MEGHAN TRAINOR E O CORPO VIOLÃO!

Por que essa música está dando o que falar?!

by 

Não sei se você já ouviu essa música, mas aqui nos EUA está bombando! Meghan Trainor e “All About That Bass” estão no topo das paradas e tocando em tudo quanto é lugar. Música com batida boa, daquelas que ficam na cabeça durante dias, sabe? Só que mais do que isso, preste atenção na letra…

Aqui vai uma tradução tirada do Vagalume:

“Pois você sabe, eu sou mais um corpo violão

Um corpo violão, não um tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão

É, está bem claro, não visto 36

Mas posso rebolar, rebolar, rebolar, como devo fazer

Pois tenho aquela performance que os meninos querem

Todas as gostosuras nos lugares certos

Eu vejo as revistas abusando daquele Photoshop

Sabemos que essa porcaria é uma ilusão

Fala sério, faça isso parar

Se você tem beleza, beleza, eleve-a

Pois cada pedacinho de você é perfeito

Lá de baixo até o topo

É, minha mãe me disse “não se preocupe com seu peso”

Ela diz “meninos gostam de ter o que apertar à noite”

Você sabe que não vou ser uma vara pau, Barbie siliconada

Então, se é isso que você prefere

Saia daqui e parta para outra

Pois você sabe, eu sou mais um corpo violão

Um corpo violão, não um tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão

Estou trazendo as bundas de volta

Vá e diga a essas vadias magrelas ‘e aí’

Não, estou brincando, sei que você se acha gorda

Mas estou aqui para te dizer que

Cada pedacinho de você é perfeito, lá de baixo até o topo

É, minha mãe me disse “não se preocupe com seu peso”

Ela diz “meninos gostam de ter o que apertar à noite”

Você sabe que não vou ser uma vara pau, Barbie siliconada

Então, se é isso que você prefere

Saia daqui e parta para outra

Pois você sabe, eu sou mais um corpo violão

Um corpo violão, não um tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão

Pois você sabe, eu sou mais um corpo violão

Um corpo violão, não um tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão, não tipo flauta

Sou mais um corpo violão, um corpo violão

Dá para entender o sucesso que está fazendo, sobretudo com as adolescentes, né? Clipe colorido, fofo, com carinha retrô e música chiclete. Fica mais fácil ainda de propagar uma mensagem “positiva” para essas meninas. Mas a questão é, apesar de todo o discurso da valorização do corpo mais cheinho, a música está sendo criticada por fazer “skinny shaming”, ou seja, criticar o corpo das meninas magras. Olhem só esse trecho: “I’m bringing booty back, Go ahead and tell them skinny bitches that” (algo como: “Estou trazendo o bumbum de volta, vai lá e avisa às magrelas vadias”).

Na mesma onda, “Anaconda”, de Nicki Minaj, que também fala da valorização das curvas, possui um verso parecido: “Yeah, this one is for my bitches with a fat ass in the fucking club / Fuck those skinny bitches” (algo como: “Essa é para as minhas vadias com bumbum grande na boate, F*dam-se essas magrelas vadias”). 

É óbvio que sou contra qualquer tipo de “body shaming” e acho que se essas músicas tivessem algumas alterações na letra seriam ótimos “hinos” representativos da aceitação das mulheres em relação ao próprio corpo. Porém, acabaram fazendo o contrário, aumentando a competição entre as meninas. 

Por um outro lado, acho que existem questões mais importantes para serem consideradas nesse caso. Até porque, 95% das músicas valorizam o corpo magro e esbelto (vide “No Mediocre”, por exemplo) desde quase sempre. Mas para mim, o grande problema da música de Meghan é basear a aceitação do corpo na opinião masculina. A letra tem uma certa limitação do que é gostar do próprio físico. 

“Yeah, it’s pretty clear I ain’t no size two

But I can shake it, shake it like I’m supposed to do

‘Cause I got that boom boom that all the boys chase

And all the right junk in all the right places

Yeah, my mama she told me don’t worry about your size

She says, “Boys like a little more booty to hold at night.”

É como se ela dissesse que você só pode gostar do seu corpo se o homem gostar também. Uma mensagem dessa na cabeça de meninas mais novas pode ser um tanto quanto perturbador. De qualquer forma, a música tem lá suas partes positivas e está gerando algumas discussões, que acredito serem importantes.

O que acham?

Beijos,
Mandy

tumblr_n7wo3uowit1qkv33ao1_500.0

12 comments

  1. Pensei o mesmo! É legal mas só a primeira instância. Pra chamar atenção pro assunto, sabe? Mas se olhar um pouco mais, o ”skinny shamming” é pesado e isso de ”caras gostam de ter o que apertar a noite”, também. Há meninas magras no mundo, não devemos segregar.. é o típico ”gostar de si desgostando dos outros”.. sei lá. É tendência muito pertinente. O mais legal no blog é possibilitar essas reflexões. Gosto muito daqui. Beijos!! ♥

    Strawberry Fields

  2. Sempre acho que esse tipo de valorização é meio às avessas né .. desvalorizar o outro pra valorizar o seu .. Nenhum dos extremos é bom !
    Mas evito muito a fadiga de discutir esse assunto em qualquer rede social (até já acho que é assunto batido de blog) ..

