!

  19. Clara • mar 28, 2013 - 11:35

    Ola!
    Atualmente moro na Hungria e quero trazer minha cachorrinha que ficou no Brasil. Ja contratei uma empresa que faz todos os documentos, agora ficou uma duvida, quando você viajou com o Dumbo pela cabine eles ficaram olhando se ele cabia dentro da bolsa, quais foram as exigencias? Ele conseguia ficar totalmente em pe com a cabeça levantada dentro da bolsa?
    obrigada pela ajuda!
    bjs

  20. Joyce • abr 17, 2013 - 07:43

    Oie mt bom seu post!!!

    Estou levando meu pirulito pro Brasa em Junho, estou na Irlanda – Dublin e aqui eles querem me enfiar um monte de vacina, eu adotei o “fox” ano passado,ele deve ter seus 1 ano e 4 meses e nunca o levei no Vet antes.

    Pelo que coletei de informacoes na net o Fox soh precisa da vacina anti rabica e atestado de saude neh?

    Na entrada no brasil exigem passaportedo animal,certificado de castracao, microship e outros tipos de vacina?

    vlw mt pela ajuda, n encontro informacoes na net de jeito nenhum.

  21. Fernanda • jun 26, 2013 - 12:02

    Finalmente achei um site que me deixou mais tranquila pra levar o meu pugzinho. Me diz uma coisa, por favor, qual a bolsa de transporte que você usou pra levar na cabine da tam?
    na hora do embarque eles só pesam ele com a bolsa ou medem tb? Pq ele nao ficaria muito confortavel nas medidas que a tam passa e eu to preocupada de barrarem ele se virem que nao dá pra ele se mexer muito dentro =/

  22. Daniele • jul 14, 2013 - 10:25

    Manda e Gaby
    Muito legal seu relato. Me mudo para os Estados Unidos no próximo mês e tenho um boxer amado. Sabes dizer se existe a possibilidade de eu ir na frente e alguém me enviá-lo posteriormente? Quando já estiver com a casa mobiliada? Ou há a obrigatoriedade de ir acompanhado? Tô sofrendo antecipadamente por ele ter que ir no porão…. rs
    Obrigada
    ;)
    Danny

    • Mandy e Gabi • jul 14, 2013 - 15:52

      Oi Daniele!

      Tem sim! Na TAM, por exemplo, eles fazem esse serviço pela TAM Cargo. Não sei como funciona, mas dá sim! :)
      Beijos e boa sorte!!

      Mandy

  23. Taciana • jul 29, 2013 - 08:17

    Olá Mandy e Gaby,

    Eu irei para a Alemanha em setembro e tenho duas vira-latas que irão depois com a minha mãe. Estou um pouco apreensiva com a viagem delas, pois são em média 11 horas de viagem para chegar em Frankfurt. Porém fiquei bem feliz de ler o teu post e saber que foi tudo bem com o teu cãozinho, ainda mais que ele é um braquicefálico. Quanto tempo durou a tua viagem com ele dentro do porão?

    Abraço

    • Mandy e Gabi • jul 29, 2013 - 17:03

      Oi Taciana!

      A viagem durou 10 horas, mas no total deve, ter sido umas 12h/13 pq eles colocaram ele no porão um pouco antes e até pegar ele na chegada e tal, demorou mais um pouco. Mas, como disse no post, foi mais tranquilo do que eu imaginava! A gente fica mais nervosa que eles eu acho, rs.
      Boa viagem para você e seus filhotes! <3
      Beijos!!
      M.

  24. Chris • ago 11, 2013 - 19:42

    Eu tenho um Jack Russell e vou viajar com ele no final do mês para Miami de Sao Paulo. Sera que é seguri mesmo?? Ele vai no porão pois essa medida de 36x33x25 é muito pequeno apesar dele pesar apenas 7.5 kilos. O que acham??

  25. Sandra Amaral • ago 21, 2013 - 17:32

    Oi. Eu vou me mudar para outro estado e viajar pela Tam. Meu cachorro ja tem uns 8 anos, é um poodle. Só q ele faz um escandalo pra ficar preso em transportes. Como tem 8 kg irá como carga. Minha pergunta é. será que pode ir sedado? AS medidas de kennel da Tam para transporte como carga são especificas ou basta o cão conseguir dar uma volta em torno de si?

    • Mandy e Gabi • ago 30, 2013 - 02:17

      Oi Sandra!

      Tudo bom?

      Mas a Tam transporta até 10kg! Ele poderia ir com você na cabine, dependendo do tamanho dele, mas sendo poodle, imagino que possa sim!
      Sobre a sedação, o que a Tam diz, é que não pode dopar o animal, pq ele precisa estar acordado em algum caso de emergência. O que eu dei para o meu, foi Valeriane, que é tipo uma maracujina (calmante natural), e dramin, que dá um soninho.
      Beijos!!
      M.

      • Fábia • set 25, 2013 - 16:51

        Olá, cheguei ao seu blog porque estou meio desesperada para trazer o meu cachorro dos EUA para o BR…
        Ele é um Bulldog Inglês com 1 ano e meio pesando 24 KG… Ele conseguiu ir e agora não estou conseguindo Cias aéreas para fazer o retorno do mesmo.
        Será que vocês poderiam me ajudar?

        Obrigada e beijinhos

        • Priscila • abr 09, 2014 - 00:14

          Olá, vi todo os comentários e estou me mudando para o Brasil, moro nos EUA e tenho um bulldog inglês já procurei diversão cia e nada pra levar ele! Alguém pode me ajudar?!???
          Obrigada

  26. livia • set 08, 2013 - 01:50

    OI,
    Estou viajando com meu cachorrinho pela primeira vez pro Brasil,ele pode ir na cabine ja que tem apenas 2 kg…Minha pergunta é se quando vc foi para o Brasil e levou ele na cabine,ao chegar no Brasil teve que assinar toda essa papelada,mesmo ele estando com voce e quanto tempo durou? Outra duvida,no meu caso eu vou fazer varias escalas,como moro em Boston,devo ir para NY,depois SP ou RJ e depois Vitoria…Voce sabe se altera essa valor devido as escalas?

    • Mandy e Gabi • set 08, 2013 - 14:03

      Oi Livia!

      Chegando no brasil, tive que passar na salinha do ministério da agricultura para preencher e entregar uns documentos. Demorou um pouco, mas não sei se foi só no meu caso. Sobre o valor com escalas, não sei te informar, desculpa! :( melhor ver diretamente com a cia aerea!
      Beijos!!
      M.

