6 MOTIVOS PARA ASSISTIR JESSICA JONES AGORA!

Já assistiu Jessica Jones? Não!? Então vem ver 6 motivos para começar a ver agora!

by 

Queria ter feito esse post há muitos dias, mas tive que me ausentar por motivos de saúde (fiquei alguns dias hospitalizada, mas já está tudo bem!) e uma das primeiras coisas que fiz chegando em casa foi finalmente terminar de assistir Jessica Jones. Faltavam só 2 episódios e a ansiedade era grande! rs…

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir

Bom, já tinha ouvido algumas pessoas falarem da série da Marvel + Netflix e resolvi começar a assistir. Não imaginava que fosse gostar tanto! Depois disso, era Jessica pra cá, Jessica pra lá… Todo mundo falando do seriado. Se você ainda não assistiu, aqui vão 6 motivos para começar agora:

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

1 – Não é mais uma série sobre super-heróis. Jessica Jones é uma série sobre abuso e a cultura do estupro. Jessica é uma detetive particular que tem superpoderes (adquiriu uma força sobre-humana depois de um acidente), mas eles são coadjuvantes na trama. Vemos Jessica lutando (e muito!), mas para superar o estresse pós-traumático que Kilgrave, vilão da história, causou em sua vida. Ele comandava sua mente e a obrigava a satisfazer todos os seus desejos, desde participar de crimes até desejos sexuais (leia-se: estupro!). A relação era tão doentia que Jessica tem dificuldades em distinguir o que ela fez por vontade própria ou a mando de Kilgrave.

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

Kilgrave não é só o malvado da história, ele é uma metáfora de muitos homens que manipulam, abusam, ameaçam, chantageiam e estupram mulheres por aí. E sabemos que não são poucos, infelizmente… Ter uma série que aborda temas como esses é importantíssimo.

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

2 – Jessica não é uma heroína comum. Ela é complexa e sem clichês. Jessica bebe (bastante!), não usa uniforma de heroína (e sim jeans e camiseta), não é simpática, não é fofa, tem dificuldades para se relacionar com as pessoas e não está nem aí para o que os outros pensam. É cheia de nuances. É forte, é independente.

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

3 – As mulheres dominam a série. Como se não bastasse a protagonista ser uma mulher, Jessica está rodeada delas. As personagens são bem desenvolvidas, fortes, independentes e bem sucedidas. Trish, sua amiga-irmã, foge completamente do estereótipo linda, loira e frágil. Hogarth é uma advogada gay poderosíssima e outras mulheres, igualmente fortes, completam o catálogo da trama. Nenhuma faz papel de vítima indefesa, pelo contrário. Todas estão no comando de suas vidas sem precisar de homens para defendê-las. A série tem ótimas referências ao empoderamento feminino e não se baseia em estereótipos de gênero.

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

4 – Diversidade. Negros, gays, relação interracial,… Além da representatividade, tão importante em filme, séries e programas em geral, a trama fica muito mais interessante e rica. Resumo, todo mundo sai ganhando.

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

5 – Amizade entre mulheres. Adoro a relação da Trish com a Jessica. Mostra que amizade genuína entre mulheres é possível sim. Para mim, é um dos pontos altos da série.

Jessica-Jones-serie-nova-netlflix-feminismo-motivos-tv-assistir-feminismo-reflexao-abuso

6 – A Krysten Ritter é demais. Não acompanhei muitos papéis dela, mas sinto que foi uma excelente escolha para interpretar Jessica Jones. Além de ser uma ótima atriz, Krysten conseguiu trazer um tom sarcástico perfeito para a personagem.

Jessica Jones não é apenas uma série feminista. É baseada no HQ, claro, mas foi escrita por uma mulher, tem estrutura narrativa feminina e personagens femininas fortíssimas que resolvem seus problemas sem os meios masculinos que já estamos tão acostumadas a ver em outras séries e filmes.

A boa notícia é que essa é apenas a segunda série da Marvel com o Netflix. Depois de Demolidor e Jessica Jones, Luke Cage também ganhará uma montagem só sua e ainda haverá um crossover de todos eles em uma série inédita, ainda sem data, mas que vai acontecer! :)

Quem aí também assistiu e adorou?! ?

Beijos,
Mandy

2 comments

  1. Eu sinto essa representatividade em várias séries produzidas pelo Netflix.
    Acabei de terminar sense8 (que sérieee!!!), e também tem de tudo. Gay homem, gay mulher, gay trans, negro, oriental…
    House of cards também aborda a homossexualidade.

    Mas, o tema de estupro me deixa meio incomodada/chocada… Sou daquelas que vê reportagem de prostituição infantil no Fantástico e já fica sem vontade de ~entrar em ação uns bons dias rsrs

    Tem cenas fortes nesse seriado?

    1. É verdade, Mah! Eu assisti Sense8 antes de Jessica Jones e adorei!
      Em nenhum momento tem cena de estupro na série, isso é apenas falado. É bem mais sobre o estresse pós-traumático dela..
      Dá uma chance, é bem boa! :)
      Beijos,
      Mandy

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!