Não sei se vocês estão por dentro das mais recentes regulamentações publicitárias implementadas no Reino Unido mas, por lá, há algum tempo é proibido usar o Photoshop para vender benefícios de produtos de beleza. Por exemplo, em uma propaganda de máscara para cílios, os fios têm que ser reais e não ilustrados como o habitual. Assim como um creme anti-rugas não pode ter rugas apagadas pelo aplicativo. Justo, né?
E foi nessa que as rugas de Helen Mirren foram parar nos tribunais. Veja bem, Helen foi eleita um dos rostos de L’Oréal Paris na Grã-Bretanha e o primeiro produto que ganhou campanha foi o Age Perfect, um creme anti-rugas. O problema é que Helen está tão bem na propaganda que a agência reguladora que zela pela veracidade das propagandas de lá não acreditou que as imagens não tinham airbrushing, rs. Vejam vocês mesmos:
Linda demais esta mulher! Felizmente, a marca conseguiu comprovar nos tribunais que não havia nenhum tratamento para mascarar as marcas da atriz. Eles levaram fotos de red carpet para comprovar que as rugas eram as mesmas e, por fim, conseguiram ganhar a causa. A deliberação é que o vídeo e as fotos são apenas fruto de “boa iluminação“, “maquiadores competentes” e “condições favoráveis“, rs. Além disso, que as rugas estavam visíveis em “sua testa” e no “contorno da boca“. Embora eu acredite que esta exigência da verdade em campanhas de beleza seja muito nobre, não consigo parar de imaginar o constrangimento de ter suas rugas analisadas por um júri e depois ter que lidar com um parecer deste. Pelo menos serve de consolo que sua imagem está tão boa que não acreditaram que era apenas você, ainda que “em condições favoráveis”…
Sendo sincera, quando soube destas novas regras, achei que o impacto sairia pela culatra e que só o casting mudaria, com a marca de rímel pegando apenas famosas cilhudas e do anti-idade escalando uma mulher cada vez mais jovem. Felizmente, fui surpreendida pelo exato oposto da minha expectativa. Honestamente, são poucas as mulheres que lidam tão bem com o envelhecer quanto Helen Mirren, que ainda por cima assume os grisalhos lindamente. De uns tempos para cá, mulheres como ela, Jane Fonda e Jessica Lange ganharam campanhas em marcas de beleza. Isso vai de mãos dadas com o movimento contra o ageism (em tradução livre,” idadismo”, que seria um preconceito de idade) que rola em Hollywood e afins, quase que exclusivamente com as mulheres. Quem nunca assistiu ao vídeo com Tina Fey, Julia Louis-Dreyfuss, Patricia Arquette e Amy Schumer precisa vê-lo:
Amo este vídeo! É tão verdadeiro e ácido… Meu tipo de humor favorito. É difícil argumentar contra o fato de que Sally Field já foi par romântico de Tom Hanks e pouco tempo depois, interpretou sua mãe em Forrest Gump (filme que amo, inclusive). E elas não poupam ninguém. Bruce Willys casando com uma carneirinha foi uma grande alfinetada. O melhor é que todas estas mulheres são extremamente conservadas. Se para elas é difícil, rs… Acho que estão certíssimas e sempre lembro da piadinha do Jack de Will & Grace falando de The O.C.:
Adorava The O.C. apesar disso… Mas Jack destruiu em uma frase.
O que acham?
Beijos,
Gabi
Hahahaha adorei o quote sobre The OC, super verdade! :(
Também amava.
Esse problema de ageism e todo o machismo por trás disso deve ser muito conversado, é impressionante quantas pessoas não acreditam que isso de fato exista!
É surrreal. Quem acha que isso não existe deve estar em outro planeta, rs.
Aqui na Terra, impossível renegar! hahaha…
Beijos,
Gabi