  27. Michelle C. Wilde • set 17, 2013 - 23:18

    Olá Mari … estava pesquisando e cheguei no seu blog !!! Vou me mudar de um estado para outro e vou de avião e tenho 2 Bulldog inglês, cada uma com a Kannel chega a uns 20kg no maximo !!! e eles querem despacha pela Tam Cargas =( … Quero leva elas no porão, pq sei que na cabine não tem como =( Sabe me dizer pq eles querem levar como carga ? ate pq estão me cobrando um absurdo sendo como carga, liguei na reserva e dizem que por ele ter focinho chato !!! Ai que ta a contradição !!! Pq pode ir como carga e no porão na aeronave comigo não pode ??? não é mesma coisa ??? Vai voar do mesmo jeito !!! =( se puder me ajudar eu agradeço muito .. Bjoo

    • Mandy e Gabi • set 18, 2013 - 10:48

      Oi Michelle!

      Tudo bom?

      Pelo que eu sei e tinha experiência, algumas cias areas recusam cães com focinho achatado, mas a TAM não e vc pode sim levar no porão. Talvez eles tenham dito Carga pq são 2, não? As vezes pode ter um limite, não sei.. Pede para eles te explicarem direitinho!
      Beijos e boa sorte!

  28. Michelle C. Wilde • set 18, 2013 - 12:26

    Pois é Mandy eu to desesperada, pois so querem transporta como carga, e eu vo viaja com mais umas pessoa, no casa ficaria um por pessoa =( to desesperada com a possibilidade de não leva minha prada e uma chanel =(

  29. Michelle C. Wilde • set 18, 2013 - 12:27

    Ops minhas BBS Prada e Chanel …

  30. Caroline • set 22, 2013 - 20:30

    Olá, estou pretendo morar fora em Miami, moro no Rio Grande do Sul no e tenho um Francês Tbm(o Dexter), e gostaria de saber como funciona a autorização para ele ficar comigo em Miami por 6 meses.
    Abraço.. adorei as fotos!!!

  31. Priscilla • set 27, 2013 - 07:54

    Oi,eu tenho um poodle com 4 meses que pesa 1,15kg vou viajar de Buenos Aires para Brasilia em dezembro, ele ja vai estar com 6 meses mas acho que nao vai ficar com mais de 10kg, e eu queria saber como foi o pagamento da sua primeira viagem, se vc teve que pagar por fazer escala. Beijo!

  32. Fabiana Pereira • out 12, 2013 - 17:51

    Ola amei o post mais como voce mesmo disse é bem dificil encontrar as regras e etc.. na net eu estou querendo trazer minha chihuahua que ficou em republica dominicana e estou aqui em guatemala, se alguem tiver alguma informacao para me ajudar eu agradeceria muito…bjjsss e siga posttando esta muito bom mesmo obrigadooo

  33. vivian • out 17, 2013 - 09:41

    Olá, amei o post e estamos nos mudando para a Venezuela e minha dúvida é se levamos ou não o nosso cachorrinho. Ele é um poodle e tem 10 kilos. Será que os documentos para entrar na Venezuela são os mesmos para entrar nos States?

  34. Pamela • out 21, 2013 - 15:31

    Flor, qual o tamanho da caixa dele, e o modelo? Ele tava com quantos meses quando vc viajou? Não sei que tamanho de caixa comprar pro meu bebê…… Obrigada!!!!!!!!!!!!

  35. michelle • out 22, 2013 - 18:35

    ola, amei seu blog porque estarei viajando a primeira vez para Salvador Bahia pela TAM com fiona, minha bulldog frances que esta com 1 ano e 5 meses e pesa uns 8 kgs. Quero levar ela comigo na cabine, mas estou preocupada com o tamanho da sacola. Moro no mexico e estou buscando uma sacola igual a sua da foto kkkk Queria saber onde comprou e as dimensoes, pois liguei para a TAM e disseram que o maximo é 36 x 33 x 25 cm…a sua parece maior. teve problemas? encontrei uma parecida na amazon mas queria pedir sua ajuda para confirmar o tamanho que coube seu bulldog :)obrigada bjs

  36. michelle • out 24, 2013 - 19:15

    Gente,

    estou desesperada, pois nenhuma empresa area, nem a propria TAM transporta mais bulldog frances no porao do aviao…ja tentei até empresa de cargo e nada…moro no Mexico e vou ao Brasil no final do ano, vou passar 10 dias lá e queria muito leva-la mas pelo jeito terei que deixar no hotelzinho. Alguem saberia de alguma solucao para transportar Fiona? bjos e obrigada :

    • Mandy e Gabi • out 24, 2013 - 19:59

      Oi Michele!!

      Acabei de atualizar o post pois tb fiquei sabendo dessa info da Tam esta semana! Fiquei arrasada! Tinha ate comprado minha passagem e feito a reserva dele! Soh soube que nao poderia leva-lo comigo quando liguei para confirmar a reserva dele! A pessoa que me vendeu a passagem nao me falou nada e ainda fez a reserva dele no porao, da pra acreditar?! Estou em uma briga com eles pelo telefone. Abri chamado no Fale com o Presidente. eh uma pena, pois a Tam era uma das unicas que levava e fiquei mto satisfeita com os ervico nas duas vezes que viajei com o Dumbo. Pelo que me falaram, a unica que leva agora eh a Copa. Ve se voce consegue alguma coisa com eles.
      Dei uma olhada na internet e vi que a United leva algumas racas de focinho achatado ate determinado peso e tamanho, mas bulldog frances em nenhuma hipotese!!! :( :( :(
      vou ter que deixar o dumbo em hotelzinho.. estou arrasada e com o coracao na mao!!! Mas nao temos mais opcao, infelizmente!!!

      Beijos e boa sorte!
      Mandy

  37. Leandro • dez 07, 2013 - 19:24

    Tenho um shitzu e pesa 7 quilos. Essa raça pode viajar com a tam? Moro na Italia e to indo pro Brasil!!!!

    • Mandy e Gabi • dez 09, 2013 - 03:16

      Oi Leandro!
      Se tiver menos de 10kg pode ir com vc na cabine! :)
      Beijos!!
      M.

