A RECESSÃO TRANSFORMOU VENDEDORES EM PREDADORES?

Eu não sei como está o consumo aí nas cidades de vocês, mas no Rio a coisa não anda muito bem. Vi muitas lojas e…

by 
Eu não sei como está o consumo aí nas cidades de vocês, mas no Rio a coisa não anda muito bem. Vi muitas lojas e marcas milenares fechando as portas em shoppings e bairros que eu frequentei a vida inteira. Muito triste…
compras rio de janeiro
Bons tempos…
Pode ser coincidência, mas desde que as lojas começaram a ficar vazias eu notei que os vendedores assumiram um comportamento meio estranho, que não acontecia antes pelo menos pra mim: agora em toda loja que eu entro eu ganho uma sombra. Sabe aquela pessoa que fica colada em você? Você dá um passo, ela dá um passo?
cara_fugindo_do_pinguim
Outro dia, depois de passar pela mesma coisa em diversos estabelecimentos, apenas para fazer um teste, eu dei um passo pra trás, só para avaliar o quão perto estava uma vendedora/stalker. Ela quase deu uma cambalhota por conta do meu movimento inesperado. Num outro lugar num dia diferente, uma moça me viu andando em direção à porta de saída e foi me oferecendo tudo, só faltou oferecer a mãe, eu agradeci diversas vezes e continuei rumo à saída. Quando eu já estava com metade do corpo pra fora, num último suspiro, ela me ofereceu um catálogo! Achei a situação esdrúxula e constrangedora… Para ela! Não sei se isso faz parte do treinamento, mas fiquei me sentindo mal pela moça.
de28b6435fb95f059de01a3d99fb1adf
E isso não é um caso isolado… É uma experiência que eu venho vivenciando há algum tempo, em marcas high e marcas low. E, francamente? É o tipo de coisa que me expele do lugar na velocidade do som, direto para uma loja de departamentos. Eu não sei se essa estratégia dá certo para outras clientes, talvez existam pessoas que gostem de ter alguém prestes a atender qualquer suspiro seu, mas pessoalmente eu prefiro de circular livremente e ter alguém disponível em caso de dúvida.
tumblr_mj086sYj9v1rnfb9bo1_500
Se são as marcas que estão pregando essa ostensividade, eu não sei, gostaria até de ouvir o lado das vendedoras que lêem o blog, para conhecer a outra versão. Só sei que se é mesmo uma consequência da crise, é mais um retrato bastante triste dela…
Fui só eu que notei isso? É um caso isolado ou uma consequência da crise mesmo? De qualquer forma, estou na torcida para que o comercio se recupere e que mais nenhuma marca feche as portas no Rio. <3
Beijos,
Gabi

28 comments

  1. Oi Gabi!
    Tb ODEIO esse tipo de vendedor de loja… Acho até pior do que aquele tipo de vendedor que finge que vc não existe, por achar que vc não pode/vai comprar nada… Na minha opinião, isso sempre existiu, aqui em SP pelo menos, mas depende mto da loja… acredito que possa existir uma pressão por causa da crise msm, mas realmente nada q justifique… o pior é que não conheço uma pessoa que goste desse tipo de atendimento… as lojas que perdem com isso…. =(

    1. Também prefiro o que me despreza… Assim quando eu compro algo, me vingo! hahaha
      Beijos,
      Gabi

  2. Gosto de ter a vendedora ao alcance dos meus olhos, mas sem dúvidas circular livremente é a melhor opção. Com certeza elas precisam ser mais ferozes, o comércio está completamente vazio.
    No meu caso e na minha família (marido e eu) nossas contas básicas subiram tanto que estamos pensando 30 vezes na hora de comprar coisas mais “fúteis”, afinal o preço de tudo está nas alturas. Nem da pra comprar aqui nem dá pra fugir e comprar lá fora com esse preço do dólar :(
    :*
    http://www.amandahillerman.wordpress.com

    1. Sim! Também reduzi meus gastos supérfluos, infelizmente.
      O mar não está para peixe…
      Beijos,
      Gabi

  3. Sexta passada tive que parar no shopping rapidinho pra comprar um biquíni – estava indo passar o final de semana na praia e a burra aqui não colocou nenhum na mala. Entrei na 1a loja que vi e pedi logo o biquíni que sei que fica bom no meu tipo de corpo. Eu era a ÚNICA pessoa na loja e aí todas as vendedoras voaram em cima de mim, porque sabiam que eu ia comprar. Sério. Fui correndo pro provador e sai o mais rápido possível. Não aguentava mais ouvir “mas e essa estampa aqui?”, “não quer levar a fivela? custa menos de 10 reais!”. Fiquei muito constrangida. Realmente os shoppings andam bem vazios…

    1. Pelo menos agora você nunca mais vai esquecer o biquíni! rs
      Já me vi no seu lugar… Deve ter sido muito constrangedor!
      Beijos,
      Gabi

  4. Oi Gabi, com essa crise “financeira” em nosso país, as pessoas passaram a se resguardar, não estão querendo se endividar, o movimento no comércio caiu muito de uns tempos para cá, e quando aparecem algum cliente na loja queremos sim vender até mãe , kkkkkkkk, porque ganhamos em cima de comissão, claro que temos salario base, mas muitas trabalham com comissão apenas, não se espante se isso acontecer novamente, sou vendedora , mas sempre deixo minhas clientes ou as clientes novas ficarem a vontade .

