jan 23, 2014 | Por Mandy em Compras, Por Aí

NY :: SOBRE IOF E O TÁXI VERDE!

banner_ny

No final do ano passado saiu a notícia que já está afetando muitas pessoas em viagens:  o aumento no IOF de 0,38% para 6,38%! :/ Essa taxa já era válida para cartões de crédito, mas passou a ser usada também em cartão de viagem pré-pago, cheques de viagem (travelers checks), compras com cartão bancário de débito e saques da conta corrente ou com cartão de crédito em outros países. A forma mais vantajosa agora é a compra de dólar em espécie no Brasil que tem IOF de 0,38%, ou seja, menos 6% do que qualquer outra forma de compra ou pagamento. Por um lado, ajuda a controlar mais os gastos durante as viagens. Por outro, é bem menos seguro, menos prático, ainda existe um limite de U$10.000 que pode ser levado sem declaração permitido pela receita Federal e sem contar a cotação do câmbio que varia toda hora. Para esse último problema, vale olhar o site do VET para verificar a cotação mais vantajosa para você.

ny-dica-viagem-exterior-eua-estados-unidos-iof-taxa-%-driblar-sugestoes-dinheiro-dolar-banco-cartao-de-credito-compras-gastos-travel-tips-blog

Uma outra sugestão, é abrir uma conta no exterior. Pode parecer complicado, mas no final das contas acaba sendo mais econômico. Eu (Mandy) sempre usei o VTM (Visa Travel Money) aqui, mas com essa nova norma, vou ter que abrir uma conta em banco americano, porque senão fica inviável pagar todas as minhas despesas em dólar com essa taxa tão grande! :/ Minha mãe me mandou um link essa semana deste post do Melhores Destinos que explica direitinho como isso funciona. Alguns bancos no Brasil facilitam esse processo, como o Banco do Brasil e o HSBC. Já vou adiantar um trecho do post que fala melhor sobre a abertura de conta no Banco do Brasil: “Você pode ter uma conta corrente sem pagamento de tarifa desde que possua no minimo US$ 1.000 de saldo. A transferência pode ser feita de sua conta do Brasil para sua conta no exterior pela internet, com o IOF de 0,38% e dólar comercial. Você recebe um cartão de débito e pode fazer compras em sites, reserva de hotel, etc. Também pode realizar saques sem tarifas em algumas redes de ATM espalhadas pelos EUA, e pagando em média US$2.”

E mais: “Os clientes Banco do Brasil que moram aqui devem solicitar a abertura por e-mail. Acesse: http://www.bancodobrasilamericas.com/en/contact.aspx e preencha o formulário de contato. Outra dica: o valor deve ser mencionado na declaração do Imposto de Renda. O HSBC é outra opção bem interessante para quem deseja abrir uma conta no exterior. Além dos Estados Unidos, ele oferece opções em diversos países e ainda os estende os benefícios de sua conta premier no Brasil para sua conta no exterior.” O post ainda menciona outra alternativa, como os cartões pré-pagos de empresas estrangeiras, como o Neteller.

Vale dar uma olhada com calma em todas as alternativas e analisar o que funciona melhor para você e seu bol$o antes de viajar! ;)

ny-new-york-taxi-verde-green-cab-boro-map-travel-tips-blog-viagem

O assunto IOF vale para todo mundo que for viajar para outro país, mas especialmente para quem tem viagem marcada para NY, vale ficar de olho nos novos taxis que estão rodando na cidade há um tempo. São os táxis verdes, também conhecidos como Boro Taxis. E qual a diferença desses táxis para o tradicional amarelinho? Eles só podem pegar passageiros nos distritos do Brooklyn, Queens, Staten Island, Bronx e em Manhattan somente acima da rua 110th no West Side e da 96th no East Side. Por isso o nome “Boro Taxi“, já que ele foi criado especialmente para atender a demanda dos outros “boroughs” de NY. Se você vir algum taxi verdinho passando pela parte amarela do mapa, nem adianta fazer sinal, rs.

Gostaram?

Beijos,
Mandy e Gabi

Você também pode gostar
Comentários
  1. Nanda • jan 23, 2014 - 23:13

    utilidade pública!

  2. Anna Cristina • jan 24, 2014 - 14:02

    Adorei o post, principalmente porque sou cliente HSBC Premier e não sabia de nada disso!
    Bjs!

  3. Mariana • jan 29, 2014 - 15:35

    Vou a NY em março (êêê tá chegando a hora) e adorei o post!! Já tinham sugerido abrir uma conta internacional, mas será que vale a pena para que vai somente viajar? Ainda mais que não tenho conta em nenhum do dois bancos citados :/

  4. Manu • abr 25, 2014 - 12:57

    Opiniao pessoal: roubada, roubada, roubada tentar abrir essa conta do HSBC. Perdi meses, uma toneladas de papel pra la e pra ca, e nada. E a taxa deles ainda eh uma porcaria. O ideal, na minha opiniao, se a pessoa for ficar um tempo e transferir uma quantia “relevante”: de uma vez soh, eh abrir uma conta local mesmo (no citi, bank of america, qq coisa) e transferir o dinheiro por uma corretora (a taxa eh imbativel).

    Besos!!

Voltar para o topo!