jul 22, 2016 | Por Mandy em Destaques, Reflexão

O ~DRAMA~ DO FEED DE INSTAGRAM BONITO

Com a popularização do Snapchat, onde a gente posta trasheira mesmo e tá tudo bem – é pra isso mesmo – as fotos do Instagram ganharam uma curadoria maior. Nunca se viu tanto feed bonito por aí. Ou eu tô doida?! Mesmo com uma certa saturação do aplicativo, as pessoas têm se preocupado mais com a qualidade das fotos e com a identidade visual de seus feeds.

Eu mesma me pego vários minutos tratando uma foto. Tiro marca de copo d’água da mesa do restaurante, um arroz que ficou fora do lugar no prato, coloco mais detalhe em algo que está sem definição, deixo o céu mais azul ou tiro amassado de roupa,… São pequenos cuidados que, pra mim, fazem a maior diferença no resultado final. Mas é uma paranóia minha – coisas de designer que já trabalhou muito com tratamento de imagem pra catálogos de moda, rs.

instagram-reflexao-foto-app-aplicatico-feed-identidade-tema
@lucianes | @flacavasotti

instagram-reflexao-foto-app-aplicatico-feed-identidade-tema
@lubotto | @tudoorna

Acho maravilhoso olhar um feed super pensado e trabalhado como o da Fla Cavasotti ou o das meninas do Tudo Orna, mas nunca conseguiria ter esse rigor. Primeiro, porque isso limitaria muito meu conteúdo, que é mais de dicas do que lifestyle. Me sentiria refém. E segundo porque não teria paciência de pensar na logística de que roupa usar, que cor combinar para não brigar com a foto que for ficar do lado, tirar uma foto hoje pra postar depois quando a cor X entrar, trocar a cor da parede no photoshop, entre outras coisas. Mas é claro que admiro muito o trabalho delas e fico babando na identidade que elas criaram. Acho que é uma ótima forma de branding pessoal e posicionamento.

instagram-reflexao-foto-app-aplicatico-feed-identidade-tema

VSCO Cam

O que faço é tentar criar alguns padrões, como usar sempre o mesmo filtro, tirar fotos de cima de produtos ou comida, fundo neutro sem muita informação, etc. E trato bastante as fotos no Facetune – ele não serve só pra emagrecer não, tá?! rs… Tento deixar a foto o mais clara possível, mas aí é meu gosto pessoal, né?! Mas não vou mentir que às vezes fico incomodada quando posto uma foto que não orna com as amiguinhas do lado. Até hoje me arrependo de ter colocado margem branca em uma foto que postei de um evento semana passada. Só consigo olhar pra aquilo quando vejo meu feed, rs… Mas ainda não cheguei na ‘neura’ de apagar a foto depois, apesar de dar muita vontade!

instagram-reflexao-foto-app-aplicatico-feed-identidade-tema

Uma boa forma de tentar definir um padrão visual pro seu Instagram é pesquisar outros perfis legais. Já comecei a seguir muitas pessoas por simplesmente achar o feed maravilhoso. Passo horas fuxicando, pulando de perfil em perfil e descobrindo gente nova. E vários me dão vontade de mudar tudo no meu e começar um tema novo, rs… Cada hora quero um filtro diferente. Isso é uma tentação pra quem comprou quase todos os pacotes do VSCO CAM! ?

No Pinterest (sempre ele!) é possível descobrir o caminho das pedras para conseguir chegar em efeitos bacanas e no próprio Instagram existem perfis que dão as coordenadas, como o @filters.vsco.

Toda essa preocupação é, na verdade, a forma como a gente faz a curadoria das nossas memórias posteriores, vivendo o presente ao mesmo tempo. Falei sobre isso num texto antigo sobre a ‘Geração Instagram’.

> Vale também ler esse post do Fashionismo com algumas dicas! <

Mais alguém compartilha dessa ‘neura’?! rs… E qual seu ‘feed crush’ do momento?!

Beijos,
Mandy

Você também pode gostar
Comentários
  1. Mary • jul 23, 2016 - 15:23

    Eu sinto o mesmo que você, acho lindo esses instas arrumadinhos mas não tenho condições de manter um, porque não tenho essa disciplina e neura toda hahahah Apesar de ter um blog meu instagram é bem pessoal e apesar de concordar que um feed arrumadinho é uma ótima forma de marcar sua identidade na rede, prefiro ter mais liberdade pra postar minhas fotinhas rsrs
    Uma coisa que eu tenho reparado e que tá me dando a maior preguiça é a multiplicação geometrica desses feeds branquinhos e minimalistas. Eu não sei, parece que as pessoas estão perdendo a personalidade, sei lá.
    O meu perfil mais amado por lá é o da Adri, do pequenina vanilla. Acho lindo, fotos bonitas e coloridas, dá vontade de morar nele! é @adriellysato
    Beijos!

    • Mandy • jul 25, 2016 - 18:49

      Eu também prefiro ter mais liberdade, Mary! O que tento fazer é o que falei lá em cima mesmo: tentar usar o mesmo filtro sempre e criar alguns padrões de enquadramento. Mas é o máximo que eu consigo fazer sem atrapalhar a minha dinâmica de postagem, rs.
      Lindo o insta da adriellysato! Já queria saber o filtro que ela usa, haha..
      Beijos1
      Mandy

  2. Juliana • jul 28, 2016 - 00:14

    Também tenho preguiça de feed muito branquinho, minimalista demais! Tenho meus filtros favoritos, mas não fico preocupada se vai destoar – acho que é uma das vantagens de ter um perfil que quase ninguém vê mesmo XD

    • Mandy • jul 29, 2016 - 18:54

      Eu acho bonito um feed branquinho e minimalista, falando do ponto de vista visual, mas concordo que muitas vezes perde a personalidade!

  3. Camila • ago 30, 2016 - 12:57

    Eu noto que esses feeds combinadinhos são os que menos tenho engajamento, pois muitos posts são meio sem conteúdo, só pra combinar com o resto. Acaba que curto/comento menos. Já dei unfollow em várias que seguiam essa linha, pq a maioria dos posts estavam chatos, sem propósito.

    • Mandy • set 01, 2016 - 16:50

      É verdade, Camila! Isso acaba acontecendo na maioria desses perfis porque eles são mais de lifestyle do que de conteúdo. Por isso que não consigo manter esse rigor no meu. Não gosto de me privar de compartilhar algo legal por causa da foto. Acabo tratando a foto e tento deixar o melhor possível dentro do que dá, sabe? rs… E usar o mesmo filtro ajuda também, mas existem alguns perfis de conteúdo que têm um feed super bacana! Tenho adorado o da Kahbak e o Blah Blog!
      Beijos!

Voltar para o topo!