jul 17, 2015 | Por Mandy em Beauté, Make, Reflexão

CONTORNO DE PALHAÇO, O QUE É?!

clown-contour-contouring-contorno-palhaco-maquiagem-make-o-que-e-reflexao-beleza

Você se deparou com essa imagem acima pelas redes sociais essa semana?! Ficou sem entender muito bem o que era? Então, isso se chama “clown contour”, ou “contorno de palhaço”. Mas não se trata exatamente de uma tendência de beleza, apesar de dar certo no final, rs…

A blogueira e maquiadora BellaDeLune foi quem começou isso tudo há alguns dias. Assim como várias outras meninas que compartilhavam suas makes com a hashtag #ThePowerOfMakeUp (o poder da maquiagem), Bella recebia diversos comentários criticando o uso excessivo de produtos. Muitos ainda a comparavam com uma palhaça. Daí surgiu a ideia dela em transformar seu contorno habitual em um desenho, quase uma caracterização, como uma crítica divertida aos comentários negativos que ela vinha recebendo. Se você reparar, tem até um emoji de 💩 desenhado na lateral da testa dela, rs. A ideia foi esfumar e desaparecer com todas as besteiras (para não dizer outra coisa, rs) que ela lê nesses comentários.

Não demorou muito para que outras meninas adotassem a ideia.

A mexicana Alo foi além e escreveu, no rosto, palavras que costuma receber nos comentários de suas fotos. “Pare de fazer isso”, “palhaça”, “burra”, “feia”, “tosca”, só para citar algumas.

Vale lembrar que a maquiagem, assim como as roupas que vestimos, são uma forma de expressarmos a nossa personalidade – além de ser bem divertido, vai… Há quem goste de pesar mais a mão, há quem prefira uma coisa um pouco mais leve (🙋) e há quem não goste de usar maquiagem nenhuma, simples assim. E não tem nada de errado com nenhuma dessas categorias. Mas parece que não importa qual seja a situação, vamos ser sempre criticadas.

“Nossa, ela usa muita maquiagem, então deve ser feia” ou “Você poderia usar um pouco mais de make, né? Ia ficar mais bonita”. Não tem por onde escapar, é um horror. 😩 O que me fez lembrar na hora desse vídeo recente que outra blogueira de beleza fez.

Achei muito bom (caiu até uma lagriminha 😥). Como algumas pessoas podem ser tão cruéis?! Sério, não entendo de onde surgem esses seres humanos. Onde eles moram, o que fazem e porque tiram minutos de suas vidas para vomitar agressões em cima de outras pessoas. É triste. Mas fico feliz com a coragem de Em Ford de trazer esse tópico e de se expôr dessa forma. Mostra exatamente as expectativas irreais que a sociedade estabelece em cima das mulheres.

Pelo menos a gente pode fazer a nossa parte. Vamos praticar a empatia? Vamos respeitar o gosto alheio? Vamos nos sentir bem da forma que quisermos?

clown-contour-contouring-contorno-palhaco-maquiagem-make-o-que-e-reflexao-beleza

Então tá, combinado! ;)

Beijos,
Mandy

Você também pode gostar
Comentários
  1. Patricia • jul 18, 2015 - 06:30

    Ótimo texto! Me sinto mal quando as pessoas querem simplesmente magoar alguem. Já até passei da fase do por quê! Pra quê? Par quê? Triste mesmo!

    • Mandy e Gabi • jul 20, 2015 - 13:05

      Oi Patricia!
      É muito triste mesmo! :/ Mas que bom que gostou do texto!
      Beijos!
      Mandy

  2. Thais • jul 18, 2015 - 15:21

    Boa tarde Mandy,

    um texto muito bom para refletirmos. Acho que as pessoas devem ser livres para poder fazer o que elas quiserem. Não uso maquiagem no dia a dia, mas nem por isso fico criticando as pessoas que usam.

    Para que tenhamos uma sociedade não machista as mulheres terão que dar o exemplo e parar de sabotar elas mesmas, alguém me entende? :)

    Bom final de semana!

    • Mandy e Gabi • jul 20, 2015 - 13:04

      Com certeza, Thais! Tem que começar pela gente!
      Que bom que curtiu! :)
      Beijos!!
      Mandy

  3. Ka Lopes • jul 18, 2015 - 16:06

    Ótimo post, como sempre, Mandy. Esse ódio gratuito todo não entra na minha cabeça, sabe? Fico sempre me perguntando o porquês das pessoas serem assim, o que elas ganham com isso. Tem que ter muito jogo de cintura para ser exatamente o que a gente é, não o que os outros querem que a gente seja.
    Um beijo, querida!

    • Mandy e Gabi • jul 20, 2015 - 13:03

      Pois é, Ka.. não entendo também! É muita grosseria e maldade gratuita por aí!
      Beijos!!
      Mandy

Voltar para o topo!