Mesmo uma branquela por teimosia e experiente como eu de vez em quando dá uma vacilada e acaba se incinerando no sol. Ou pior, na sombra, como foi o meu caso. Passei muito filtro no rosto, mas nas costas fiquei com preguiça e acabei aplicando quando já era tarde. Achei que na sombra eu estaria segura, mas eu ignorei o reflexo da areia. Não subestimem esse fator! Me ferrei e ainda queimei toda errada, rs.

Quando cheguei em casa vi o tamanho do estrago. Passei a mão no whatsapp para perguntar para a minha dermato o que fazer. Acabei pedindo para ela dar as recomendações aqui para o blog também! Então anotem aí as regras e dicas de ouro que a sábia Dra. Vanessa Metz me disse, para evitar e remediar a queimadura solar:
1) “Assim, que sair do mar ou da piscina tome uma ducha de água doce para retirar todo o sal e cloro da pele e reaplique o filtro solar. O sal da água do mar ajuda a queimar a pele com um pouco mais de facilidade por aumentar a absorçao dos raios ultravioletas.”2) “O branco das areias assim como determinados revestimentos do chão das piscinas e a própria água, refletem os raios ultravioletas e mesmo debaixo da barraca e chapéu, podemos nos queimar se não usarmos o filtro solar para aumentar nossa proteção.” – Foi o que aconteceu comigo, snif!
3) “Ao chegar em casa, tome um banho com uma temperatura mais gelada para acalmar a pele que nesse momento já deve estar vermelha, aplique um óleo corporal com rápido enxague e logo em seguida um hidratante corporal. O óleo terá a função de formar um filme que “segura” um pouco da água do banho na sua pele e o hidratante repõe a barreira cutânea que foi agredida pelo sol. Nesses casos, vale investir em óleos refrescantes e hidratantes com princípios ativos calmantes como calamina, alfa bisabolol, aloe vera, camomila e mentol.” – Amei essa dica do óleo!
Alguns produtinhos que eu pesquisei e contêm os ingredientes que ela citou: Caladryl (com calamina), Pós-sol Burt’s Bees (com aloe vera), Óleo de Camomila Weleda e água termal.
4) “Se a inflamação for muito intensa, procure sua dermatologista para avaliar a necessidade de antiinflamatórios orais ou corticóides tópicos.”
5) “No caso de formação de bolhas, não estoure as mesmas e corra para o consultório da sua médica para o melhor tratamento.”
6) “Abuse da água termal, compressas geladas nas áreas mais afetadas e beba bastante água também”.
Algumas coisas já são conhecidas de muitas de nós, mas ainda assim aprendi um bocado. Não sabia a dica do
óleo e nem que beber água ajudava. Eu estou naquela fase chata em que começa a
coçar, sabe? E eu sei que estou condenada e que vai descascar em breve. Por ora, estou tratando com o
Vasenol em spray de Aloe Vera! Bem prático e refrescante, rs. Até isso passar, vou manter distância da praia (nãoooooooooo :( !!!) e me contentar que foi só nas costas, rs.
Gostaram?!
Thanks Vanessa!
Beijos,
Gabi
Caladryl é vida! Já me salvou de cada aperto… Mas nunca cheguei a ficar com inflamação – só aquela ardência chaaaata que não dá pra usar bolsa no ombro (e até a alça do sutiã incomoda)!
Olá, também me queimei muito ontem, e também foi só nas costas, esqueci que a coceira é do sol, faz tempão que não queimo, estou mais aliviada, e já usei agua termal, acho que vou comprar caladryl ( sempre usava na minha infancia).
Valeu pelas dicas!!!
;)
bjuu
Água termal foi embora nas minhas costas também! rs
Melhoras pra nós! :)
Beijos, Gabi
Gabiii, faz um post sobre o que fazer quando descasca??
Eu não fiquei naada ardendo, mas descasquei e tô com as costas toda manchadas =/
tksss!
bjooo
Hum… Vou perguntar pra Dra. Vanessa! :)
Beijos,
Gabi
a besta aki ja tomou sol e esqueceu de passa protetor na bunda ai ja viu parecia uma joaninha sem pintas vermelho e ate o vento fazia doer
passei hipogloss e no outro dia tava normal :D da trabalho espalhar e doi pra passar mas é garantia bjo
Hahahahaha… Imagino! Não dá pra diluir?
Beijos,
Gabi