  38. Leandro • dez 10, 2013 - 16:00

    Oi… Mas eu li que os shit zu nao podem viajar com a tam…. E nao achei a bolsa com 36cm de comprimento, e sim 42 cm. Tu acha que pode dar problema????? Obrigada pelas informaçoes, me ajudaram muito!!!!

  39. Carol • dez 29, 2013 - 18:45

    Olá, eu sou do Brasil e vou fazer uma viagem, só que nacional, sou do interior de São Paulo, mais vou viajar pro Pará, queria saber se tem como levar minha cachorra, pelo jeito ela vai no porão, pois ela éh de porte grande e pesa 24kg, e mais burocrático por ela ser grande? eu pago a mais? to meio desesperada, pois ta todo mundo me dizendo que não da pra levar ela, ajuda! :/

  40. Maria da Fé Bueno • jan 02, 2014 - 15:32

    Olá, achei super legal sua postagem e quero contribuir com minha experiência. Primeiro lembrar que a TAM solicita que a reserva seja efetuada no mínimo 5 dias de antecedência do vôo e vc precisa ter o OK da companhia, do contrário o animal não embarca, não adianta nem levar direto para o aeroporto. Tenho uma cachorrinha tekel/ salsicha e no dia da viagem ela até entrou no kennel, mas logo ficou estressada ao ponto de arrebentar a grade na tentativa de sair dele.Nessa tentativa, ficou com a cabeça entre a lateral do kennel e a grade, literalmente engasgada e se eu não estivesse ali, se tivesse acontecido no porão do avião, ela certamente teria morrido asfixiada. Foi horrível e resolvi deixá-la. Moral dessa história é que além de seguir as orientações de Mandy, sugiro que por medida de segurança do animal, observem a segurança do kennel, pois vi o quanto o quem comprei é frágil numa situação de estresse do animal.Ela pesa 8kg, mas em virtude de ser uma salsicha as dimensões do kennel eram incompatíveis com a exigência da TAM para ser transportada na cabine.

  41. Érica • jan 06, 2014 - 10:32

    Oi! Tenho um schnauzer de médio porte que pesa 11kg. Gostaria de saber o peso do Dumbo e qual o tamanho do kennel Gulliver que você comprou. Estou pensando em comprar o tamanho nº 4. Você sabe qual o peso do kennel nº 4? Obrigada!!!

  42. Abilio Neto • jan 15, 2014 - 11:11

    Olá,

    Estou pensando em ir para NY , com minha York Shire, e já sei todos os tramites para emitir o CZI no Brasil, gostaria de saber como me proceder em NY? Quando desembarcar devo procurar algum lugar para emitir a volta? o que recomenda fazer , vou ficar 10 dias.

    obrigado,

    Abílio Neto

  43. joanna • jan 29, 2014 - 11:38

    Ola!
    no inicio de março vou viajar com minha cachorra pra miami… ja reservei a cabine da tam e tudo mais…

    mas, estou com duvida em relação ao que tenho q apresentar na hora de voltar, la no aeroporto de Miami…tenho q solicitar outros documentos la? ou é só mostrar o que ja vou levar daqui??

    estou procurando essa informação e nao encontro e o pessoal da TAM nao soube me informar direito!

    aguardo sua resposta!

    obrigada e bjos,
    Joanna

  44. Martha • jan 29, 2014 - 14:29

    Olá Mandy e Gabi,

    Quando você conta que foi barrado pela TAM por 1kg de diferença, então foi pelo peso??..e a sacola de transporte que aparece na foto eles aprovaram ??…ela parece ter medidas maiores que as exigidas pela TAM. Se for assim, qual a medida da sacola que aparece na foto, marca etc.? Eu tenho uma shit zu e pesa 4 kgs, mas ela é cumpridinha…ela tem que dar mesmo uma volta na sacola???. Eu vi na foto que você posto, que a Dumbo é bem alta em relação a sacola. Me ajude tenho medo de não conseguir embarcar com a minha shit zu em viagem internacional.

    Obrigada , espero sua resposta

    Martha

    • Mandy e Gabi • jan 29, 2014 - 22:11

      Oi Martha!
      Tudo bom??

      Foi por causa do peso sim!
      A sacola que eles aprovaram é essa tipo bolsa, a bege. O kennel foi quando ele teve que ser despachado no porão.
      Acho que você não terá problema com a sua shitzu não! Mas de qlq forma, é sempre bom olhar as medidas no site da cia aerea..
      Essa malinha do Dumbo não lembro mais a marca, mas comprei aqui em NY, na Petco!

      Beijos!!
      M.

  45. Martha • jan 30, 2014 - 18:50

    Olá MAndy, sabe estou muto preocupada, As medidas da Tam é 36cm de comprimento, 33cm de largura e 25 de altura.
    Na foto a sua bolsa bege não tem essas medidas…parece ser um pouco maior …sera que eles são rígidos com as medidas..e de qualquer forma ele tem que dar uma volta no interior da sacola?.

    Encontrei sacola pela internet Comprimento 42cm , largura 25 cm e altura 26 cm voce acha que não terei problemas no embarque??

    Obrigada pela sua resposta.

    Martha

  46. Gigi • fev 04, 2014 - 00:21

    Vindo do brasil para os estados unidos o cahorro tem q fazer quarantine? Tenho um golden retriever:)

  47. Louise • fev 04, 2014 - 20:33

    Você nao sabe como fiquei feliz em encontrar esse post!!!!
    Preciso levar o meu “filho” para o Brasil comigo, dessa vez vou para ficar de 2-3 meses e nao tenho com quem deixá-lo esse tempo todo. Cada site que eu entro me diz uma coisa diferente. Encontrei um site que faz esse serviço mas nao tenho como pagar $3500 para isso.
    Gostaria de saber como vc encontrou o uSDA mais próximo. Nao consigo em lugar algum achar um telefone que seja aqui para a minha área (MS/AL).
    Alguns sites também dizem que o cão tem que ser microchipado. É verdade?
    Já acessei o site da United, eles tem um programa super legal de viagens com animais o petsafe, inclusive o senhor do site de relaxação de animais me disse que é uma das melhores empresas para se transportar animais (fica a dica!!).
    Esse atestado do vet vale para o Brasil tbm? Gente, desculpa, muito confusa sobre isso. Achei que teria que levá-lo num vet no Brasil para gerar outro pra poder voltar.
    Se puder me ajudar com essas perguntas vou ser para sempre agradecida!!!!

  48. Elizangela • fev 11, 2014 - 11:41

    Olá bom dia!

