NY :: EXPO CHARLES JAMES NO MET!

Como muitas devem ter acompanhado por aí (e aqui também!), semana passada foi a abertura da exposição “Charles James: Beyond Fashion” no Metropolitan Museum aqui…

by 

banner_ny

Como muitas devem ter acompanhado por aí (e aqui também!), semana passada foi a abertura da exposição “Charles James: Beyond Fashion” no Metropolitan Museum aqui em NY. Todo ano o museu conta com uma mega exibição de moda, realizada pelo The Costume Institute. Ano passado o tema foi “PUNK: Chaos to Couture” e também fiz um post contanto tudo. Bom, mas vamos voltar para a expo que está rolando agora…

charles-james-ny-new-york-exhibition-viagem-dica-exposicao-met-metropolitan-tips-travel-nova-iorque-museu-moda-fashion-beyond-fashion-fotos-review

Desde a edição do Alexander McQueen que o The Costume Institute não fazia uma exposição dedicada a um só estilista. Charles James nasceu em Londres, mas fez nome nos EUA, introduzindo a Alta Costura no país e se tornando um dos grandes nomes da moda dos anos 40 e 50. Seus modelos eram verdadeiras obras de arte! Todos os cortes, estruturas, modelagens e construções eram melimetricamente pensados, mesmo! Charles usava fórmulas científicas e matemáticas para criar suas formas, que tinham o propósito de enaltecer o corpo da mulher. Daí vem o nome da montagem: “Beyond Fashion“, ou seja, “Além da moda”, extraído do título de sua autobiografia. James era considerado um “arquiteto da moda”.

O trabalho de Charles é incrível, mas pouco conhecido por muita gente. Dizem ser esse um dos motivos da escolha para a exposição deste ano. Estudei sobre ele na minha aula de História da Moda na Parsons e fiquei encantada! Muito bom poder ver tudo isso de perto! Charles era (e ainda é) considerado por muitos, inclusive por Christian Dior e Cristóbal Balenciaga, como o grande talento do último século nos EUA.

Fiquei muito impressionada pela construção dos vestidos. São verdadeiras esculturas! Algo realmente maravilhoso! Ainda mais se considerarmos que não existiam tantos recursos tecnológicos naquela época. Falando em tecnologia, junto com cada vestido tem um monitor que, além de trazer a descrição de cada modelo, mostra uma espécie de raio x da criação. Achei muito legal! Uma câmera percorre cada pedaço da obra e mostra detalhes dos moldes, construção, composições dos tecidos, estruturas, etc. Faz a gente ficar ainda mais impressionada. Todos esses vestidos de gala estão na primeira sala da exposição, que é dividida em duas partes.

O segundo segmento fica em outra sala, no extremo oposto do museu, o que achei meio chatinho. Isso aconteceu porque a continuação fica na recém-inaugurada sala dedicada à Anna Wintour (“Anna Wintour Costume Center”), que fica colada na parte egípcia do museu (que é permanente), ou seja, não tinha como colocar uma perto da outra. Enfim, a outra parte retrata as técnicas que ele usava em suas roupas: espirais e wraps – “envelopes” – (Diane Von Furstenberg bebeu na fonte dele!), drapeados e dobras, corte anatômico e forma platônica.

Por fim, ambas as salas são cobertas por vidros e espelhos com frases maravilhosas do estilista. Achei tudo o máximo. Pena que, comparada às exposições anteriores, achei essa bem menor. Dá vontade de ver mais coisas lindas, rs.

No vídeo abaixo tem mais detalhes e no final dá para ver bem o lance das câmeras robóticas que eu mencionei.

Fiquei feliz que consegui fotografar algumas coisas pro post. Tudo na “ilegalidade”, claro, porque é proibido fotografar lá dentro! Tive que escapar de vários seguranças e inventar métodos secretos para registrar com o celular, rs.

A exposição fica no Metropolitan até o dia 08 de Agosto! Quem tiver por aqui até lá, tem que ir! :) Lembrando que o ingresso do MET é um preço sugerido, você pode pagar quanto quiser! ;)

Gostaram?

Beijos,
Mandy

6 comments

  1. Eu morro com essas exposições de roupas, se fosse RYCAH pegava meu jatinho e ia amanhã!!!
    Bjs!

    1. Poxa!! :( Que pena!! Mas deu para ver um pouquinho aqui pelo menos, né? :(
      Isso aconteceu cmg na edição do McQueen!! Morri de pena que não consegui ver!
      Beijos!!
      M.

  2. Oi Mandy! Eu estarei em ny durante a nova exposição do Met (China through the looking glass) e gostaria de saber se tem que pagar algum preço diferente pra ter acesso a exposição. Já visitei o Met, e paguei quanto eu quis, como você comentou aí em cima, mas foi pra ver o museu geral, não as exposições especiais.
    Beijos!

    1. Não tem que pagar taxa extra não, Martha! Bom, nao me lembro de ter pago só para a do costume institute! Mas no site deve ter alguma coisa explicando! :)
      Beijos!!
      Mandy

  3. Olhei no site e realmente diz que não precisa pagar nada pra nenhuma exibição. Só sugere pagar um ingresso especial pra não esperar na fila, mas não ligo de esperar um pouco se for necessário! ;) Muito obrigada Mandy!! Beijoss

Comments are closed.

inspirações de makes para a copa do mundo! inspirações de unhas para a copa do mundo! inspirações de looks para a copa do mundo! tutoriais para a copa do mundo! onde assistir jogos da copa no rio! copa do mundo: onde comprar camisetas! 4 exposições de arte para não perder no Rio! nova coleção da C&A: la pomponera! 4 tutoriais de makes para o HALLOWEEN! 3 tutoriais de unhas decoradas para o HALLOWEEN!