RONDA ROUSEY CONTRA O PRECONCEITO (?)

Não tem muito tempo eu falei aqui sobre a Ronda Rousey, que recentemente se tornou a garota-propaganda da Budweiser, subvertendo a imagem das mulheres em…

by 

Não tem muito tempo eu falei aqui sobre a Ronda Rousey, que recentemente se tornou a garota-propaganda da Budweiser, subvertendo a imagem das mulheres em propagandas de cerveja. Para quem não conhece, Ronda é o maior nome do UFC atualmente (sim, mesmo sendo mulher) e acaba de ser eleita o melhor lutador do mundo (sim, mesmo sendo mulher). Não é um feito pequeno, sobretudo dado o contexto.

Ronda Rousey Budweiser

Ronda acaba de derrotar em 34 segundos a até então invicta brasileira Bethe Correia. A moça é uma máquina… Apesar disso, não foi poupada das críticas que muitas de nós conhecemos bem, em relação aos nossos corpos. “Muito masculina”, “músculos demais”, “parece um homem” e todas as suas variantes são algumas das críticas que ela recebeu. Parece que nem uma medalha olímpica te blinda disso, infelizmente, e olha que ela é gata!

Ronda Rousey DNB camisetas imagem corporal campanha beneficente corpo feminino

Pensando nessas cobranças e nas pressões relacionadas ao corpo das mulheres, Ronda lançou ontem um projeto que visa chamar atenção para essa questão e também arrecadar dinheiro para uma instituição de caridade que cuida de mulheres com transtornos de imagem corporal, através da venda de camisetas. Achei a atitude tão bacana! E parece que não sou só eu… Até agora foram vendidas mais de 30mil unidades! Lembrando que a largada foi dada ontem. Nada mau, né?

Nem todo mundo gostou muito do projeto e eu acredito que a crítica é um tanto pertinente: o mote da camiseta é o “Don’t be a D.N.B.“, que seria um “não seja uma mulher que não faz nada” (sendo bem generosa com o ‘bitch’). Na verdade esse é um bordão da Ronda que ela aproveitou para a campanha. Segundo a própria, faz referência a uma mulher que vive para ser bonita e conseguir um homem para bancá-la. Mas aí… Se era para promover a autoaceitação, por que esse pezinho no julgamento? Eu entendo que esse é o seu jeitão e sei que eu odiaria ser uma D.N.B. mas, ainda assim, acho que poderia ser algo um pouco mais apropriado, rs.

Pode não ter sido a melhor abordagem mas ainda acho louvável a iniciativa da Ronda. A camiseta custa u$24.99, entrega no mundo todo e existe em cinza, branco e preto. Tenho a impressão de que Ronda ainda vai render muita pauta por aqui.

O que acharam?

Beijos,
Gabi

One comment

Comments are closed.