ELES POR ELAS

Ontem me deleitei com um discurso maravilhoso em nome da igualdade dos sexos em uma conferência na ONU. Quem proferiu tal discurso? Ninguém menos do…

by 

Ontem me deleitei com um discurso maravilhoso em nome da igualdade dos sexos em uma conferência na ONU. Quem proferiu tal discurso? Ninguém menos do que Emma Watson! Muita gente pode ficar surpresa, mas parece que a atriz tem muito mais em comum com Hermione do que pode parecer…

he-for-she-onu-emma-watson-homens-pelas-mulheres-feminismo-

Emma falou para uma cúpula de representantes de respeito na sede da ONU e falou como uma deles. A atriz é a nova embaixadora da campanha HeForShe, que convoca os homens a tomar iniciativas para a igualdade de gêneros. O discurso pode ter sido elaborado por uma celebridade, mas chamaria atenção por si só… Claro que é um assunto de alto interesse para mim, mas ainda assim, fiquei muito mexida com o que ela disse. Dá o play:

Infelizmente, só tem em inglês mesmo, mas existem alguns pontos muito relevantes que podemos discutir aqui, no idioma local. Um ponto bem relevante, na minha opinião, é a conotação negativa que “feminismo” adquiriu nos últimos tempos. “Lutar pelos direitos das mulheres passou a ser sinônimo de ódio aos homens“. Quanto mais eu leio sobre isso (sobretudo na internet), mais eu concordo que ser feminista hoje é visto como ser um ativista anti-homens. Emma definiu muito bem: “feminismo se tornou uma palavra impopular e as mulheres estão optando por não se identificarem como feministas. A expressividade da mulher é vista como muito agressiva, anti-homens, isolante e não atraente.”. Essa última parte me chocou, apesar de me parecer óbvia… As feministas são mesmo vistas como feias.

Claro que ela aborda as questões recorrentes acerca do tópico, como direitos sobre o próprio corpo, remuneração e afins. Mas a novidade nesta campanha é envolver os homens nesta questão. Não teremos igualdade entre os sexos enquanto ambas as partes não lutarem por isso. E por que os homens estariam interessados nisso? Não é apenas por causa de suas mães, irmãs ou filhas. Emma apontou que, pode não parecer, mas eles também sofrem com as cobranças relacionadas a “ser homem”, não podendo expressar seus sentimentos ou não conseguindo atingir o grau de sucesso que lhes é esperado. Ela ilustra até com estatísticas de seu próprio país. Na Grã-Bretanha, o suicídio é a maior causa de mortes de homens entre 20 e 49 anos. Mata mais do que acidentes de carro ou doenças cardíacas. “Homens também são prisioneiros dos estereótipos de sexo“. Concordo plenamente!

Ela finaliza com a melhor reflexão possível sobre o assunto: “Chegou a hora de vermos os gêneros num espectro e como um par de ideais opostos“. Fiquei muito satisfeita com as palavras da Srta. Watson e com a iniciativa da ONU. Vou fazer minha parte na corrente e pedir para que todas espalhem este post, este discurso ou mesmo o link do HeForShe para pelo menos um amigo, pai ou irmão. Precisamos de todo mundo!

O que acham!?

Beijos,
Gabi

4 comments

  1. Tenho lido muito sobre essa pistura “anti-feminismo” e não me espanto; credito à desinformação e a um certo medo de ficar rotulada como feia, masculina e outras bobagens assim. Isso não é novidade.
    O que precisamos entender é que direitos humanos são para todos, independente do genero.
    Ninguém pode ser escravizado por politica, cor raça, religião ou sexo. É essa a luta do feminismo. Para todos.

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!