    Adorei seu post e relmente ajuda bastante, em Maio eu vou para Miami,meu voo sai de SP e vou levar minha Poodle, ela é pequena, e nos vamos com a compania American Airlines, já fiz a reserva e infelizmente ela sera levada no porão, estou insegura pois tenho medo da temperatura e do lugar onde ela ficara, vi que vc menciona que na TAM tem um compartimento separados para eles, espero que na AA tbm tenha, ela é um pouco agitada pois não esta acostumada a ficar sozinha, mas já vou comprar o kennel para ela ir se acostumando também.

  49. Janaína Ramos • fev 13, 2014 - 14:17

    Oii, achei o post bastante interessante… Queria saber de vc, se tem alguma informação sobre transporte de cachorro grande. Tenho um dálmata e estou mudando de estado, moro na Bahia e estou indo para o RJ como faço ?

    • Mandy e Gabi • fev 13, 2014 - 16:30

      Oi Janaína!
      tudo bom??

      Se informa direitinho com a cia aérea.. Mas pelo que eu sei, cachorro grande é sempre despachado em kennel no porão! ;)
      Beijos!!
      M.

  50. joanna • fev 14, 2014 - 07:23

    Ola Mandy!

    em março vou pra Miami com minha cachorrinha…queria saber se na hora de voltar, tenho que q apresentar novos documentos solicitados la (como declaração veterinario de la e etc..) na hora de voltar, la no aeroporto de Miami…ou é só mostrar o que ja vou levar daqui??

    bjos

  51. Vera Lúcia Martignon Sevilhano Mendes • fev 16, 2014 - 10:13

    Obrigada pelos esclarecimentos, tenho que viajar com minha cachorrinha e estou agoniada.
    Foi bastante esclarecedora sua explicação.

  52. Teila • mar 09, 2014 - 11:01

    Obrigada pelo esclarecimento, ajudou muito!
    Tenho 2 pugs e preciso levar eles comigo para o Canadá, estou aflita será que consigo?

  53. Luiz Barbosa • mar 21, 2014 - 12:06

    OLÁ EU GOSTARIA DE SABER QUAL O COMPRIMENTO DE SEU CÃO? E ELE FOI PELA TAM CARGO? E ESSA CAIXA DE TRANSPORTE É NÚMERO 4 OU 5? FALARAM QUE TERIA QUE SER O DOBRO DO TAMANHO POR SER UM BRAQUICEFALICO?

  54. Bruna • mar 21, 2014 - 23:19

    Oi. Deixa eu te perguntar, voce sabe se a TAM Internacional checa as medidas da caixa de transporte? To voltando pro USA e minha cadelinha vai tb, com a caixa o peso fica 5,8kg, mas ela tem as patinhas compridas e as medidas excedem poucos centimentros para a caixinha molinha de transporte. Liguei em algumas companhias e eles disseram que depende do aeroporto, vou sair de Brasilia, voce sabe se eles checam isso ou se é só o peso?

  55. MEIRI • abr 11, 2014 - 10:49

    achei ótimo tudo o que vc disse, só tenho uma dúvida, meu cachorro pesa 17 kg e o cage dele e grande(SOFT COAT WEATHEN TERRIER) será que a TAM transporta?
    gostaria de sair de SAO PAULO, mas moro no interior de PR vc sabe alguma coisa? tenho toda a documentacao e estou levando ele de volta

    • Mandy e Gabi • abr 16, 2014 - 16:24

      Oi Meiri,

      tudo bom??
      Não saberia te dizer isso, melhor entrar em contato com a TAM! :)
      Beijos!
      M.

    • Luiz Barbosa • abr 30, 2014 - 19:06

      OLÁ RESPONDENDO ALGUMAS DUVIDAS QUE VI POR AQUI, A ÚNICA QUE LEVA ANIMAL DE FOCINHO CURTO É A “TAM CARGO”, LEVEI A MINHA AGORA POUCO E DEU TUDO CERTO, MAS O BOM É LEVAR ANTES O ANIMAL E A CAIXA DE TRANSPORTE PARA VER SE ELES AUTORIZAM, POIS PODE SER RECUSADA NA HORA DO EMBARQUE
      VALEU!!!

  56. MEIRI • abr 11, 2014 - 10:50

    MUITO OBRIGADA ANTECIPADAMENTE ….

  57. Isadora Louise • abr 12, 2014 - 15:46

    Ola Mandy,

    Que bom encontrar seu post! Tudo indica que eu va morar no canada por 4 anos com meu marido! Tenho um pug (9kg) e uma boston terrier (7kg). Minha duvida eh, como que eles vao caber na casinha? Pq n podem ser despachados… Quero muito levar eles….queria saber qual era o tamanho do seu quando voce levou consigo na cabine? Bjao

    • Mandy e Gabi • abr 16, 2014 - 16:23

      Oi Isadora!

      Tudo bom?
      Não lembro exatamente o tamanho dele, só que ele cabia na casinha na conta, rs…
      Já que seu pug tem 9kg, recomendo que compre uma casinha bem leve! :)
      Beijos!!
      M.

  58. natalia • maio 01, 2014 - 12:13

    Bom n tive uma boa viagem como você. Levei meu nenem um chow chow super dócil p viajar cmg .
    e quando cheguei em de viagem cade o meu cachorro estava em Curitiba ele n veio no mesmo voo que o meu , perderam o meu cachorro por 2 hs ninguém sabia aonde ele estava.
    Depois ao ter noticias do meu dog e depois conseguir ve-lo me decepcionei mt, pois a caixa de viagem dele estava td quebrada, danificada mesmo e estava sem cadeado , o meu cachorro estava c muito medo …

    • Wan • maio 22, 2014 - 01:11

      Natália,

      Qual foi a companhia aérea que fez esse absurdo de transporte com seu dog?

      Agradeço se puder responder.

      p s: ele já se recuperou do trauma da viagem? já está bem?

      um abraço

  59. Amanda Tachara Zanella • maio 25, 2014 - 23:53

    Oi Mandy,

    Vou viajar com minha cachorrinha daqui a 10 dias pela primeira vez. Estou muito nervosa e preocupada, mesmo levando ela na gabine comigo não sei como ela vai se comportar. Vamos fazer uma escala em Brasília de 3 horas e não sei como vou fazer. Você sabe me informar o que é e o que não é permitido na sala de espera do aeroporto? Precisando muito de muita, muita informação por ser “marinheira de primeira viagem” rsrs espero que dê tudo certo.