    Mas o vídeo é ótimo, e a música é daquelas que “conheço mas não conheço”, e adorei saber o nome pra botar no ipod !

  3. Verdade, Mandy: a música é muito boa e empoderadora, mas por alguns motivos errados e outros certos.
    De fato, qualquer body shaming é errado. Não há nada de bom em diminuir os outros para se afirmar. Temos que amar nossas curvas e tal, digo com conhecimento de causa rs, mas por isso mesmo devíamos saber que todo mundo tem inseguranças e que fazer empoderamento as custas dos outros é hipócrita e cruel.
    E essa de buscar auto-afirmação pela aprovação masculina é péssima….vc tem que se amar e se achar perfeita, por você mesma ♥ ‘Cause every inch of you is perfect, from the bottom to the top (for everyone) #everyBODYisperfect

  4. Eu acho necessario esse movimento contra a magreza sim! Gente mais gordinha SEMPRE sofreu mais, não acho que isso realmente promova algo CONTRA as magras, mas é necessário essa afirmação quando se tem taaaanto tabu e preconceito!!!!

  5. Além disso, nossa sociedade é baseada em sexo, em atrair o parceiro e parceira, muuuuitas musicas refletem isso, essa não é diferente, não vejo o motivo da critica a essa musica em especifico

  6. Mandy, concordo com todas as suas observações. Eu acho mesmo que cada um deve se aceitar do jeito que é, independentemente da opinião alheia. Eu sempre fui bem magrinha e sempre sofri muito com isso. Minha adolescencia inteira foi fazendo dietas de engorda inúteis, escondendo meus braços finos e com vergonha de usar a roupa de ginástica do colegio nas aulas de educação física. Hoje eu já me aceito muito mais, sei que esse é o meu biotipo, eu sou saudável, pratico atividades físicas, mas as vezes é difícil não se irritar com os comentários dos outros. Eu fiz intercâmbio e e voltei com uns kg a mais mas eu não estava nem um pouco gorda (Fui com 49kg e voltei 54kg- eu tenho 1,63!)Na volta, as mesmas pessoas que sempre falaram que eu era magra demais falavam que eu estava gorda e me perguntavam se eu não ia fazer nenhuma dieta. Aprendi que os outros sempre vão reclamar de algo, então hoje o que importa pra mim é estar bem comigo mesma! Rapidinho eu perdi os kg a mais do intercambio, sem fazer dieta, so comendo normalmente o que comia antes. Então meu conselho pra todo mundo é: ame suas curvas ou suas pernocas finas e seja feliz! =D

  7. Concordo! De que adianta defender sua parte agredindo outros (que não fazem mal)? Demorou mas hoje sou superbem resolvida com meu corpo, respeito cada pessoa, cada um com seu corpo e sem ofensas. Ate por que acredito e defendo que beleza e felicidade vem de dentro para fora :)

  8. E o pior: o pensamento de que vc tem que gostar do que o homem vai gostar em você é passado pela mamãe, que recebeu de sua mamãe também e por aí vai.

  9. Depois que ela fala de “skinny bitches” ela fala “I’m just kidding”, não acho que tem que dar tanta importancia pra isso, é uma música gente, pras pessoas se divertirem, com certeza ela nao fez a musica querendo ofender as “magrelas”. Concordo que passa a ser um hino, mas nao acho que ofenda, uma coisa que achei MUITO contraditoria foi que a musica tocou no miss brasil, a letra da musica julga de certa forma esse tipo de concurso, uma gordinha n tem chance de participar desse tipo de competiçao. E de certa forma a música critica isso, falando das capas de revistas que sao irreais. Se fosse levar em consideraçao cada coisa que acontece nao poderia mais existir o miss sem uma gordinha lá, pq seria body shaming tbm. Entao acho que nao da pra ficar fazendo tempestade em copo de agua. Se nao, nao da pra fazer mais nada nessa vida hahahahah deixa as gordinhas se divertirem, e as magrelas tbm, pq com certeza td mundo se diverte com essa musica!!

  10. Amo o blog, amo as reflexões que vocês fazem aqui, porém não concordo com essa. Há quantos anos vivemos na ditadura da beleza “vara-pau”??? Quantas vezes por dia somos bombardeadas com campanhas que só tem modelos magérrimas, revistas com chamadas do tipo “perca peso e fique linda”!?? Sem contar que todas essas produções sempre tem uma conotação sexual (pq né, sexo vende). Quem tem corpo normal vem expondo essa insatisfação para com esses meios há algum tempo, quem sabe essa musica não fale por nós!?? Quem nunca brincou em falar que “homem gosta de ter oque pegar”? Quem nunca perguntou pro namorado se ele acha a modelo X bonita e ficou todo feliz quando ele respondeu “magina, prefiro o seu corpo”?

  11. Nossa, estive nos eua em setembro e essa música toda demaaaaais em todos os lugares!
    O ritmo é bacaninha mesmo hehehe, dançante.

    Acho que as pessoas hoje levam tudo muito a sério.

    “Todos” acha que “todo mundo” fica olhando e analisando “todo mundo”, quando ” todo mundo ” na verdade é tão preocupado consigo mesmo, que nem perde seu tempo olhando “todo mundo”
    (a repetição foi de propósito, rsrs)

    Relax people.
    It’s just music.

    (Mandy, respondi seu email)

    Beijos!

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!