É isso mesmo que você leu, mas não da maneira que você espera… Alguns estudantes da North Carolina State University, nos Estados-Unidos, desenvolveram um esmalte especial programado para detectar substâncias usadas por estupradores em bebidas!
O truque aqui é que o esmalte muda de cor quando entra em contato com os “boa noite cinderelas” e afins, como Rohypnol, Xanax e GHB. O que eles pregam é que a mulher pode discretamente dar uma misturada no drink com o dedo e prevenir o ataque. Simples e eficaz. Mas ao mesmo tempo eu fico pensando como seria perceber que a sua bebida está adulterada pela pessoa do seu lado. Cruzes! Os meninos do projeto Undercover Colors, que já ganhou alguns concursos de inovação universitária, são esses:
Olha que bons meninos! <3
Claro que o ideal não é impedir desta forma, e sim acabar com essa cultura do estupro através de políticas de educação, de investigação e de punição. Mas dadas as circunstâncias, vale mais ter uma ferramenta do que nenhuma, né? Ao mesmo tempo fico pensando na paranóia que isso deve criar nas mulheres. Enfim, é uma boa ideia, mas é uma solução muito fraca para o tamanho do problema. Pelo menos é bom saber que tem gente engajada e investindo recursos.
O que acham da invenção?
Beijos,
Gabi
Adorei a ideia do produto!!! É triste precisarmos desse tipo de artifício, mas achei fantástico e super útil! Infelizmente estupro existe sim, não adianta fingir que não ou fazer discurso que esse tipo de produto vai aumentar o índice de mulheres estupradas e, pior, dizer que vai promover o uso de medicamentos por rapazes.
Concordo plenamente que só com educação e punição, vamos conseguir ter alguma chance de diminuir os índices. Mas infelizmente eu não sei se isso acaba com a estupidez humana e, para mim, estuprador não necessariamente vai aprender. Agora talvez com esse produto alguns idiotas que são “Maria vai com as outras” e fazem o que os amigos fazem, parem e pensem que não vai mais funcionar. Se esse esmalte evitar UM estupro já estamos no lucro! Mas é a minha humilde opinião.
Beijos!
Concordo! Se botar medo em unzinho, já ganhamos! rs
Beijosss G.
É só mais um jeito de colocar a responsabilidade na gente, né. “Foi estuprada? E por que não tava usando o esmalte? Agora não reclame.” O certo seria eles pararem de adiar com esses paliativos e passar logo pra educação, que é a única coisa que resolve. Nos ensinaram faz tempo a não andar na rua à noite, não usar roupa curta… há quantos anos fazemos isso e nada mudou? Dia após dia a gente só tem mais cuidado pra tomar enquanto os homens não sabem nem o que configura estupro ou não. E outra: poucos estupros ocorrem nesse contexto de balada/drogas na bebida, a maioria ocorre com um conhecido, um namorado, padrasto, vizinho, alguém do núcleo familiar.
Concordo plenamente, Andrezza!
Próximo passo: cinto de castidade digital?
Hahahahaha… Concordo com tudo meninas!
Mas ao mesmo tempo, é o que foi dito lá em cima: se evitar um, já estamos no lucro. :/
Beijosss G.
Achei sensacional! Parabéns para os meninos!!
Achei legal da parte deles também!
Beijosss G.