    Obrigada,

    Abraço.

  60. Anna Paula • jun 08, 2014 - 23:36

    Ola boa noite!
    Estou indo para os Eua passar um tempo por lá. E minha maior preocupação é em levar minha Golden retriever. Ela é grande e pesa 30 kilos, nao sei se a levo comigo ou se despacho como carga. Tenho medo que eles criem caso comigo na imigração por conta de estar levando um cachorro desse porte. Por outro lado pra despachar como carga, ficará muito caro. O que vc sugere? Parabéns pelo blog, está sendo de grande valia pra mim.
    Grata.

  61. Roseli Villalba • jun 14, 2014 - 21:05

    Olá !!! Tudo bem ?

    Meu nome é Roseli Villalba , moro em Campo Grande – Ms .

    Eu estava olhando o seu site , é maravilhoso.

    Gostaria de lhe pedir um enorme favor, estarei indo eu e meu marido dia 07/08 para Itália , e vou levar minha cachorra Poodle.
    de 3 anos comigo . Meu maior problema e que aqui não estou conseguindo caixa de transporte compatível com altura da minha cachorro , ele tem 55 altura em posição de cabeça levantada , irei pela TAM e altura máxima é de 61 cm .
    Eu gostaria de uma ajuda de vocês . Onde posso comprar e que entregue aqui em MS a caixa , compatível.

    Por favor , aguardo resposta
    Muito obrigado
    Roseli Villalba

  62. Letícia • ago 19, 2014 - 10:51

    Oi adorei seu port muito bom, mas tenho umas duvidas tenho um york pequeninho e ja levei uma vez ele no porão,tinha comprado o kenel e tudo mais, só que agora eu quero levar ele comigo la encima e minha duvida é o kenel que eu tenho é maior que as medidas que vc disse la encima que é permitido levar, o meu mede alt30cm x larg38cm x comprim 57cm, esse pode la encima??

  63. Natasha • ago 26, 2014 - 16:50

    Oi! Amei o seu site e não poderia estar mais agradecida por todas as informações!!
    Eu moro na Florida mas estou me mudando de volta pro Rio de Janeiro, e como presente de despedida ganhei uma Morkie – que eu já estou apaixonada e não tem a mínima chance de deixar ela ou de mandar pelo porão…
    Sei que preciso do CZI (USDA), Atestado Sanitário emitido pelo veterinário do meu cachorro (e assinado pelo USDA) e carteira de vacinação. Eu preciso de qualquer documentação Brasileira? Ligar pra consulado ou algo?
    Muito obrigada!!

  64. jessica • ago 31, 2014 - 09:47

    Estou indo para o Canada ano que vem…tenho um schnauzer de 11 anos e um gato novinho…não deixo eles por nada !!! Meu receio é do schnauzer não poder ir na cabine comigo pelo peso :( é meu maior medo. Seu post foi bem útil !

  65. Paula • out 28, 2014 - 08:02

    Gostaria de saber qual o número da Gulliver do Dumbo?

  66. Karina • out 30, 2014 - 14:52

    Oi, quais são as medidas da caixa?

  67. Patricia • nov 16, 2014 - 23:22

    Pessoal a Tam mudou s regras e só leva n cabine cães até 7 kg, antes era 10kg, agora mudou para 7kg com a bolsa junto tem que pesar 7kg, estou arrada, minh shinaunazer pesa 8 kg com a bolsa e não pode ir na cabine! Absurdo! Desrespeito viajava com a Tam só para levar meu pet comigo agora as regras mudaram se informem!

  68. Patricia • nov 16, 2014 - 23:42

    Assim sendo fui ate uma cabine da azul, porque eles levam cães até 5kg, informei meu problema, e eles abriram uma exceção para eu poder levar minha shinaunazer de 8 kg na cabine, fiquei muito feliz, pois eles tem bom censo e transportam pets de pequeno porte na cabine, PORÉM QUERO PROTESTAR NAS REDES SOCIAIS PARA QUE O TRANSPORTE DE PETS NÃO SEJA TÃO BUROCRATICO, E QUE AS COMPANIAS ÁREAS LEVEM CÃES NA CABINE ATE 10 KG COM CONTAINER! VAMOS PROTESTAR PESSOAL! ISSO NÃO É JUSTO MERECEMOS SER RESPEITADOS! PRECISO DA AJUDA DE VOCÊS PRA QUE ISTO MUDE! AGUARDO RESPOSTA!

  69. marizete • nov 26, 2014 - 21:00

    Ola vou p o Br dia 07/12 mas a Tam disse que nao leva caes na cabelo so no porao

  70. adriana • dez 08, 2014 - 11:01

    Olá tudo bem? estou procurando na net informações de quais documentos que uma pessoa deve organizar para que um filhote seja transportado via aéreo de USA para Brasil, você sabe me dizer se pode ser apenas um atestado de saúde feito por um veterinário, ou teria que ser outro tipo de documento? Obrigada, beijos.

  71. Mario • jan 13, 2015 - 03:26

    Nenhuma empresa aceita Lhasa Apsu? Como vou abandonar meu cachorro? Será que não existe nenhuma companhia que aceite. Quero ir para USA

  72. Juliana Souto • jan 14, 2015 - 20:49

    Ola, estou indo pra Miami, no mes de março/2015, junto com meu marido, ficaremos na casa de amigos por um mes. Queremos levar nosso cachorro Lhasa Apso , eh um cachorro pequeno. Não temos onde deixa-lo por tanto tempo , por isso temos que leva-lo. Porem nosso visto eh de turista, sera que podemos entrar nos Estados Unidos com um cachorro tendo visto de turista ? Um abraço

  73. Yasmin_123 • jan 26, 2015 - 15:53

    Olá,
    Eu tenho duas cachorras uma poodle e uma shi tzu.E eu vou fazer uma viagem do Brasil para Portugal.
    Shi tzu’s e Poodle’s podem viajar de avião?

  74. Valquiria • fev 25, 2015 - 21:28

    Olaaa, estou muito nervosa, sera que alguem pode me orientar em relaçao a levar minha golden retriever para a Italia, ela tem 37 kilos e com a cx fica no total 50 kg.
    Como faço ja que em poroes nao estou conseguindo despacha-la.
    Por favor se alguem ja passou por esse extresse, me ajude

    Valquiria

  75. Larissa • mar 11, 2015 - 23:41

    oii,
    seu post parece que caiu do céu!
    teria como me informar onde você comprou o kennel da primeira viagem?

