#STARVINGRIOTIPS :: 7 COMIDAS TIPICAS DO RIO

Quando você vai Nova York sabe que tem que provar o hambúrguer. Quando vai a Paris, sabe que tem que comer um croissant (e muitos…

by 

Quando você vai Nova York sabe que tem que provar o hambúrguer. Quando vai a Paris, sabe que tem que comer um croissant (e muitos macarrons). Quando vai a Londres sabe que não pode comer em lugar nenhum… Hahaha, brincadeirinha. Mas e quando vem ao Rio de Janeiro? O que é comida típica aqui nessa cidade? Eu não sei te dizer em termos técnicos, mas como carioca da gema posso elaborar uma listinha das coisas que um visitante tem que provar ao vir aqui:

comidas tipicas rio de janeiro 1
1. Feijoada e feijão preto :: Eu sei que alguém batizou o feijão marrom de carioquinha, mas não faz o menor sentido, já que aqui a gente praticamente só come feijão preto. Pessoalmente, acho o melhor de todos e posso dizer que arroz branco e feijão preto é meu prato favorito. Aqui no Rio, sábado é dia de feijoada nos restaurantes que a servem. Leva uma variedade de carnes de porco dentro, acompanhado de couve, laranja, farofa e arroz. Eu não como carne vermelha, então fico só no feijão, rs. Mas que é uma delícia, é!

Screen Shot 2015-05-02 at 1.37.20 PM

2. Mate de galão :: O Matte Leão também vale… Em casa ou na rua. Na praia o povo aqui toma mate de galão mesmo. Rolam lendas de que é sujo, que não sabemos a procedência, mas até hoje nunca ninguém passou mal ou morreu disso. Sem contar que é muito mais gostoso! O segredo está no galão duplo, um com mate e outro com suco de limão bem doce. Meio a meio é a pedida! E ainda rola de dar uns goles e pedir um “chorinho”. Essa cortesia é rotineira e um oferecimento dos próprios ambulantes. :)

Screen Shot 2015-05-02 at 1.38.45 PM

3. Biscoito Globo :: Ainda na temática praia, não conheço nenhuma pessoa daqui que compre empadinha, camarão ou qualquer um desses quitutes nas areias. Carioca come mesmo é biscoito Globo, o biscoito de polvilho redondinho nas versões doce e salgado. É levinho, é gostoso e tem tudo a ver com a praia. Se você estiver com muiiita fome, uma esfiha é aceitável, rs. Mas, normalmente, a gente almoça mesmo é depois da praia, ainda que seja às 6 da tarde.

comidas tipicas rio de janeiro farofa de ovo

4. Farofa “batizada” :: Eu não sei exatamente de que região do Brasil surgiu a farofa, talvez seja algo de todo mundo, mas aqui a gente come farofas com coisa dentro. Farofa de ovo é com certeza a favorita de todos, mas não esqueçamos da farofa de banana. Tem também farofa de couve, com linguíça, com passas. Eu amo todas as farofas. Muito.

Screen Shot 2015-05-02 at 1.34.43 PM

5. Açaí :: Eu sei que açaí é propriedade intelectual do Norte, mas não adianta, carioca toma muito açaí! Aqui o açaí é doce, gelado, batido e servido quase como um milkshake mais sólido. Açaí com granola, com banana, com guaraná, com morango… Não importa.

comidas tipicas rio de janeiro oswaldo-aranha

6. Filé Osvaldo Aranha (ou Oswaldo em alguns lugares) :: O prato ganhou esse nome por conta do político gaúcho que o comia todo dia aqui no Rio. É um filé ou contra-filé com alho frito, acompanhado de batatas portuguesas, farofa de ovo (olha ela aí!) e arroz branco. Pode pedir seu feijão preto à parte sim.

comidas tipicas rio de janeiro picole italia

7. Sorvete Itália :: O Rio tem boas sorveterias, como a Italia e o Mil Frutas, cujo forte são sorvetes de frutas. Desde que eu me conheço por gente, tomo picolé de manga da Itália. Nas últimas décadas surgiram muitos outros sabores e até outras sorveterias mais pomposas mas, para mim, picolé de manga da Itália, ou até o sorvete de bola mesmo sempre terão a cara do Rio. <3 Alternativamente, o sorvete de tapioca da Itália também é maravilhoso e o de Goiabada com queijo do Mil Frutas é incomparável.

Eu sei que o Rio não tem uma tradição culinária como a mineira ou algo simbólico como o churrasco gaúcho, mas a gente também tem algumas iguarias locais, rs. Cariocas, esqueci de algo?

Gostaram!?

Beijos,
Gabi

6 comments

  1. Acho que só faltou pastel e caldo de cana na feira no domingo, uma delícia =)
    Bjs!

  2. Ir a praia e não tomar o mate de galão pra mim é a mesma coisa que não ir a praia hahahaha

    1. Eu adoro também! :) Só não posso abusar por causa da cafeína, rs.
      Beijos,
      Gabi

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!