    1. Acho que você vai vender mais do que as suas colegas por conta disso, rs.
      Eu entendo que a situação está péssima, mas eu com certeza comprarei mais numa loja onde essa abordagem não exista.
      Beijos e obrigada por compartilhar seu ponto de vista! :)
      Gabi

  5. aqui no rio acho que sempre rolou isso. Constrangedor sim, mas acho que falta a propria loja passar para a vendedora a melhor forma de abordagem e deixar a cliente a vontade. crise? vivemos em crise, vejo mais mendigos nas ruas, inclusive leblon (triste demais):( mas me pergunto, esse bum de lojas de grife, onde é bem comum por aqui (leblon ipanema, adjacencias como nos bairros nobres de sp) ver a quantidade de meninas com bolsas de grife, sapatos…, sai um pouco da esfera da fantasia fashion para a realidade, e nao é so LV, nao, é fendi, givenchy, gucci prada, serio, as vezes no hortifruti me deparei com uma menina toda emperequetada (normal), de prada, hahaha, confesso que eu de havaianas de cara lavada me senti constrangida por mim mesma me questionando até onde eu to adequada para ocasiao…bjsssss

    1. Imagino o choque! Eu mesma sou super adepta da havaianas e cara lavada! Não abro mão, rs.
      Beijos,
      Gabi

  6. sou consultora de vendas, o que acontece dessa agressividade é uma coisa que quase ninguém sabe, somos comissionadas, quanto menos vendemos menos ganhamos, em tempos de ascensão do comércio chegamos a ter salários de 3.000 reais e agora conseguir vender o equivalente pra ganhar o mesmo salario está difícil e ai tem vendedores que se desesperam, ainda mais quando os dias estão correndo e eles não estão nem perto de bater a meta rsrs porém não justifica o ato desesperador de vender algo o cliente acaba fugindo ao invez de realmente se interessar pelo produto.

    1. Eu entendo a reação… Eu só acho que acaba produzindo o efeito contrário. :P
      Beijos,
      Gabi

  7. O grande motivo pelo qual eu vou em lojas de departamento ou lojas tipo Siberian e Luigi Bertoli é essa, liberdade de ir e mexer no que eu quiser sem uma sombra atrás de mim. Sei que não fazem por mal e querem ajudar, mas me constrange.

    1. Eu nunca cruzei com uma Luigi Bertolli aqui no Rio! Nem sei se tem, mas eu ja queria ir por causa das calças jeans… E agora por isso, rs.
      Beijos,
      Gabi

  8. Eu só compro em loja online ou departamento porque eu fico irritada e não consigo olhar nada nas araras. A pessoa fica atrás e ainda perguntando se é presente, se eu quero algo especial e eu só quero olhar, ver se eu gosto de algo e comprar. Mas fico tão estressada que eu não entro mais em lojas com vendedores a menos que seja muito necessário.

    1. Hahahaha… Rola uma enquete mesmo às vezes! :P
      Beijos,
      Gabi

  9. Eu sempre costumo ir a lojas de departamento, dia desses fui numa dessas “normais”, nossa a moça não saia da minha cola, ficava ao meu lado o tempo inteiro, aquilo foi me dando uma angústia, parecia que eu ia roubar alguma peça, rs. Enfim a preferência sãs as renners da vida, pela simples felicidade de não ser pressionada.

    1. Pois é! Eu acho constragedora essa vigília, rs. Não gosto não!
      Beijos,
      Gabi

  10. Acho que não é a crise, sempre tive a impressão de que os vendedores ficam em cima mesmo (tem até um vídeo do Porta dos Fundos abordando isso, chama-se Vendedora). Há anos que prefiro ir em lojas de departamento porque assim me sinto mais à vontade.

    1. Eu senti uma agravada na coisa, rs. Antes era de vendedora para vendedora… Agora é quase unânime.
      Já vi gerente forçando uma barra com as meninas também! :P
      Vou atrás do vídeo!
      Beijos,
      Gabi

  11. Acho que nado contra a maré… Não é possível! Em geral, eu não gosto de lojas de departamentos porque não tenho tempo e paciência para ficar “garimpando” peças naqueles lugares enormes, principalmente no exterior. Adoro quando uma vendedora que já conhece meus gostos vem me atender e já separa as peças que ficam bem em mim, do tamanho e cores certas, marca barras e ajustes e manda para a costureira. Com os sites das marcas isso ficou ainda mais fácil, porque já vemos de atemão o que queremos comprar antes de ir à loja física. E quando entro em uma loja e a vendedora grude aparece eu já aviso: vou dar uma olhada geral e depois te chamo. Funciona!

    1. Eu não tenho nenhuma vendedora que me conheça tão bem… Mas acho que se eu tivesse algo como você tem, preservaria também! :)
      Beijos,
      Gabi

  12. Isso me fez fugir de lojas comuns há muito tempo. Compro muito em lojas de departamento pq não tenho paciência pra ser maltratada quando estou comprando. Odeio ser perseguida, ignorada…enfim, todos os tipos de coisa pelas quais vc passa em lojas no RJ.

  13. Meninas isso é horrível, parece que estou prestes a assaltar a loja e o vendedor tá ali pra me pegar no flagra! Tb prefiro lojas de departamento que n tem ngm no pé e se eu quiser algo tenho que ir atrás.

    bjs

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!