  76. Larissa • mar 11, 2015 - 23:42

    oii,
    seu post parece que caiu do céu!
    teria como me informar onde você comprou o kennel da primeira viagem

    • Mandy e Gabi • mar 11, 2015 - 23:52

      oi larissa! tudo bom?
      a casinha maleavel comprei em ny, na pet & co, e o kennel numa pet shop em botafogo, no rio!
      beijos!!
      mandy

  77. ester • mar 22, 2015 - 22:07

    Ola!!! eu ja comentei ali em cima, mas vou escrever aqui dnovo!!
    eu tenho um buldogue francês que tem 15kg, mas to morrendo de medo de viajar c ele. Moro na italia e tenho medo dele ficar sem respirar de desesperado, não sei… ele nunca fez isso, mas não sei quais são as condições da viagem, ate pq são umas 15 hrs de viagem ao total. teu cachorro ficou tranquilo na hora q vc deixou ele???

  78. Roberta • abr 10, 2015 - 23:58

    Estou com uma dúvida.. Estarei indo para orlando
    E quero levar meu gato persa, mas tenho lido que
    A maioria das companhia não levam animais braquicefalicos
    .. Cada hora leio uma coisa e fiko cada vez mais com duvidas.. Vc poderia
    Me ajudar por favorrr

    • Mandy e Gabi • abr 13, 2015 - 03:25

      oi roberta! tudo bom?
      isso vai depender da regra de cada cia aerea, mas acho que se ele se encaixar nos criterios de levar com vc na cabine pode sim..que eu saiba braquicefalicos só nao podem ir no porao de carga!
      beijoss
      mandy

  79. Manuela • abr 26, 2015 - 12:44

    Ola.
    Estou atualmente morando na Argentina em julho irei para o Brasil, gostaria de saber se vcs conhecem alguma empresa que esta transportando o bulldog francês.

    Obg…bjs

    • Mandy e Gabi • abr 27, 2015 - 21:17

      Oi Manuela!

      Tudo bom?
      Se você puder levar ele com você na cabine acho que todas levam. O problema mesmo é no porão! :/
      Tenta se informar com as cias aéreas!
      Beijos!!
      Mandy

  80. Camila • abr 27, 2015 - 01:32

    Oi! Tenho um Bulldog Frances que pesa 11kg. Gostaria de saber o peso do Dumbo e qual o tamanho do kennel Gulliver que você comprou.
    Obrigada!!!

  81. celia nakai • maio 18, 2015 - 11:29

    Oi,
    Algum documento tem de ser traduzido para entrar nos Estados Unidos? (ex. a carta do veterinário? ou do Ministério da Agricultura?)
    Eu trouxe minha Yorkshire de Portugal na cabine comigo, mas os documentos dela eram todos em português e como agora vou para os Estados Unidos, gostaria de saber se tenho de traduzi-los.
    Obrigada
    Célia

  82. mariana • maio 24, 2015 - 20:51

    boa noite
    como foi passar pela imigração uando vc chegou no EUA ?
    eles fazem muitas perguntas ?

  83. celia nakai • maio 27, 2015 - 17:16

    Boa tarde
    Na entrada nos Estados Unidos, temos de pagar mais alguma taxa no Ministério da Agricultura ou na imigração.
    Obrigada
    Célia

  84. celia • maio 27, 2015 - 17:18

    Boa tarde
    Na entrada nos Estados Unidos, temos de pagar mais alguma taxa no Ministério da Agricultura ou na imigração.
    Obrigada
    Célia

  85. Patricia • jun 17, 2015 - 03:46

    Olá …
    Tenho uma Pitbull,um amor,e ela entra no cachorro branquiocefalicos,estou indo p Brasil moro no Estados Unidos e pretendo levar meu filhote,sera que posso levar pela tam cargos,delta cargo ou airline cargos.
    Vou ficar arrasada se nao levar ela meu Deus.
    Eu li que pessoas ja levaram seus cachorros branquiocefalicos na tam cargo …
    Não importa so quero levar minha filhinha comigo …

  86. eliane • jun 23, 2015 - 22:36

    vou viaja e quero leva minha cachorra nina ela tem 10 kg comprimento 0,50 autura 0.30 cm ela e uma pod mistisa como devo proceder aondi devo ir pois vou de campinas pra fortaleza

  87. Eloiza kzanovski • jul 15, 2015 - 15:52

    Amei <3

  88. Giselle • jul 24, 2015 - 19:46

    Oie Boa noite!! Sua dica foi. Perfeita pra mim!! Temos um BUl francês com 6 meses mas já. Passou dos 10 kg!! Estamos com planos de ir para o Canadá e só de pensar em deixar ele aqui já sofro demais!! Não tinha a menor ideia de como proceder!! Clareou demais pra mim e meu marido!! Muito obrigada pelas dicas!! Ainda fico angustiada só de pensar nele trancadinho por 10 horas!! Meu Coração fica apertado! Bjos e muito obrigada

  89. Simão • jul 25, 2015 - 09:54

    Giselle, infelizmente não tenho boas “notícias”, mas vamos lá. Estou com viagem marcada para o Canadá para Outubro e já tinha comprado passagem e tudo mais, inclusive já tinha feito a reserva do meu bull de 2 anos para ir no porão. Mas dai, ligam da Air Canada dizendo que eles suspenderam a transporte de cães e gatos de focinho curto definidamente (no porão). Estou ainda tentando digerir a situação.

    Bom, a única solução séria levar ele na cabine, mas dai esbarraríamos no peso, ele ta com 11,7kg, teria que fazer uma dieta para emagrecer e chegar aos 10kg(cão + bolsa), acredito que com relação às dimensões, ele caberia mesmo que na altura não ficasse sobrando espaço. A Air Canada é a Cia que oferece melhor espaço.

    Digo mais, vasculhei todas as outras cias aéreas e nenhuma está transportando cães de focinho curto (no porão), acredito que isso seja uma tendência global. Bom, agora ou ele vai na cabine ou não sei o que fazer

  90. Rose • ago 30, 2015 - 18:15

    Boa tarde, parabens pelo blog!
    Moro nos EUA e estou indo para o Brasil por um mês em outubro. Gostaria muito de levar minha tea-cup chiuhhaua. Ela pesa menos que 2 quilos. Porém, tive uma informação atraves da Cia Aerea, que agora é proibido levar cachorros na cabine para o Brasil. Alguém saberia me informar se isso é verdade ou não? Estou super preocupada, porque não sei se ela resistiria uma viagem no cargo.
    Muito obrigada!
    Rose

  91. carolina napoli • set 10, 2015 - 14:27

    oi Simao tudo bem

    tambem estou com o mesmo problema aqui a Air canada nao transporta mais buldogs
    o problema eh que o meu pesa 15 kilos ai fica dificil fazer dieta…

    voce conseguiu ja viajar?

    obrigada

  92. Bruna • set 30, 2015 - 14:49

    Olá! Qual é a altura do Dumbo? Percebi que ele ficou mais alto que a bolsa de transporte.

  93. CAMILA • out 05, 2015 - 10:40

    Olá, preciso de ajuda. Vou para Washington em março de 2016, irei ficar de 4 a 5 meses, pois irei estudar inglês, gostaria de levar minha cachorrinha, já entrei em contato com a American Airlines para saber os procedimentos, porém o que me deixou imensamente preocupada é saber a questão da temperatura, foi informado que a temperatura não pode estar abaixo de 7ºC e nem acima de 29º, isso está me deixando maluca, sei que facilmente no Brasil as temperaturas passam disso e em Washington a última vez que fui nesse mesmo período peguei 4ºC, vc saberia me dizer se isso acontece mesmo? Pois o atendente disse que se a temp. não estiver de acordo o animal não poderá ser despachado. Me ajude, por favor, estou desesperada, pois não me imagino 4 meses sem minha filhinha. Obrigada!

    • Mandy e Gabi • out 05, 2015 - 11:25

      Oi Camila,
      Tudo bom?

      Não saberia te informar. :( Isso teria que ser com a cia aérea mesmo. A sua cachorra é muito grande?
      Beijos,
      Mandy

  94. Rafaela • dez 10, 2015 - 18:36

    Olá! Muito instrutivo esse post!! Estou indo para NY agora no final do ano e gostaria de comprar um cachorro lá, você sabe me informar se tem problema trazer filhote uma vez que eles só podem tomar a anti-rábica com 4 meses? Você tem algum lugar para me indicar a compra? Estou procurando por shiba inu. Obrigada!!

    • Mandy e Gabi • dez 10, 2015 - 20:49

      Oi Rafaela! Tudo bom?
      Esse tipo de informação seria só com o veterinário lá mesmo, não poderia te ajudar! :(
      Beijos!!
      Mandy

  95. Ariane • dez 13, 2015 - 19:23

    Oi! Amei seu post, pois me mudei tem uns meses,tenho muitas dúvidas e morro de medo de embarcar meu bullfrench para salvador. Ja esta com a kennel ok,mas ele ganhou 2kg e caes braquios nao viajam no porão. Ja liguei p algumas empresas e nao sabem informar corretamente.Se puder me encaminhar um email para falarmos melhor e quem sabe me sentir mais segura lhe agradeço muito.

  96. Jacinto de Andrade Junior • dez 20, 2015 - 06:07

    Bom dia Mandy e Gabi, minha namorada e futura esposa mora em Bournemouth, Inglaterra, ela pretende trazer seu pastor alemão Khan para o Brasil. Será que vocês poderiam nos orientar quanto aos procedimentos de viajem para este nosso “filho”? Khan, tem atualmente 18 meses e pesa aproximadamente 45 kilos! É um bebezão. Ficaríamos eternamente agradecidos pelas orientações! Jacinto&Sukie

  97. Aline Karina • jan 18, 2016 - 03:30

    Muito bom seu post, acho que você vai poder me ajudar já tento experiência.
    O meu caso é diferente, estou morando aqui nos EUA a 4 meses e não trouxe a Eva
    Pq ia passar muito tempo aqui e fiquei com medo da imigração não aprovarem.
    Pensa em uma pessoa que está sofrendo muito? Pois então, estou arrumando um jeito
    De alguém trazer lá P mim, no momento da imigração, dizer que é dela a cachorra e tall.
    Só que como funciona? Pode ser perigoso na volta? Pois ela não vai voltar com a Eva,
    Isso pode prejudicar a pessoa que trouxer para mim? Estou pensando em ela vir em fevereiro.
    Se puder, pode me passar seu telefone? Preciso da sua ajuda Please. Desde já agradeço pela
    Ajuda.

    Att

  98. Andréa • jan 19, 2016 - 14:37

    Boa Tarde,
    Mandy e Gabi, Moro em Natal-RN e estou querendo levar minha Chow Chow comigo para Washington. Fui falar com a veterinária dela e ela me informou que precisa fazer um exame sorológico que é mandado para São Paulo e que esse exame e mais os procedimentos para levá-la dura uns quatro meses.
    Só que estava pretendendo levar mês que vem. Esse exame sorológico precisa??? Quais os documentos necessários???
    Desde já agradeço pela ajuda!

  99. Marcio AF • fev 01, 2016 - 16:08

    Ola, boa tarde!

    Muito bacana o blog! Parabens pela iniciativa.
    Existe alguma diferença na imigração, em ir pelo porao ou na cabine? Imagino eu que passamos primeiro pela imigração e “depois” para pegar nosso cao, correto? Ou ja na imigração temos que apresentar algo referente ao nosso pet? (ir do brasil para os EUA)
    Obrigado e no aguardo.

  100. Vanessa • jun 24, 2016 - 00:19

    Estou levando uma golden para os EUA! Sabe o que me preocupa???? Fezes e urina dentro do Kennel…. como ela ficara ?

  101. l0latr0tamundo • jun 25, 2016 - 22:16

    Cuidado ao comprarem voo para a Europa. Se o voo tiver trechos feitos por mais do que uma companhia não vão conseguir reservar o bilhete para o cachorro. Têm de comprar o bilhete directamente na companhia aérea. NÃO comprem na Expedia, edreams, etc etc. porque depois não conseguem fazer a reserva para o cachorro. Independentemente do que diz no site da companhia. Eu comprei um voo que tinha um trecho doméstico na AZUL e depois o internacional com a TAP. Na Azul reservei sem problema mas na TAP recusaram o bilhete para o cachorro. É para rir já que o dono da companhia é o mesmo! Pode ser que a TAP fique como a AZUL um dia- competente!
    Reitero: a TAP NÃO faz voos do Brasil com animais; a não ser que não exista nenhum voo antes ou depois com outra compamhia. Quando ligarem para o SAC vão dar-vos outra informação, mas é errada. No site também não diz isso, mas está errado! Não comprem bilhete na TAP para a Europa se tiverem que voar com outra companhia também. Eu comprei e disse adeus a 5000 reais porque acreditei na “i*d*i*o*t*a” do SAC e no site da TAP.
    A única alternativa é separar os voos para terem localizadores diferentes o que implica que para os voos domésticos só podem levar uma mala de 23kg em de 2 de 32kg i.e. podem ter de pagar 40kg em peso extra…
    Esqueçam a TAP.
    ****

  102. Rita • ago 03, 2016 - 13:13

    Vou viajar com meu shitzu para Turquia ele pesa 7 kilos mas é um pouco alto pois a medida imposta pela Turkish Airline e de 23 cm de altura e não achei nenhuma case nessa altura o que posso fazer será que a altura interfere muito

  103. Carolina • ago 03, 2016 - 17:07

    Olá Gaby, obrigada pelo post.
    Sei que é meio antigo, mas talvez vc tenha mais informações agora…
    Minha cachorra é SRD e veio comigo de SP para NY em 2010 pela TAM. Na época compramos um kennel adequado ao tamanho dela, seguindo as recomendações sobre o espaço…mas não havia uma medida máxima de caixa aceita…
    Estamos voltando para o Brasil de vez em Setembro e nossa cachorra irá conosco (claro). Compramos as passagens pela TAm, devido à experiência positiva que tivemos com ela quando viemos…mas desta vez descobrimos (infelizmente somente após a compra das passagens) que as medidas máximas de kennel aceitas são um pouco menores que a do que possuímos…Nosso kennel ultrapassa em 2 cm na largura e em 5 cm na altura…
    Não consigo ligar para o pessoal de terra da TAM aqui no JFK para ter uma opinião…no Brasil me informam que eles não medem a caixa, mas estou com medo de arriscar…
    O pior é que não posso simplesmente comprar um kennel menor pois daí ela não ficaria em pé confortavelmente…
    Vc saberia me dizer se no embarque de NY para o Brasil mediram sua caixa?

    Muuuiiiitoooo obrigada!!!

  104. Sami • set 07, 2016 - 12:00

    Olá, Mandy! Eu tenho um yorkie e nesse mês estarei revivendo a experiência de viajar com ele. Como ele é um cão pequeno pode viajar comigo na cabine. Em 2010 fomos para França via Lisboa com a compainha TAP. Foi magnífico: deixaram ele ficar fora da caixinha, trouxeram comida pra ele e volta e meia o levavam pra dar uma volta no colo.
    Dessa vez estamos indo para o mesmo destino mas com a TAM. A única experiência de tive com eles foi bem chata: as aeromoças não deixaram nem sequer eu colocar a caixinha no colo, foram grossas e impacientes. Estou bem triste de ter que ir pela TAM, mas era a única compainha que possibilitava a saída de Florianópolis. Tomara que tenham mudado de postura com os clientes, pois a passagem não foi nada barata! :(

    • Mandy • set 09, 2016 - 20:15

      Oi Sami! Que chato! Eu ouvi algumas experiências negativas com a Tam! Inclusive tive uma também, tomara que eles estejam melhores agora1
      Boa sorte1
      Beijos!

  105. Joice P Cavalcante • set 19, 2016 - 16:03

    Oi Daniele, gostaria de saber como fez para viajar com seu boxer para os USA. Nao encontro informações de sobre boxer.

    Obrigada desde ja!!

  106. Stephanie Moreira • out 18, 2016 - 14:07

    Boa Tarde Mandy!

    Estou pretendendo Viajar para o Nordeste agora no final de ano, mas estou nervosa porque tenho uma cachorrinha Lhasa Apso de 9 anos! Já tenho a bolsa de transporte, mas ela é um pouco superior as medidas solicitadas nas companhias, mas ela é flexível, então acredito que dar pra encaixar. Você podia me dizer se as companhias são rigorosas no tamanho das bolsas e quais cuidados devo ter com essa raça. Desde já Agradeço, No Aguardo!

  107. Rosely Arguelo • nov 14, 2016 - 21:38

    Olá…gostei de tudo que vc disse…mas uma dúvida…tanto tempo de voo…ele segurou bem o xixi?

  108. daniela • nov 21, 2016 - 19:46

    Mandy, alguem já te contou que seu Frenchie é na verdade um Boston terrier??
    Tenho um e reconheço outro a quilometros de distancia… Moramos em Vancouver, viemos de Air Canada. Foi muito tranquilo, ela veio conosco dentro da cabine também. Agora iremos passar ferias no Brasil e estou pesquisando se ela precisa estar chipada para entrar no Brasil.

  109. keyla holz • jan 21, 2017 - 01:38

    Adorei o blog!!!! Parabens por nos ajudar, queria te fazer uma pergunta, vou para os USA com minha yorkhire, gostaria de saber se pegamos nossos bichinhos depois que passamos pela fila da imigracao ou ficamos na fila com eles e ja fazem a conferencia da documentacao, obrigada

  110. Isadora • fev 22, 2017 - 14:29

    Mandy, otimas as suas explicações. Não sei se você ja teve essa experiencia e pode me ajudar. No meu caso, tenho uma lhasa e irei leva-la para França, porém ela é mais alta que a altura máxima solicitada para encaixe abaixo da poltrona. Você já teve alguma experiencia assim com o seu cachorrinho? Porque a KLM por exemplo pede que o cachorro consiga ficar de pé, mas a altura máxima é 20 cm, sem chance pra minha lhasa.

  111. Flávia • fev 28, 2019 - 04:40

    Olá, vc conseguiu resolver? eu ouvi dizer que se comprar mais uma poltrona poderia levar ele, mas não divulgam muito isso, foi o que uma advogada me falou, meu caso é parecido, tive que deixar meu cão, na verdade eu até achei compania que trás da raça no porão, porém na hora de embarcar eu não tinha dado nenhum remédio e quando me viu saindo de perto, o meu pet ficou extremamente nervoso e tentando sair do kennel, até que se machucou de tanto arranhar a grade da frente, tive que deixar com meus pais, e estou pesquisando uma forma de trazer na cabine.

Voltar para o topo!